5 de março de 2018

RJ: tráfico da Vila Kennedy recoloca barricadas horas após a saída das Forças Armadas

Operação removeu 16 barreiras na comunidade, mas novos obstáculos foram instalados
Barricadas foram recolocadas logo após a saída do Exército - Reprodução
RIO - Horas após a saída das Forças Armadas, que realizaram uma operação no sábado para remover barreiras da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, os traficantes da favela colocaram novas barricadas nas ruas da comunidade. Segundo moradores, o trabalho foi refeito logo após os militares deixarem o local. As barreiras são instaladas nas vias para atrapalhar a entrada da polícia e de bandos de criminosos rivais.
A operação realizada pelos militares no último sábado retirou 16 barricadas da comunidade. Segundo o Comando Militar do Leste, um dos principais objetivos era justamente a remoção das barreiras. Para isso, os militares usaram até mesmo tratores. Os obstáculos são feitos com tonéis cheios de concreto, com pedaços de trilhos de trem cravados no chão ou com vigas também presas no asfalto. No entanto, uma barreira na Avenida Marrocos já estava sendo recolocada ainda na tarde de sábado, poucas horas depois de as Forças Armadas saírem da favela.
— Não passa meia hora e tudo já volta para o lugar — conta uma moradora, na condição de anonimato.
Na Rua Oscar Ferreira, em frente à Rua Cupertino Marques, há uma outra barreira, diante do portão principal da Escola Municipal Orestes Barbosa. Há outra barreira está numa esquina próxima, da Rua Eduardo Souto com a Oscar Ferreira, na frente à Escola municipal Presidente Café Filho.
Barricada foi retirada na Avenida Marrocos e recolocada horas depois - Antonio Marcos/Parceiro/Agência O Globo / Agência O Globo
A seção de comunicação social do Comando Conjunto das Operações em Apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública informou que foram retiradas barricadas de "algumas centenas de pontos, alguns deles com redundância e linhas sucessivas, e mapeados por coordenadas utilizadas nas cartas topográficas militares". O órgão, no entanto, não precisou os locais retirados: "A localização precisa dos obstáculos é, portanto, um dado operacional classificado, cuja publicidade implicaria também indicar os pontos onde os criminosos, em geral, posicionam-se para vigia-los".
Entre os dias 16 de fevereiro e 1º de março, foram removidos cerca de 80 obstáculos, entre fixos e móveis, ao longo da Vila Aliança e Vila Kennedy. O Comando Militar do Leste afirmou que a recolocação das barricadas está sendo analisadas pela inteligência do Comando Conjunto, em estreita ligação com a Secretaria de Segurança, e serão utilizadas no planejamento de medidas apropriadas por parte do Gabinete de Intervenção Federal.

OPERAÇÃO REVISTA 700 PESSOAS
Além de 16 barricadas retiradas pelos militares, a operação das Forças Armadas na Vila Kennedy realizada no último sábado teve cinco pessoas presas, dez carros e seis motos apreendidos. Segundo balanço divulgado pelo Comando Militar do Leste (CML), mais de 700 pessoas e 300 veículos foram revistados. Cerca de 1400 militares participaram da operação.
Houve um momento de tensão quando, segundo relato de um morador, traficantes da Vila Aliança atiraram do alto do morro que faz divisa com a Vila Kennedy contra os militares. Mas ninguém ficou ferido.
No perfil “A Voz da Vila Kennedy” no Facebook, moradores da comunidade ressaltaram que, desta vez, a quantidade de soldados, carros e tanques de guerra era “visivelmente bem menor” que nas últimas operações. “Notamos que desta vez os soldados não usaram seus celulares particulares para fichar os moradores. Podemos observar três militares com câmeras profissionais fazendo esse trabalho. E também registrando a retirada das barricadas”, informa um morador.

Confira os números divulgados pelo CML:
- revistas em pessoas: 720
- revistas em veiculos de passeio: 330
- revistas em caminhões: 12
- revistas em motos: 275
- carros recuperados ou apreendidos: 10
- motos recuperadas ou apreendidas: 6
- obstáculos removidos em vias: 16
- munição apreendida: 12 cartuchos de 9mm
- prisões pela Policia Civil em decorrência de mandado de prisão: 2
- prisões em flagrante por crime militar: 2 (1 desacato e 1 desobediência)
O Globo/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics