10 de abril de 2015

Tesourada: governo já deixou de investir R$ 1,86 bi na Defesa em 2015.

O lado real do ajuste fiscal: corte de 30% do investimento público.

Sempre que falei que, INFELIZMENTE, o governo cortaria fortemente o investimento público para tentar alcançar a meta do primário, as pessoas se revoltavam contra mim. Bom, peço para não atacarem o mensageiro. Levantei os números do investimento público para o primeiro trimestre do ano, completando a série com os dados do SIAFI para março de 2015.
O que os dados mostram? A valores de março de 2015, o investimento público da União (exclui estatais) passou de R$ 22,3 bilhões no primeiro trimestre de 2014 para R$ 15,6 bilhões no primeiro trimestre de 2015. Uma queda real de R$ 6,7 bilhões ou de 30%!
E quem são os grandes perdedores? Olhem na tabela abaixo: (1) Min da Defesa: – R$ 1,8 bilhões; (2) Min do Desenvolvimento Agrário: – R$ 1,2 bilhão; (3) Min da Educação: – R$ 1,2 bilhão; (4) Min dos Transportes: – R$ 1,1 bilhão e (5) Min da Saúde: – R$ 941,8 milhões. Sinto informar que as áreas de educação e saúde tiveram cortes. Por enquanto, não se nota corte no Minha Casa Minha Vida (ver Ministério das Cidades) mas isso é questão de tempo. A propósito, eu espero um corte de investimento de, no mínimo, uns R$ 30 bilhões este ano. Em três meses governo já cortou quase R$ 7 bilhões de investimento e nada do custeio.
Investimento público da União (exclui estatais) – 1o TRIM de 2014 vs 1o TRIM de 2015 – R$ milhões de março de 2015
INV
Fonte: Tesouro Nacional e SIAFI. Elaboração: Mansueto Almeida
OBS: inclui o Minha Casa Minha Vida no Ministério das Cidades.
Blog do Mansueto Almeida/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics