13 de fevereiro de 2015

Exército diz que vai ressarcir danos em casas após explosão no Rio.

Detonação de explosivos gerou impacto em seis bairros.
Moradores reclamam serem recorrentes as explosões.
Tremor destruiu armárip de casa no Subúrbio do Rio (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
Tremor destruiu armário de casa no Subúrbio do Rio (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
Do G1 Rio
O Comando Militar do Leste informou que vai fazer um levantamento para ressarcir os moradores prejudicados com a explosão ocorrida em área do Exército em Deodoro, no Subúrbio do Rio. Moradores de seis bairros sentiram os impactos da detonação. Casas foram destelhadas, vidros das janelas quebraram e paredes racharam após a detonação de explosivos abandonados. O Exército admitiu que houve falha nos cálculos.
Conforme mostrou o Bom Dia Rio, os moradores de Deodoro contam que essa explosão foi a mais forte, mas não foi a primeira. Eles afirmam serem recorrentes as detonações.
“Vira e mexe aqui tem explosões, sempre tem uma explosão e tal, mas é coisa assim que chega a vibrar a telha, chega a tremer alguma coisa, mas dessa vez foi um absurdo, quebrou tudo”, disse o motorista Nelson Lins.
“É uma sensação de revolta mesmo, porque é muito triste. A noite a gente tá dormindo, a gente acorda com o barulho de explosões, sabe? Aí começam a cair os rebocos. Eu fico muito chateada”, reclamou Cristina Freitas.
Leia também:
'Tijolo quente' é a provável causa da morte de aluno do CFS no RJ
'Quero saber quem foi responsável', diz pai de militar morto em explosão
Antigo campo de instrução do Exército, local do novo autódromo do Rio é 'tijolo quente'
Explosão em área do Exército assusta moradores em subúrbio do Rio.

Além de Deodoro, os tremores foram sentidos nos bairros de Marechal Hermes, Guadalupe, Vila Militar, Anchieta e Ricardo de Albuquerque. Segundo o exército, a explosão foi ocasionada durante o trabalho de destruição de explosivos abandonados no local.
O Campo do Camboatá, em Deodoro, tem 2 milhões de metros quadrados. É uma área de acesso restrito, onde já funcionou um antigo centro de munição das forças armadas. O terreno tem muitos explosivos. A detonação gerou uma onda de choque em níveis acima do esperado.
No fim da década de 50, um incêndio destruiu os paióis do exército e as explosões espalharam artefatos na região. Em agosto de 2012, um militar em treinamento morreu e outros dez ficaram feridos após a explosão de uma mina terrestre, depois de acenderem uma fogueira na área.
Desde essa época, o campo foi fechado. O exército começou uma varredura em busca de restos de explosivos. Quando o aparelho encontrava um objeto metálico, o alarme disparava. O material era retirado por profissionais especializados em explosivos.
Em 2009, o Exército cedeu o terreno para a construção de um novo autódromo para o Rio, mas o projeto foi suspenso temporariamente em novembro do ano passado. A decisão do ministério do esporte, que financiaria a obra, foi tomada a pedido do Ministério Público, que exigiu a realização de um estudo de impacto ambiental.
Segundo o Comando do Exército, vidros de janelas de quartéis se quebraram no acidente desta quinta-feira (12). Em nota, o Exército informou que foi determinada uma avaliação técnica para investigar como ocorreu a detonação. Segundo o corpo de bombeiros, ninguém se feriu.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics