24 de setembro de 2012

Tensão na Ásia: navios chineses entram em águas territoriais do Japão

As duas potências disputam controle do arquipélago Senkaku/Diaoyu
Dois navios chineses entram em águas territoriais japonesas Kyodo New/AP
Os dois navios cruzaram o mar da China oriental a 20 km de duas das ilhas SenkakuFoto: Kyodo New / AP
Dois navios de vigilância chineses entraram na manhã desta segunda-feira em uma área considerada pelo Japão como suas águas territoriais, ao largo das ilhas disputadas no mar da China oriental, anunciou a guarda costeira japonesa.
Os dois navios cruzaram a 20 km de duas das ilhas Senkaku — Kubashima e Uotsurijima —, informou a guarda costeira. Quatro outros patrulheiros chineses foram um pouco mais longe, na proximidade do limite de 22 km que marca a fronteira das águas territoriais japonesas.
A entrada destas embarcações na região das ilhas Senkaku — administradas por Tóquio, mas reivindicadas por Pequim sob o nome de Diaoyu — ocorre no dia seguinte a uma decisão chinesa de adiar uma cerimônia de aniversário da normalização das relações sino-nipônicas, em meio a uma tensão crescente entre os dois países por causa das ilhas.
Na semana passada, cerca de 13 embarcações do governo chinês navegaram pelo menos quatro dias nas proximidades das ilhas Senkaku, situadas 200 km a nordeste de Taiwan e 400 km a oeste de Okinawa, ao sul do Japão.
ZERO HORA (AFP)/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics