7 de julho de 2012

Para cima de mim não, violão!


Pessoal, alguns leitores do blog estão fazendo uma interpretação equivocada do que escrevi na postagem Quantos comandantes abririam mão da caneca de café?


Vamos lá:
- Primeiramente – releiam o texto - em nenhum momento afirmei que o EB pagou as despesas do hotel. Este blog não chegou até aqui fabricando factoides.
- Em segundo lugar, de acordo com sua própria administração, “a decisão [da ECEME] pelo Victory Hotel baseou-se em critérios técnicos e pela tradição do hotel em receber altas autoridades, como a presidência da república durante passagens pela cidade”. Então, temos aqui o seguinte: ou os oficiais alunos foram alçados ao patamar de altas autoridades pelo próprio comando, ou a direção do hotel está mentindo.
- O fato dos alunos da ECEME pagarem as despesas do hotel não tem relevância na análise. Isso não está em pauta. Eles cumprem ordens e ponto final. Aliás, como disse um comentarista, muitos prefeririam ficar alojados num quartel e economizar o dinheiro das diárias. Não é essa a questão.
- Até mesmo por ter exercido atividades ligadas ao ensino do Exército durante onze anos em minha carreira, sei muito bem que, em termos de verbas, não há parâmetro de comparação entre o que é destinado à tropa e o que vai para as escolas. São realidades financeiras muito diferentes.
O problema é de postura institucional. Num Exército que anda de pires na mão, mendigando aumento, canibalizando viaturas, dispensando o efetivo para economizar comida, cuja tropa faz das tripas coração para cumprir bem sua missão, fatos como este causam um efeito altamente negativo.
Claramente, nos dias de hoje, temos dois Exércitos: o do andar de baixo – e não estou falando em hierarquia, mas da tropa – os ‘severinos’, pau para toda obra, ralando direto pelos rincões do país, cumprindo – e bem - missões conjuntas com policiais federais cujos salários são muito superiores aos seus, suportando PMs grevistas a ameaçá-los e a lhes esfregar contracheques na cara, ouvindo calados desaforos dos aliados do tráfico nos morros cariocas, e por aí vai. É a ação dos ‘tropeiros’, diga-se, que garante as Forças Armadas a condição de instituição com maior credibilidade do País.
Já no andar de cima temos o Exército da ilha da fantasia, dos gabinetes acarpetados, do mobiliário de primeira, das diárias ‘full’ por qualquer ‘vou ali e já volto’, das missões ‘boca-boa’. Não é por acaso que Brasília é chamada ‘a Corte’, pois não?
Num cenário assim, a confrontação entre realidades tão distintas se impõe, ao menos para mim, que não escrevo para agradar ‘a’ ou ‘b’, mas para expor o que penso.
Mesmo porque, senhores, essa é a comparação que o seu cabo motorista, o seu ordenança, o soldado que lhe serve o suco, os sargentos escalados para a segurança do hotel farão, sem a necessidade de que alguém ‘incite a divisão entre oficiais e praças’. Para cima de mim não, violão!
O que expus foi, nada mais, nada menos, do que a realidade do Exército de hoje, cada vez mais distante dos atributos de seu Patrono.
Ah, sim, o capitão Fernando gostou da postagem, tecendo elogios a ela em seu blog e aproveitando, como sempre, para dar vazão à sua costumeira demagogia esquerdopata.
Bom, talvez muitos não se deem por conta, mas este blog não começou ontem. Nestes mais de três anos, o mancebo já foi objeto de várias postagens minhas.
Esta é de abril de 2010:
"CAPITANISMO", NOME DE FACHADA PARA A IDEOLOGIZAÇÃO DOS QUARTÉIS!

Tem mais:

CAPITÃO DILMISTA BEBE NA FONTE PRIMÁRIA DO PETISMO: MENTIRA E MANIPULAÇÃO SISTEMÁTICAS!
CAPITÃO CANDIDATO INVESTE NA CONDIÇÃO DE VÍTIMA DE PERSEGUIÇÃO
HILÁRIO: CAPITÃO-CANDIDATO PEDINDO O APOIO DE DILMA AO PROJETO DOS SARGENTOS QE, OU OS VINTE E TRÊS SEGUNDOS QUE MUDARÃO A HISTÓRIA!
GENERAIS FAZEM FORÇA PARA TRANSFORMAR "CAPITANISTAS" EM MÁRTIRES
BESTIALOGIA DO CAPITÃO EX-CANDIDATO NÃO TEM LIMITES
CAPITÃO EX-CANDIDATO TRIPUDIA SOBRE COMANDANTES MILITARES E SEGUE FIRME NA ATUAÇÃO PARTIDÁRIA

Se, ainda assim, o rapaz me elogia, o que mais posso fazer?


Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics