5 de abril de 2018

Coronel e capitão do Exército são condenados por falsidade ideológica no RS

Resultado de imagem para hotel de trânsito de santa maria
Oficiais foram condenados por irregularidades no Hotel de Trânsito de Santa Maria
Santa Maria (RS) - Militares e um empresário denunciados pela Procuradoria de Justiça Militar em Santa Maria por irregularidades em obras na 3ª Divisão de Exército – Comando da 3ª D E, em Santa Maria-RS, foram condenados pelo crime de falsidade ideológica, art. 312 do Código Penal Militar.
Por maioria de votos, o Conselho Especial de Justiça para o Exército da 3ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar condenou um coronel R/1, na data dos fatos ordenador de Despesas, a um ano e seis meses de reclusão, um capitão R/1, no período das condutas encarregado do Setor de Material, a um ano e três meses de reclusão, mesma pena aplicada ao empresário envolvido no crime. A todos foi concedida a suspensão condicional da execução da pena privativa de liberdade,fixado o regime aberto para o cumprimento da sanção penal e o direito de recorrer em liberdade.
Os fatos pelos quais foram condenados estão relacionados a serviços no Hotel de Trânsito de Santa Maria. O Comando da 3ª Divisão de Exército, representado pelos militares réus, por meio de adesão ao Pregão Eletrônico nº 02/2010 do 13º Grupo de Artilharia de Campanha, contratou a empresa Barbara M Bonilla ME para prestação dos serviços. Contudo, o realizado pela empresa não correspondeu ao descrito nas respectivas notas fiscais, notas de empenho e demais documentos que atestaram a execução dos serviços.
Nas investigações, foi verificado que o Comando da 3ª DE possuía duas Notas de Crédito, uma no valor de R$ 39 mil, e outra de R$17.822,00, cujos empenhos deveriam ocorrer até 30 de novembro de 2010. Esses valores deveriam ser empregados na execução de projeto arquitetônico previamente elaborado, porém, não havia tempo hábil para realizar a licitação correspondente, motivo pelo qual aderiram ao Pregão Eletrônico do 13º GAC.
Ocorre que o citado pregão não contemplava todos os serviços descritos no projeto arquitetônico, além de não incluir o fornecimento de material.
Em depoimento colhido durante a instrução penal, o capitão condenado admitiu que atestou o recebimento de serviços em desacordo com o projeto arquitetônico contratado. Inserido, assim, informações falsas em documentos oficiais da unidade.
A perícia constatou que os serviços realizados no Hotel de Trânsito de Santa Maria foram pagos, mas apontaram que as quantidades executadas eram inferiores às descritas nas notas fiscais e respectivas notas de empenho. Observaram, ainda, que a contratação dizia respeito somente ao serviço, sem fornecimento de material. Além disso, consignaram que as diferenças encontradas foram compensadas com a prestação de outros serviços, que não haviam sido objeto de contrato.
Para o MPM, ao agirem assim, a fim de viabilizar contratação diversa da que seria executada, alterando a verdade sobre fato juridicamente relevante e atentando contra a administração militar, os condenados incorreram no crime de falsidade ideológica, descrito no art. 312 do Código Penal Militar.
MPM/montedo.com

Nota do editor
O nome dos oficiais condenados não foi divulgado.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics