9 de março de 2018

Síria: comboio humanitário entra em Ghuta Oriental


Síria: comboio humanitário entra em Ghuta Oriental
Um comboio humanitário entrou nesta sexta-feira no reduto rebelde sírio de Ghuta Oriental, perto de Damasco, para distribuir ajuda aos habitantes sitiados por bombardeios - AFP
Um comboio humanitário entrou nesta sexta-feira no reduto rebelde sírio de Ghuta Oriental, perto de Damasco, para distribuir ajuda aos habitantes sitiados por bombardeios, anunciou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
“Nossas equipes vão entregar a ajuda que não foi distribuída em 5 de março em consequência dos bombardeios na região”, disse a porta-voz.
Na quinta-feira, uma tentativa de entregar ajuda fracassou depois que o comboio não conseguiu entrar no reduto rebelde, alvo desde 18 de fevereiro de uma ofensiva do regime que, segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), deixou 931 mortos.
As entregas previstas para esta sexta-feira não incluem material médico.
Mas a porta-voz do CICV mencionou “indícios positivos sobre a possibilidade de que um comboio mais importante, que inclui especialmente material médico, possa (entregar) na próxima semana” a ajuda a este último bastião rebelde próximo de Damasco.
Um comboio conjunto da ONU, CICV e Crescente Vermelho sírio entrou na segunda-feira na região cercada, onde entregou 247 toneladas de ajuda médica e alimentos na cidade de Duma, a principal da região.
Mas a missão foi mais curta que o previsto porque a distribuição acontecia durante os bombardeios, segundo a ONU.
ISTOÉ/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics