6 de fevereiro de 2018

Tráfico ameaça quartel da Marinha no RJ. Bandido reclama do barulho e ordena fim de atividade física

Marinha apura ameaça do tráfico e tiros para dentro do Centro de Instrução na Penha
Em 3 dias, homem apontou pistola a recrutas pedindo silêncio, e tiros foram disparados por 2 vezes em direção ao local, que fica ao lado da Kelson's. Leito de ambulatório foi atingido.
Ameaça de traficantes é relatada em documento (Foto: Fernanda Garrafiel/Arte/G1)
Marco Antônio Martins, G1 Rio
A Marinha abriu inquérito para apurar ameaças a militares e tiros disparados para dentro do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), na Penha, Zona Norte do Rio. Os episódios investigados aconteceram 21 e 24 de janeiro deste ano, de acordo com documento obtido pelo G1. Um leito do ambulatório chegou a ser atingido, mas por sorte estava vazio e ninguém se feriu.
Em uma das ocasiões, segundo relatos de militares, um criminoso armado de uma pistola sentou no muro que divide a unidade militar com a comunidade da Kelson's e ordenou que os militares encerrassem a atividade física por estar incomodado com o "barulho". Em outros, tiros chegaram a atingir as instalações do centro.
A suspeita dos militares é que o homem integre a quadrilha de traficantes de drogas que controla a Kelson's, localizada junto ao muro da unidade. A comunidade é dominada pela maior facção de drogas do estado do Rio de Janeiro.
Na manhã desta terça (6), imagens feitas pelo globocop mostraram homens armados com fuzis em na principal via de acesso à favela, na Penha. O local onde os bandidos armados com fuzim ficam de vigía fica a uma pequena distância do muro do Centro de Instruções.

Reforço na segurança
O CIAA é considerado o maior e mais diversificado centro de formação de praças da Marinha brasileira. Após as ameaças, a Marinha informou, através de nota, que reforçou a segurança interna para evitar a "ocorrência de fatos similares".
Uma outra medida tomada tem sido manter de prontidão, diariamente, equipes de socorro caso algum incidente aconteça com os recrutas. A ameaça a alunos de uma unidade militar acontece em um momento em as Forças Armadas têm auxiliado as polícias do RJ no combate à violência.
Comunidade Kelson's e Centro de Instrução da Marinha ficam lado a lado, na Penha (Foto: Fernanda Garrafiel/Arte/G1)
Ameaças relatadas:
21 de janeiro - Às 8h30, cerca de 500 alunos faziam a atividade física quando foram surpreendidos por um homem armado com pistola. Os instrutores decidiram deixar o local e retirar a tropa.
24 de janeiro - Foram disparados tiros para o interior da unidade. Instrutores e alunos precisaram se abrigar dos disparos. Ninguém ficou ferido.
24 de janeiro - Dois disparos atingiram o compartimento de atendimento do ambulatório naval. Um dos tiros atingiu o leito de atendimento e passou próximo de um cilindro de oxigênio.

A partir de então, as áreas, dentro do quartel, mais próximas à comunidade passaram a ser consideradas "sensíveis" pelos militares. De acordo com o relato de integrantes da Marinha, os disparos aconteceram na localidade entre os fundos da favela Kelson's e a cooperativa de pesca que há na favela. O CIAA está numa localidade considerada estratégica: o seu acesso principal é na Avenida Brasil, a principal via expressa do Rio. Os fundos está a Baía de Guanabara. Do quartel é possível se ver a Linha Vermelha, outra importante via expressa.
G1/montedo.com

63 comentários:

Anônimo disse...

Novidade? desde 1984 quando cursei neste local existe a presença desses elementos. Ficávamos a merce nas guaritas somente com a proteção de Deus. Os anos passaram e pelo visto agravou a situação. Assim caminhamos a margem de soluções eficazes contra tudo isso que permanece no nosso dia-a-dia... Ninguem sabia? nunca foram informados?

Anônimo disse...

A Marinha se acorvada cada vez mais. Isso é um absurdo, um bando de bananas fardados que só brincam de mandar dentro do CIAA, mas quando se faz preciso ser militar se acovardam, cade esses chefes? armar os militares e invadir essa comunidade para sufocar e dar uma resposta a esses marginais, chega, perdeu-se o respeito totalmente e por omissão ou covardia!

Anônimo disse...

'Sensíveis' parecem ser os atuais comandantes militares.

Noelson

Anônimo disse...

1968 :
- Vai lá com a Força de Fuzileiros da Esquadra e invade essa favela !!!

2017 :
- Deixa isso pra lá , traficante é com a polícia , se nós reagimos e morre alguém eu perco minha terceira estrela , kkkk

Anônimo disse...

Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Anônimo disse...

Bom dia. Cadê as tropas de Fuzileiros Navais pra acabar com esta palhaçada. É o fim mesmo

Anônimo disse...

Com as autoridades "empurrando com a barriga", só podia dar nisto. Os caras estão tomando o país, e aqueles que se dizem autoridades fingem coragem, mas estão também com medo.

Anônimo disse...

Putz !!!! O Rio ta uma vergonha mesmo. Terra sem Lei.

Anônimo disse...

Leiam ...

http://www.espacovital.com.br/noticia-35725-auxiliomoradia-no-judiciario-custa-r-759-milhoes-mensais

Anônimo disse...

Simplesmente: V E R G O N H A !!!

Anônimo disse...

Que vergonha! Vamos Cmt da Marinha, aciona os fuzileiros navais e bota estes traficantes a correr, mostra que a Marinha do Brasil não é uma instituição qualquer. Ou é?

Anônimo disse...

Esse é o nosso "BRAZIL",infelizmente com essas inversões de valores.

Anônimo disse...

vão abrir IPM para verificar o vazamento do informe, os bandidos bem eles são protegidos pelo judiciário, legislativo e pelo executivo os "três podres poderes"

keko marques disse...

Até quando essa OM da Marinha vai ficar atrapalhando as atividades e o sossego dos "injustiçados sociais" da "comunidade" ???

Anônimo disse...

Estou dizendo há muito tempo aqui nesse Blog... O crime organizado já conhece todas as limitações... amadorismo e fraquezas das FA... não vai demorar para Comandante de OM convidar chefe do tráfico para formatura geral... O poste já mija no cachorro e isso é só o começo... Lamentável...

Anônimo disse...

Só ocupar uns 15 dias e o trafico vai levar um tremendo prejuizo. Eles mesmos vão dar fim no vagabundo que ameaçou em represalia.

Anônimo disse...

No Boletim Interno, 4 parte: Justiça e Disciplina:
A partir desta data fazer silêncio nas atividades físicas para não incomodar os vizinhos.


Quem abaixa muito, acaba mostrando o rabo. Isso é o que os comandantes militares conseguiram no papel que se reservaram de só abaixar a cabeça e de não se imporem, a partir do momento em que abriram mão de serem ouvidos pelas quadrilhas de plantão no planalto. Bem feito.

Anônimo disse...

Tão cagando e andando

Anônimo disse...

Resumindo... Tenho Vergonha... De ser brasileiro... Dos meus Comandantes.. De ser militar... Falta homem dentro da farda...

Anônimo disse...

Ai com as constantes ameaças o que fazem. " vamos deixar o sentinela desarmado, imaginem so se roubarem o fuzil dele" e assim caminham as forças armadas. Triste realidade

Anônimo disse...

Militar só é macho dentro de quartel para punir o subordinado. Fora isso, se acovarda.

Anônimo disse...

Nossos cmt continuam preocupados e todos os poderes estão em pleno funcionamento

Anônimo disse...

E depois hà generais que reclamam quando o povo pede intervenção militar,o RJ é a síntese do que pode virar o Brasil: uma terra mandada por bandidos armados,pq pelos de ternos jà aconteceu faz tempo.

Anônimo disse...

Eu acho que devemos ficar quieto. Os traficantes são perigosos. Com essa gente não se brinca. Tudo é conversado. As vezes temos que ceder um pouco. Assim é a democracia. Assim pensamos nós, os petistas verdadeiros.

Anônimo disse...

Quem viver verá; daqui a poucos anos as notícias serão. " militares das FA são presos com armamento restrito a traficantes" comandantes entrando em forma e.prestando continência para o mais antigo traficante da favela. Estamos bem perto disso, VERGONHÁ ALHEIA

Anônimo disse...

calma as instituições estão funcionando e nossos comandantes estão atentos a tudo

Anônimo disse...

vergonha de ser brasileiro, vergonha de ser das FA , vergonha de dizer que sou militar, vergonha alheia

Anônimo disse...

Centro de instrução de quê?
Marginal armado subiu no muro derruba com uma 7,62 na testa para servir de exemplo.
RESPEITO é bom, mas deve ser conquistado.
Qual a lei que deve prevalecer?
IV

Anônimo disse...

Esse é o resultado da omissão dos comandantes em todos as esferas...

Anônimo disse...

Que bobagem..."as instituições estão funcionando..."

Anônimo disse...

Isso vai acaba mau ou em guerra, e como o sipó quebra do lado mais fraco, vai sobra pra nois

Cabo Velho disse...

Vamos por partes como diria Jack, o Estripador:

Anônimo de 08:23!

Fala a verdade quando diz que isso é antigo, posso relatar aqui ao menos duas ocorrências que tomei conhecimento quando por lá passei! Na primeira, um elemento, que seria executado pelo tráfico dentro da referida favela, escalou a boleia e depois o baú de um caminhão estacionado ao lado do muro que divide o quartel, pulando para dentro da OM na tentativa de salvar sua vida, dizem que o guerreiro de svç na guarita elevada (que fica mais recuada na parte esquerda) era Naval e que ele sapecou o FAL (na época) mas o cara conseguiu também escapar e se escondeu nas árvores, sendo capturado posteriormente pelo GR (grupo de reação)! Fala-se também que existia a ordem para não guarnecer as guaritas dos muros (chegamos a dar o serviço encostados no muro) justamente na intenção de evitar atritos com os marginais, exercendo e mantendo assim a política de boa vizinhança!

Anônimo de 09:26
Esse é o cerne da questão! Omissão

Anônimo de 11:08
Aí eles partirão como leões em cima presa! Temos residência fixa, pagamos nossos impostos, aí fica mais fazer cumprir a "Lei"! O estrelado deve ter ficado puto pq teve que sair da internet, levantar o traseiro da cadeira e ter que fingir tomar uma providência, dessa vez favorável à sociedade e à tropa pois foi ridicularizado em rede nacional!

Anônimo de 13:30
É bem isso mesmo, o próximo passo é chutar a porta do gabinete do Almicagante e tocar a voga!

O caso do CIAA não é isolado, sofremos isso também no Marcílio Dias (relatos também mostrados aqui nesse blog e co-irmão Sociedade Militar), militares intimidados por bandidos quando vão buscar seus direitos básicos de saúde!
A favela Kelson's é estratégica porque tem acesso por meio de canais à baía da Guanabara, é portão para as drogas que partem e chegam com uma facilidade tremenda, todo mundo no Rio sabe disso!!!

Acho que depois de tanto tempo, com a ferramenta benéfica do uso das mídias sociais para denunciar omissões como essas acima relatadas, os traseiros vão começar a se mexer com mais frequência!!

Anônimo disse...

É pessoal acabaram mesmo as Forças Armadas...

keko marques disse...

Gostei da sinceridade... kkkkkkkkk

Anônimo disse...

"Anônimo de 6 de fevereiro de 2018 12:33, disse: Militar só é macho dentro de quartel para punir o subordinado. Fora isso, se acovarda."

Respondido. Fim.

Anônimo disse...

Só podia ser quartel de boy....

Anônimo disse...

Quartel de boy é essa baixaria mesmo. Qual era aquela OM de infantaria do EB que ocupou uma favela ao lado? Alguém se lembra?

Anônimo disse...

Estamos fazendo um estudo para solucionar o problema.

Anônimo disse...

Textão...kkkkk

Anônimo disse...

Vão afrouxando com os meliantes e é nisso que dá. Vão receber ordens de bandidos? Será?

Anônimo disse...

Sou policial militar e me deparo com esse tipo de situação quase que diariamente, as polícias no Brasil não podem fazer mais nada sob o risco de ser expulso das corporações. Nossa esperança seria uma intervenção de nossas forças armadas no país, mas pelo visto...

Anônimo disse...

Melhor obedecer e não revidar, pois a marinha deve respeitar os manos.

Anônimo disse...

O comando desse quartel e de um almirante !
Funciona uma escola de formação de recrutas!
A escola de formação de cabos para toda a Marinha!
E a escola de formação de sargentos !
São quase 5000 alunos !
E existem outros cursos!
Ressalto que esse quartel e apenas 1 de um grande complexo naval instalado ao longo da avenida brasil!

Martins. R1 disse...

Nos velhos tempos não acontecia isto é a democracia que o povo queria. RJ. e o Brasil sem lei matam mais que um pais em guerra.

Anônimo disse...

O cmt está mais preocupado com a sua carreira do que com os seus militares .

Anônimo disse...

A reportagem hoje da Globo foi totalmente humilhação

Rutênio Valarini disse...

Inversão de valores. o rabo abanando o cachorro.Na década de 70 o buraco era mais embaixo,nós tinhamos o dever e a obrigação de manter a Ordem em qualquer local que fosse. Ia um besta desse dar bobeira proximo a muralho, virava peneira rapidinho.Hoje se um superior mandar o subalterno pagar 10 completa e não fizer os exercicios juntos pode perder o emprego e ser processado por danos morais..

Rutenio Valarini

Anônimo disse...

Pra que servem esses ditos Comandantes? Pra ficar inspecionados Quartéis enchendo os bolsos de diárias? Pra ficar humilhando seus subordinados no Quartel ameaçando-os de punição? Quero ver os senhores tirarem o traseiro dos seus gabinetes e serem homens de verdade e não servir de chacota para a população.

Anônimo disse...

Pois é nesse ponto o EB tá com moral, o pessoal do 1 BIMTZ (Sampaio) matou aqueles 2 vagabundos no CaJU no ano passado e depois os PQDTs mataram um outro bosta na Vila Militar, e a Marinha vai encagaçar? bota o Fuzileiros na Favela 1 semana e mata pelo menos 1 vagabundo e dê prejuízos nas vendas de drogas que acabam os problemas, só se respeita aquilo que se teme, se é um Batalhão de Fuzileiros Navais, Pqdt ou PE iam levar muito tiro na cara duvido que fariam isso, mas os Golas Brancas da Marinha são muito "finos" e educados.
Ten QAO R/1

Anônimo disse...

Se um praça tiver a audácia de atirar num bandidinho desse protegido por Lei, certamente responderá a um IPM, será condenado e perderá seu emprego.Não se pode incomodar marginais.
Será que no GOVERNO MILITAR, tínhamos isso?

Anônimo disse...

Bom Dia!

Dirão que foi contingente; não apurarão e, se o fizerem, entrará para uma estatística. Sou de outra época, mas sofro quando ouço esses relatos. Basta uma uma "coluna" de uma tropa bem treinada, e olha que a Marinha tem, para acabar com tudo isso. Mas, aí, é preciso buscar ajuda no Judiciário, né?

Anônimo disse...

Tudo como prevê a cartilha do Foro de São Paulo.

Está tudo dominado...TUDO!

Insustentável disse...

Deixa isso pra lá , traficante é com a polícia , se nós reagimos e morre alguém eu perco minha terceira estrela. Esse comentário foi resumidamente o mais verdadeiro que eu lí. Muita covardia e falta de atitude, esquecem que são MILITARES, só pensam em ficar na praça darmas em coquetéis, comendo camarão gigante e bebidas de 12 anos. Qualquer um sabe disso.

Insustentável disse...

Os comandantes não tem coragem de correr atrás nee de melhores salários, poos são os que recebem os piores do funcionalismo público, vão ter em combater bandidos, só cercam para aparecer na TV.

Anônimo disse...

HELL DE JANEIRO!

Anônimo disse...

Esqueça meu amigo... Nossos Generais são melancias... Verdes por fora... Vermelhos por dentro... Infelizmente está tudo dominado... No futuro eles vão pagar caro por essa omissão e falta de coragem moral... Os homens não são lembrados só pelos seus feitos... São lembrados também pela sua omissão... Quem viver verá...

Anônimo disse...

Falta homem dentro da farda.

Anônimo disse...

Os caras estão abusados. Mas a culpa não é só da Marinha, é também das nossas leis e da Justiça, não podendo esquecer desta mídia podre que espera qualquer "furo" das FFAA para caírem de pau em cima delas. Brasil está precisando de um Regime Militar por um Mandato (4 anos), para poder tentar "por as coisas nos eixos". Não adianta só rezar, não; pois Deus não fez a coisa ficar assim deste jeito, foi o HOMEM.

Anônimo disse...

0:
- Adão e Eva comeram o fruto proibido e não morreram antes de terem filhos.

Anônimo disse...

Meu amigo pesquise no site do STM ou do MPM, todos os casos de reação de militares a agressão de marginais armados, após a apreciação da Justiça Militar da União, todos os casos foram justificados, pois tanto o código penal comum, quanto o CPM prevem excludente de ilicitude entre elas a legítima defesa e o estrito cumprimento do dever legal, além do que a CF 88 nos garante o direito a vida e a integridade física, não vai ser um traficante de merda que vai te proibir isso, portanto meus amigos se for ameaçado por bandidos armados e apontarem armas pra vocês, fogo neles, e depois isolem o local e chamem imediatamente a perícia criminal militar da respectiva Força e o seu Órgão de Inteligência e Investigações, não vamos morrer nas mãos de bandidos, quem muito abaixa mostra a bunda, é melhor ser julgado do que carregado no caixão.
Ten QAO EB R/1 Marcio Arbex Infante Policial e Perito Criminal Militar, Tu 89 CFS 10BI

Anônimo disse...

Que vergonha!

Anônimo disse...

Camarada anônimo 6 JAN 18 dás 12:47. O seu comentário é o pensamento reinante dos nossos "Chefes". ST Mat Bel Turma 1995.

Anônimo disse...

MEU DEUS!
Que vergonha!
Cadê os fuzileiros navais, cadê os comanfs, Cadê os mergulhadores de combate, cadê, ......
Senhores comandantes, senhores almirantes, tenha vergonha e não humilhe a mais antiga das forças armadas.
A briosa Marinha do Brasil merece respeito.
Se esses oficiais tiverem um mínimo de vergonha na cara entregariam a farda e iriam fazer qualquer outra coisa, menos ser militar.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics