28 de janeiro de 2018

'Exército' de robôs russos é capaz de atuar em quaisquer condições

Sapadores russos em Palmira (foto de arquivo) © Sputnik/ Maksim Blinov

Os robôs militares russos passaram a ocupar um lugar importante no exército do país, com uma variedade de projetos em desenvolvimento destinados às Forças Armadas nacionais, podendo também ser exportados.
Para além dos robôs de combate, o canal russo Zvezda fez uma abordagem dos robôs mais interessantes do exército russo que já comprovaram sua alta eficácia.
O interesse pelos robôs das Tropas de Engenharia russas aumentou na véspera do aniversário de criação deste ramo militar, celebrado em 21 de janeiro.
Em meio à celebração, os militares contaram sobre as novas unidades e destacamentos nas Tropas de Engenharia, enfatizando estarem sendo equipadas com armas modernas, incluindo robotizadas.
Os sistemas robotizados são utilizados para o reconhecimento, deteção de explosivos e sua desativação, bem como para a criação de passagens seguras nos campos de minas e limpeza de áreas de escombros.
Neste sentido, vários aparelhos foram testados pelos militares russos na Síria, e no momento, se espera sua introdução formal no serviço.

'Sfera', bola de reconhecimento
Sapador com o mini robô Sfera
Sapador com o mini robô Sfera (© SPUTNIK/ MINISTRY OF DEFENCE OF THE RUSSIAN FEDERATION)
O robô de reconhecimento e observação Sfera é utilizado para obter informações visuais e áudio em zonas de difícil acesso. O aparelho, parecido com uma pequena bola, transmite informações vídeo em 360 graus e áudio por meio de um microfone de alta sensibilidade.
Com um raio de transmissão de 50 metros, a Esfera (em português), pesa somente 610 gramas.

'Scarabei', espião de pequeno porte
Sapador guiando robô Scarabei
Sapador guiando robô Scarabei (© SPUTNIK/ MINISTRY OF DEFENCE OF THE RUSSIAN FEDERATION)
Um robô de pequeno porte com rodas, o Escaravelho (em tradução livre) é usado para obter informações visuais sobre a situação em determinada zona, incluindo possíveis ameaças de bombas.
O aparelho é equipado com um transmissor de rádio robusto, adaptado para trabalhar em condições adversas, como por exemplo, um denso bairro urbano ou com movimento. O raio de ação do robô alcança 250 metros.

O Scarabei é capaz de superar obstáculos de até 10 centímetros de altura, enquanto seus motores elétricos de três horas de autonomia permitem movimentar-se silenciosamente.

'Uran-6', robô sapador pesado
Robô de engenharia pesado russo Uran-6 durante uma missão de desativação de minas na Síria
Robô de engenharia pesado russo Uran-6 durante uma missão de desativação de minas na Síria
(© SPUTNIK/ MINISTRY OF DEFENCE OF THE RUSSIAN FEDERATION)
O sistema robotizado de desminagem russo Uran-6 foi testado com êxito nas operações em Palmira e Aleppo oriental, na Síria.
Este robô de engenharia pesado é capaz de operar tanto nas regiões rurais como urbanas, e até nas zonas montanhosas e levemente arborizadas.
Ele é destinado a realizar tarefas de desminagem excluindo qualquer contato dos sapadores com dispositivos explosivos.
Equipado com quatro câmaras de vídeo que lhe asseguram uma visão de 360 graus e um draga-minas modular, intercambiável em função do terreno e da missão, o Uran-6 possui um raio de alcance de 800 metros, sendo capaz de operar até cinco horas sem recarga.
De acordo com os resultados dos testes do sistema na Síria, em um dia o robô realiza trabalhos de desminagem equivalente a uma unidade de 20 sapadores.
SPUTNIK/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics