12 de novembro de 2017

Forças Especiais: policiais civis afirmam que somente homens do Exército atiraram durante operação em São Gonçalo


Armas apreendidas pela polícia em tiroteio durante baile funk
Armas apreendidas pela polícia em tiroteio durante baile funk (Foto: Divulgação / PCERJ)
Rafael Soares
Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) afirmaram, em depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), que não fizeram disparos durante operação que terminou com sete mortos, na madrugada deste sábado, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Segundo o relato de três policiais civis que participaram da operação, houve tiroteio entre traficantes armados e homens das Forças Especiais do Exército. Na ocasião, havia um baile funk na favela. Entretanto, os corpos das vítimas foram encontradas a cerca de 3km do local onde acontecia o baile.
De acordo com o delegado Marcos Amin, da DHNSG, os depoimentos dos agentes foram tomados ao longo da tarde do último sábado. A perícia do local do crime, segundo Amin, aconteceu durante a madrugada, logo após os homicídios. Ao todo, 15 agentes da Core participaram da operação. Ao longo da semana, todos os agentes serão ouvidos na especializada. O número de militares que esteve no local ainda não foi passado à DH.
— Os agentes da Core alegam que sequer fizeram disparos. Pelo que está sendo apurado, foram os militares que participaram do confronto — afirmou o delegado.
Os militares, entretanto, não serão ouvidos na DH. Por conta da lei que transfere para a Justiça Militar o julgamento de crimes contra a vida cometidos por profissionais das Forças Armadas em missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), sancionada pelo presidente Michel Temer no mês passado, as Forças Armadas serão responsáveis pela investigação dos militares. Até o fechamento desta reportagem, o EXTRA não havia conseguido contato com o Comando Militar do Leste (CML).
Para o delegado Marcos Amin, a impossibilidade de ouvir os militares na delegacia prejudica a investigação.
— Eu preciso de todas as partes envolvidas para montar o cenário da investigação. Quando não tenho uma das peças, isso dificulta bastante a reconstituição do que aconteceu — alega Amin.
De acordo com nota conjunta da Polícia Civil e do Comando Militar do Leste (CML), a operação conjunta teve a participação de um blindado da Core e outros dois do Exército. Ainda segundo o texto, houve “resistência armada” por parte de traficantes no local. Foram apreendidos durante a operação um fuzil, sete pistolas, cinco carregadores, munições, rádios transmissores, drogas e celulares.
Todas as vítimas foram identificadas pela Polícia Civil. O EXTRA localizou a família de cinco delas. Parentes de Victor Hugo Castro Carvalho, 28 anos, Marcelo da Silva Vaz, 31 anos, Bruno Coelho, 26 anos, e Lorran de Oliveira Gomes, 18 anos, negam o envolvimento deles com o tráfico de drogas.
EXTRA/montedo.com

41 comentários:

Anônimo disse...

É sempre assim,além de ajudar,ainda levam a culpa,por que não subiram o morro com buquês de flores para serem distribuídas na favela?as FFAA são assim,treinados para destruir o inimigo,na guerra,não para prende-los,se quiserem babás de vagabundos,arrumem outros, e quando é que vão parar de se preocupar só com bandidos,bandidos esses que atiram a esmo,matam policiais e ninguém se importa,será que abrem inquéritos para os que atiram em policiais?por isso esse país está de cabeça para baixo.

Anônimo disse...

Agora a CORE vai tirar o corpo fora e tentar colocar tudo na conta do EB.

Não era uma ação integrada? Então pq essa atitude, não é?

Logo vi, morreram uns oito, tinha que ser o nosso pessoal mesmo.

Agora, generais, vamos segurar o tranco.

E viva os FE/COMANDOS!!!

Anônimo disse...

Militares que praticaram CRIMES!!! Sugestionando a população a acreditar nesta besteira, texto dos amigos do Cabral.

ALF disse...

Excelente operação. ... bela ocorrência.... 7 mortos e apreensão de armas. ... Esses militares teem que serem premiados. Chamou o EB tem que ter resposta a altura e não servir como chacota, por várias vezes foram alvos, tendo em vista a quantidade de homens empregados e saldo de apreensões inesprecivel.

runnerba disse...

BANDIDOS FORTEMENTE ARMADOS não estão para distribuir beijos. Receberam o esperado de uma força governamental. O problema são várias correntes de pensamento dentro do próprio governo, umas contra as outras . O PIOR INIMIGO É O INTERNO.

Anônimo disse...

Aí é que eu digo, se fosse apreensão de fuzis e traficantes a PC iriam para as mídias atrás de elogios e aparecerem. Neste caso, 'empurram a banana' no EB. É aquele velho ditado: 'Filho feio não tem pai!'
Segura essa, general!

Anônimo disse...

Exército elimina o inimigo. Somos formados prá eliminar.
Querem prender chamem o puliça.

Anônimo disse...

Nada vai acontecer com os FE/Comandos, pois essa nova lei passou as apurações e investigações pro MPM e Julgamento pela Justiça Militar da União, a 2 Instância é o STM que tem 15 Ministros Sendo 11 Generais, a Operação foi determinada pelo Alto Escalão, tá tudo dominado.

Anônimo disse...

Era tudo "trabalhador" inocente"

Leonardo Nunes disse...

Só tirar a PMRJ de cena que não vazou a operação o Ministro da Justiça tem razão!

Anônimo disse...

Reportagem tendenciosa, chamando de assassinato os mortos no confronto, e ainda perguntam por que a sociedade encontra se no caos que está. Parabéns aos FE, honraram o EB e a caveira.

MARCO BORTULUZI disse...

Parabéns, aos nossos irmãos de farda. Fogo, movimento, combate aproximado e ação de choque.

Anônimo disse...

Tomara qua a covardia não alcanse nosso jovens que estão ingressando agora na carreira militar por conta disso

QUEMATIROUPRIMEIRO disse...

Não sei quem fez, mas julgo que foi um sucesso a operaçao.

QUEMATIROUPRIMEIRO disse...

Será que um dia teremos notícias isentas e não tendênciosas? Quando bandidos deixarão de ser tratados como vítimas?

Anônimo disse...

EB 07 X TRÁFICO 00... Parabéns FE/COMANDOS!!!!

Anônimo disse...

agora eram tudo "estudante"...

Anônimo disse...

Impressionante querer apurar em detalhes essas mortes de criminosos para poder, por algum motivo que seja, dizer que nossos militares exageraram e terminarem por responder criminalmente. Merecem medalha pois estão na linha de frente dando a vida pelas pessoas de bem. Imprensa e justiça hipócritas! Por isso que nosso país está com alto índice de violência. Enquanto isso 118 policiais militares foram mortos este ano no Rio. Isso pode? isso ninguém apura? E as famílias desses militares?

iraja disse...

Parabéns ao EB, tem q ser assim msmo, esses nunca mais vão matar, assaltar, estuprar nem traficar, "agora a família q diz q são inocentes não vão mas se preocupar em eles em se estragarem ao crime e guardar as boas lembranças"

Anônimo disse...

Emfim conseguiram engambelar as FFAA e tentam denegrir a imagem perante o público.
Toda aquela estorinha para boi dormir daquele secretário,"ora ex, governador e secretários, só estão juntos porque comungam dos mesmos interesses".
Agora só o exército atirou, pode ser pois os covardes já que não puderam avisar os bandidos, deviam estar bem encolhidos escondidos em alguma vala.
IV

Anônimo disse...

A autonomia é linda de se ver... FE, vocês são os 0,5 % do real exército brasileiro... Os outros 99,5 são militares doutrinados ao medo de usar uma arma, ganhar uma punição e perder promoção

Anônimo disse...

Quando dá capim na palheta, não confie na polícia, principalmente, civil.
Parabéns, FORÇA!

Anônimo disse...

Parabéns ao EB e CORE! Sentar o dedo sem dó nem piedade mesmo! Cara armado, cheio de pistola e munição, drogas, rádio e família alega que o cara era "trabalhador"! Piores bandidos, cito: JUDICIÁRIO E LEGISLATIVO! Estes teriam que ser colocados de 4, bando de ladrões de colarinho branco, tem juiz recebendo 400 mil reais por mês, enquanto isso o mais importante SAÚDE, SEGURANÇA e PRINCIPALMENTE EDUCAÇÃO jogado no lixo! Brazil, pais dos valores INVERTIDOS!

Marcelo Carvalho disse...

Viva a Exército Brasileiro! Aviação!

Anônimo disse...

Aí é que eu digo, se fosse apreensão de fuzis e traficantes os policiais da PC iriam para as mídias atrás de elogios e aparecerem. Neste caso, que está 'pegando', 'empurram a banana' no EB. É aquele velho ditado: 'Filho feio não tem pai!'
Segura essa, general!

Anônimo disse...

Meio mal intencionado seu comentário, anônimo 13 de novembro de 2017 01:10. Coisa de civil "mordido"!

Anônimo disse...

Na moral! FFAA não devem estar nessa furada. 7 narcotraficantes fdps que foram devidamente eliminados qdo ousaram atacar a tropa de FEs, mas a própria PC ajudando a ferrar e esta nojeira da imprensa que está tratando esses demônios como vítimas e o Exército como o bandido. Desse jeito não dá para nós das FFAA. Ou decretam Estado de Defesa no Rio ou senão, a tropa está em apuros.

Anônimo disse...

Crime?! Q crime?! Houve resistência armada, ou seja, os vagabundos atiraram no EB e na PC! E o EB de Caxias eliminou os inimigos!!! ST Mat Bel Turma 1995.

/13 COM disse...

CAVEIRA!!!!!

Anônimo disse...

FORÇA!

Anônimo disse...

Cara, será possível! A que horas rola um baile funk? À tarde, né? Quem curte? Criancinhas inocentes, né? Porra cr, me sinto envergonhado com essa sociedade! Sinceramente, não tenho orgulho de ser brasileiro, só vergonha! Bandido e quem contribui para o crime curtindo um baile funk, é tudo farinha do mesmo saco. Tava, mas não deveria estar! Abraços, Brasil.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkk os leões iludidos achando que os FEs fiZERAM alguma coisa e o próprio EB negando

D. Dias disse...

Tudo o que eu queria era que a imprensa metesse o pau e que o EB liberasse a gravação da operação demonstrando que a reação ocorreu em função de grave ameaça. Seria jogar a pá de cal nessa imprensa tendenciosa e esquerdista.

Anônimo disse...

Para de show babão

Anônimo disse...

Esse é o tipo de resposta legalmente correta, mas moralmente desonesta.
Essa é a mensagem quando da modificação do art. 9o do cpm....
Teria vergonha de declarar isso...ainda mais se for integrante da Instituição Democrática.

Anônimo disse...

Aviação foi empregada?
Ou estava ocupada tentando desvirar o Pantera que tombou no pátio com o vento?
Deixa de embuste!
Ogivaldo!!!!

Anônimo disse...

Jogar a culpa para os militares até que demorou. Participar de incursão sem o preparo que a polícia tem e ficar servindo de enfeite ou de alvo nas ruas, só vai trazer dor de cabeça. As autoridades não querem uma ação como deve ser, pensando nas eleições de 2018. Vão ficar "cozinhando" a situação para dar cara de dever cumprido. Os traficantes vão continuar a transitar com armas pesadas nas vielas, fazendo pouco da cara dos milicos.

Anônimo disse...

Ó, grande boboca!

Chama-me de babão, num apelo típico dos fracos de caráter.

De visão míope, talvez não tenha percebido que a intenção foi chamar a atenção dos chefes para que estes não fraquejem e segurem o tranco.

E quanto aos FE...bem deixa pra lá, vc não entenderia, de novo.

Anônimo disse...

O anônimo seja realista, nessa atual situação os fins justificam os meios, se vc for militar o que eu duvido muito, deve ser um teórico policiólogo petista, quando um bandido sanguinário fizer mal a vc ou a sua família, quero ver a sua postura em relação a violência que assola o país, violência se combate com violência, deixe de ser frouxo e cagão.
Ten QAO EB R/1

Anônimo disse...

E podem notar, a mídia nunca confirma que é traficante, usam um termo suave "a mãe confirmou que o rapaz era envolvido com o trafico" assim, uma coisa mais suave, como se não fosse um bandido.

Juliano Thomas disse...

Falou tudo

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics