13 de setembro de 2017

Defesa unifica alistamento militar das Forças Armadas

Alistados não poderão mais escolher entre Exército, Marinha e Aeronáutica
Exército Brasileiro - Michel Filho / Agência O Globo
POR O GLOBO
RIO - O Ministério da Defesa decidiu unificar o processo de alistamento, seleção e designação para o serviço militar obrigatório (SMI) das três Forças Armadas, realizado pelo Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (SERMILMOB). A partir de agora, quem se alistar não poderá mais escolher previamente entre Exército, Marinha e Aeronáutica. No alistamento unificado, será possível apenas assinalar a Força de preferência, mas a administração do processo seletivo não tem a obrigação de seguir a indicação.
Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) informa que o alistamento poderá ser realizado via internet ou presencialmente em uma Junta do Serviço Militar, mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado pelo SERMILMOB, administrado pelo Comando do Exército.
"Na seleção geral o alistado poderá indicar a Força Armada na qual pretende prestar o SMI, sem, no entanto, obrigar a Administração a observar essa indicação. O controle e a destinação dos designados à incorporação ou matrícula competem à Força Armada respectiva para a qual forem distribuídos", informa a portaria.
O alistamento online está disponível apenas em parte dos estados brasileiros. O serviço ainda não é oferecido para residentes de Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo (interior). Nesses locais, o alistamento ainda deve ser feito presencialmente.
O GLOBO/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics