30 de agosto de 2017

Concurso para formação de sargentos recebe 111 mil inscrições para 1.100 vagas

Exército vai aplicar prova no dia 24 de setembro
Exército vai aplicar prova no dia 24 de setembro
Imagem: Divulgação
O concurso de admissão para os cursos da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) recebeu cerca de 111 mil inscrições na disputa pelas 1.100 vagas. O processo seletivo para sargentos do Exército Brasileiro é voltado homens e mulheres entre 17 e 24 anos de idade, com ensino médio completo. Após o curso de formação, os aprovados serão promovidos a terceiro-sargento, com soldo de R$ 3.584 em 2018.
A primeira fase do concurso, o exame intelectual, será realizada em um mês, no dia 24 de setembro. Os inscritos serão avaliados por meio de uma prova objetiva de Matemática, Português, História e Geografia, além de uma redação. Também haverá questões de teoria musial, para os candidatos da área música, ou de conhecimentos específicos de enfermagem, somente para candidatos da área saúde.
O processo seletivo também terá outras fases: valoração de títulos inspeção de saíde, exame de aptidão física, exame de habilitação musical (para os candidatos da área Música aprovados nas etapas anteriores), revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos.
EXTRA/montedo.com

48 comentários:

Anônimo disse...

Excelente começo.....Péssimo final..!

Anônimo disse...

E o salário, OHH!

Anônimo disse...

É igual baile na campanha: quem tá fora quer entrar e quem tá dentro quer sair!

Anônimo disse...

Certa feita, eu era criança, estava vendo na televisão um jogo do flamengo conta o vasco...maracanã cheio, semi final de campeonato...ai, meu pai, desligou a luz geral para arrumar uma tomada. Perguntei, na minha insolência dos 10 anos: Pai, não tinha uma hora melhor para desligar a luz? ao que recebi a resposta: Sou fluminense, meu time ganhou ontem.

Na minha insolência de Praça, não teria o CPEx outro momento para troca do sistema que não fosse o do final do mês? ou...

Anônimo disse...

Carambá !!!!

O desemprego ta grande mesmo heim !!! Depois caem na realidade, estudam e picam a mula. Realidade.

Anônimo disse...

airway.uol.com.br/com-compra-do-bimotor-sherpa-exercito-brasileiro-voltara-ter-aeronaves-de-asas-fixas

Marcelo Carvalho disse...

Reflexo da crise...

Anônimo disse...

Mais de 100 candidatos por vaga! O problema é que boa parte destes tentam entrar para solucionar um problema imediato(desemprego).Assim que os políticos de M..deixarem o Brasil crescer,a debandada será proporcional às novas oportunidades
que surgirão!

Anônimo disse...

Isto é consequência da escassez de concursos federais.

Marcos disse...

Comentários furiosos de praças revoltados e cheios de empréstimos começando em 3 ..2 ..1 ... kkkkk
ST Marcos Pinto , RJ

Anônimo disse...

Mantida condenação de sargento da Marinha acusado de cobrar propina em fiscalização de barcos, em Belém (PA)

https://www.stm.jus.br/informacao/agencia-de-noticias/item/7700-tribunal-mantem-condenacao-de-sargento-da-marinha-acusado-de-cobrar-propina-em-fiscalizacao-de-barcos-no-rio-amazonas-em-belem-pa

Anônimo disse...

Bacana! Tenho orgulho de ter sido sargento do exército. Não há demérito algum em posteriormente fazer um outro concurso e seguir outra carreira. É servir ao país, mas de uma outra forma.

Anônimo disse...

O meu Sub Marcos, na época que o senhor entrou,com certeza era respeitado como terceiro sargento!Hoje o lobo tem menos moral que um temporário que se formou na peixada!Sim,estamos furiosos pois além de uma escala ferrada ainda somos tratados como lixo!fica aí a reflexão para o senhor!
3º cão 2012 criado na EsSA e dando adeus ao barco!

Anônimo disse...

Tá liso né praça? Kkkkk

Anônimo disse...

Aos que estudaram, Boa sorte na resolução das provas!

Não é dos melhores salários, mas ainda compensa.

Sgt MB

Anônimo disse...

Isso é conversa pra boi dormir. Cadê a relação de inscritos? Nunca vi a central de concursos, e outros cursinhos preparatórios famosos falando sobre o concurso da EsSA. Daqui a pouco os ufanistas dirão que a concorrência é maior do que para o vestibular de medicina kkk. Acordem pra vida galera, garanto que nem 10.000 comparecerão para realizar as provas nas OMSE. Isso é perceptível pela falta de interesse dos recrutas nas OM. Os recrutas preferem ser Sd das PM do que sangrarem mais de 25 anos nas escalas de Cmt Gda e Adj Of Dia (vulgo babá de Of Tmpr). Duvido que uma praça de carreira vá orientar seu filho a ser aluno do CFS

Anônimo disse...

Imagina, uma década para ter a primeira melhoria na carreira (promoção a 2sgt)!! Conte aí, dois anos de curso, mais oito depois de formado. Outras carreiras, com quinze anos já atingiu o ápice salarial. Nem vou falar mais...

Anônimo disse...

Bom, sabemos que será um trampolim para alguns, e carreira ("rastejo baixo") para outros.

Cumpram o seu trabalho corretamente. E Papirem, esse é o bizu.

Porque solteiro, vai se achar o máximo.
Casado, um nível de vida equilibrado.
Agora, case e tenha dois filhos. Verás que deveria ter estudado BEM ANTES...

Anônimo disse...

Situação gravíssima, profissional com pós-doutorado pedindo emprego em semáforo. Uma grande loja, ao lado de onde moro, de uma rede famosa da minha cidade, não faz mais compras de materiais, já demitiu mais da metade dos funcionários, a maioria senhores antigos, e está vendendo até utensílios que pertenciam a uma de suas filias fechadas.Nos tempos gordos, eram umas quatro carretas bi-trem para descarregar. Hoje, nem carroça. Vão fechar brevemente. Emprego, quando tem, só no comércio informal ou pequenas empresas que são mais vulneráveis. ganhar mais de 2 mil, com direito a hospital, dá para aguentar um pouco os chatos de galocha.

Anônimo disse...

Deixa de ser ridículo sub, o sr não tem empréstimo, sr não fica contando marmita velha atrás de uma merreca de ponto, tivesse papirado não era um SUB, isso mesmo SUB.... tenente, babando atrás de ponto pra depois de velho sair por misericórdia um tenente

Anônimo disse...

Sr ST Marcos Pintos. Não fale isto. Tenho 5 empréstimos. Sabe porque mano? Tenho um filho com 15 anos que é especial ele não caminha, não fala, e cego, usa fraldas e sonda, A minha Mãe tem 80 anos esta cega e deitada, com a cabeça do fêmur corroída pelo tumor. Não generalize. Nunca sabemos o que o destino nos prepara.

Anônimo disse...

Opinião pessoal. Os jovens que tem um bom nível intelectual, não deveriam ingressar em ESA ou ESPCEX. Deveriam realizar um Curso Superior, preferencialmente na área da saúde e informática. Percebemos que o futuro das Forças Armadas é incerto. Aquela figura do Sargentão dos ANOS 70,80 e 90 não existem mais. Agora e o SARGENTINHO ERA 2000, egressos das Escolas falando: "quero cursar Faculdade e fazer Concurso para Receita Federal ou Justiça e ligados 24 hs no zap zap". Sargento com dois meses de tropa pegando atestado para não realizar marcha. A carreira militar é vocação quem entra para "trampolim" não vai ser feliz. Os Aspira também estes diferentes dos Sargentos, como eles tem Nível Superior Bacharel Ciências Militares chegam na tropa e matriculados em Cursinhos preparatórios para Concursos. Aqueles militares "vibradores" não existem mais, você chama a atenção de um Soldado ele lhe coloca na Justiça e ainda recebe por Danos Morais. Jovens façam uma reflexão.

Anônimo disse...

Boa sorte aos Candidatos e felicidade aos militantes da ceserna. Fui Sgt de carreira do EB, e hj por opção sou advogado e muito realizado. O que expresso é que independente de qualquer dificuldade, só cheguei onde estou e com princípios polidos graças às experiências que vivi, e muitas delas foram nas forças armadas. Aos insatisfeitos aconselho a buscarem sua felicidade, seja dentro ou fora da força. Grande abraço nobres guerreiros.

Mesquita disse...

Muitos inscritos; porém muitos destes se inscrevem e depois não fazem as provas por ja terem passado em outros concursos, outros tantos e tantos fazem as provas apenas para se testar já que estão estudando para concurso e mesmo bem colocados, acabam não comparecendo na data prevista, logo para fechar as 1.100 vagas, é preciso chamar mais que o dobro do previsto no mínimo, outros tantos desistem durante o curso, outros tantos que resistem até o final, chegam nas Unidades cheios de livros e estudanto para o próximo concurso pensando em sair fora em no máximo 5 anos, daí sobra alguns para resmungar nos alojamentos e reclamar de tudo , principalmente do soldo. Já que falei em soldo e este não melhora a contento nunca e é só falácia o tempo todo, melhor transformar o Exército de Caxias, em um Exército de temporários desde Cabos, já que está acabando os QE, até Ofíciais. Diante do acima exposto, fico á me perguntar: O que esperar do futuro???????????????????????????????????????????????????????????????????

Roberto Barros - S Ten - São Gabriel - RS disse...

80 % vão usar o EB como trampolim para outras profissões e concursos devido ao salário defasado...

Anônimo disse...

Lixo de carreira.

Anônimo disse...

Triste sina....triste começo. ..mas a crise que assola o país faz com que as pessoas façam qq concurso só pra segurar uma grana pra fazer cursinhos ou mesmo faculdade pra rachar fora deste barco furado. Quartéis com escalas apertadissimas, muitas missões e morando em capitais. Assim não dá. Mas pelo menos trabalhar no EB é melhor que trabalhar em Supermercados, hehehe.

Se pmpe disse...

Aqui em Pernambuco o último concurso pra sdpm deu 110 mil pra 1500 vagas

Anônimo disse...

Eu tinha 17 anos há 22 anos atrás e cruzei os portões da EsIE...hoje tenho 44 anos e sou 1o Sgt tentando ser promovido em dezembro.
Tantas vifas sendo mutiladas !

Anônimo disse...

Quando solteiro , sem filhos o salário até que da para alguma coisa . Mas no final que e frustrante. Não acredito no número de inscritos e só Love.
Estão matando os praças de desgosto . Um soldado da polícia militar ganha o dobro .

Anônimo disse...

Kkkkk
Concordo Subão.
2° Sgt 2002

Anônimo disse...

Usar o EB como trampolim para outras carreiras ? Isso só existe com a conivência de quem deveria exigir profissionalismo dos golpistas, ou seja, golpistas também. Melhor é tentar cargo na prefeitura de sua cidade ou no governo estadual, menos no Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Esse S Ten Marcos Pinto é uma comédia, ele fala esse papo de empréstimo mais o Cara é solteirão não tem mulher o negócio dele é ficar tomando cafezinho e lendo livros na livraria saraiva. kkkkkk.

Anônimo disse...

Porquê? Cargo na prefeitura é menos digno q sargento do EB?

Anônimo disse...

Falou tudo

Anônimo disse...

Vai vibrar como? Vibrei por 10 anos e o que ganhei? Nada. Sou Sgt de 2002 e sai para PC em 2016. Não me arrependo de nada, aqui na PC servimos a sociedade muito melhor que o EB
Sgt Thomas 2002

Anônimo disse...

Só tem uma explicação, crise! Para um jovem desses solteiro ganhar R$ 3.500 reais é ótimo, mas certamente ele vai usar essa grana pra fazer sua faculdade e ai sim escolher uma profissão, digo por experiêmcia propria .Ou vcs acham que após passar essa crise um jovem formado em uma Engenharia da vida vai querer esperar 8 anos para receber 700 reias de promoção. Se era isso que eles tanto queriam estão conseguindo, desmoralizar a tropa, acabar com aquela vibração que os antigos tanto comentam. Será apenas o trampolim para a vida.

Anônimo disse...

Que matemática essa? 17 + 22 = 39 42?

Anônimo disse...

Vi um comentário de um especialista na TV sobre o mercado de emprego. Ele citou várias profissões que são mais procuradas e, depois de formados, não ha espaço para todos, principalmente Administração de Empresas. A cada semestre, centenas de novos formandos que se submetem ao sub-emprego e concorrem com pessoas com grau básico. E o salário? cada um sabe de suas metas e potencialidades. Ser militar com salário razoável e formado é, sim, uma boa oportunidade. Se é trampolim ou não depende das condições futuras.

Anônimo disse...

Vibrar?

Olha minha carreira:
2a pra me formar e mais 8,5 pra ser promovido à 2° sgt pra ganhar 700,00 a mais?

Kkkkk

Vcs antigos São uns brincantes... A gente estuda pra melhorar de vida antes destes 10a

Anônimo disse...

Apenas 25% da minha turma de 2003 sairam do E.B.

A média não é tão alta assim.

Dos outros cursos variam de 25 a até 50% (saúde apoio e aviação)

Anônimo disse...

Agradeço ao Exército, em especial a EsSA por ser meu trampolim gigante.
Entrei pensando um coisa e sai pensando a mesma coisa.
Sair 1* antes de sair 2*.
Graças a Deus, ao papiro e as ordens e missões água de salchicha. Eu
Em 8,5 anos o sgt tem 700 de aumento. Eu terei 2000.
Pegaaaaaaaa lavrado.

Anônimo disse...

EXCELENTE!!! Mais lobinhos e lobinhas para escalar de Comandante da Guarda!!!

Anônimo disse...

Achei muito alto esse número já que em concursos anteriores tinha diminuído a procura. Mas, digamos que seja real e uma boa parte desses candidatos não compareçam, a arrecadação com a taxa de inscrição vai ser boa e o problema é de quem não aparecer no dia da prova. Desde a gestão Lula, a finalidade era essa: copiar as enormes filas de desempregados e para compra de gêneros alimentícios, sob os olhares dos todos poderosos ditadores, que ele e seus aliados sempre viram em Cuba e agora na Venezuela.Mas como tudo no PT, o tiro sempre sai pela culatra.

Anônimo disse...

É muito triste ver alguns militares falando mal da tua própria profissão. Penso que vale muito ser SARGENTO do Exército. Comecei como soldado em 1984 e em 1985 fui aprovado no concurso para Sargento do Exército na EsIE. Em 21 de dezembro de 1985 comecei minha carreira. Fui pra muito acampamento, fiz muitas marchas à pé, tirei muito serviço de Cmt da Gda, Sargento de Dia e Adj ao Of Dia, fui pra muitas formaturas, missões e sempre procurei fazer o meu melhor no meu dia dia na caserna, fui promovido a 2 SGT, 1 SGT, S Ten, 2 Ten QAO, 1 Ten QAO e em junho de 2017, CAP QAO. Em 30 de julho passei para reserva remunerada com vencimentos de 12.956,38 brutos (8.730,00 líquidos). Desculpe-me mas estou muito feliz com meu vencimento. Então, pra mim, vale muito ser sargento do Exército. Estou com 51 anos e morando nessa maravilhosa Fortaleza-CE e aqui ficarei até os meu últimos dias, acordando, correndo na praia, depois vou pra academia com minha companheira e seguindo a vida. Agradeço ao EB por tudo que tenho na minha vida.

Anônimo disse...

O anônimo de 11:38 tem que estar feliz mesmo. É da época do adicional por tempo de serviço e dos interstícios reduzidos. Época em que o acesso ao ensino superior era mais difícil. Hj estamos na era da informação, e a vida do sargento, até para os mais vocacionados, se resume ao papiro insano, infelizmente.

Anônimo disse...

Já que estamos falando do CFS e há muitos bolsominions acompanhando este blog, fica a pergunta: alguma vez o Bolsonaro apareceu na ESA, EASA ou ESLOG?

Anônimo disse...

M Pinto, excelente!!!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics