30 de novembro de 2015

Aedes aegypti faz governo federal colocar Exército à disposição de PE

MARINA DIAS
DE BRASÍLIA
Após o Governo de Pernambuco decretar situação de emergência no Estado a partir de terça-feira (1º) devido ao aumento de casos de chikungunya e zika, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) colocou as Forças Armadas à disposição do Estado para ajudar na prevenção das doenças e na conscientização da população local.
Segundo o ministro Gilberto Occhi (Integração Nacional), cerca de 800 homens do Exército de Pernambuco vão agir como apoio ao governo estadual atuando, inclusive, como agentes de saúde —em visitas às casas— e palestrantes em escolas.
Nesta segunda-feira (30), Occhi e o ministro Marcelo Castro (Saúde) estarão em Pernambuco para, ao lado do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), lançar um programa para conscientizar e ajudar a prevenir, entre outras doenças, a microcefalia, malformação em que os bebês nascem com o crânio reduzido, prejudicando o desenvolvimento do cérebro.
Neste sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou que há relação entre o surto da doença no Nordeste e o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Só em Pernambuco, foram constatados 487 casos de microcefalia nas últimas semanas, mas o Palácio do Planalto tem em mãos projeções que apontam para sensível piora do quadro até o início do ano que vem.
"O Exército vai servir de apoio em Pernambuco. Temos que mostrar que não se pode deixar água parada, córregos e esgotos precisam estar devidamente tratados, etc. Nosso apoio com as Forças Armadas é no sentido de ajudar as prefeituras e o governo do Estado em um grande mutirão", afirmou Occhi à Folha.
Ainda de acordo com o ministro, por enquanto não há necessidade de enviar reforço mas, se o quadro se tornar mais grave nas próximas semanas, haverá o deslocamento de homens do Exército dos estados de Alagoas e Paraíba para Pernambuco.
Com o decreto do estado de emergência, o Estado tem mais liberdade para acessar crédito para uso em medicamentos, equipamentos e até contratos temporários para combater os focos de mosquito, sem precisar passar por licitação.

REUNIÃO COM DILMA
Desde que o surto de microcefalia foi detectado no Nordeste, há duas semanas, Dilma tem sido aconselhada por seu núcleo político mais próximo a viajar para a região, mas a presidente tem preferido cautela e dito que quer ter "certeza do que está acontecendo" na região.
Ao voltar de sua viagem a Paris, onde participa da COP21, Dilma vai reunir os governadores dos Estados mais atingidos pela microcefalia para monitorar a situação e pedir a colaboração para a ação conjunta que ela pretende desenvolver no país e, segundo auxiliares, deve viajar ao Nordeste na sequência.
Folha de São Paulo/montedo.com

FX-2: lobista preso na operação Zelotes atuou em favor da compra dos caças suecos

OPERAÇÃO ZELOTES
COMPRA DE CAÇAS GRIPPEN TEVE ATUAÇÃO DE LOBISTA
E-MAILS MOSTRAM QUE FABRICANTE PROCUROU MARCONDES PARA SE REUNIR COM LULA
Uma troca mostra que o advogado e lobista Mauro Marcondes – preso pela Operação Zelotes por intermediar a suposta compra de uma medida provisória no governo Lula – atuou em favor da empresa que fabrica os caças Grippen, a sueca Saab Aviation, antes de ser concluída a negociação da Força Aérea Brasileira para comprar os novos equipamentos. As mensagens mostram que um executivo da empresa buscou a ajuda de Marcondes para conseguir uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A reportagem teve acesso às mensagens eletrônicas entre o diretor da campanha do Grippen, Andrew Wilkinson, e Cristina Mautoni, mulher e sócia de Mauro Marcondes na consultoria Marcondes & Mautoni. Em um e-mail com data de 4 de setembro de 2012, Wilkinson diz a Cristina que o presidente dos Conselhos de Administração da Saab, Marcus Wallenberg, gostaria de se encontrar com “L” durante visita ao Brasil em novembro daquele ano.
“Ele (Marcus) pergunta se nós podemos adicionar na carta um pedido para ele se encontrar com L durante sua visita ao Brasil em novembro”, escreveu em inglês Wilkinson. Em menos de três minutos, Cristina repassa o texto a uma auxiliar, identificada como Fabiane Trindade: “Falar urgente com Mauro”.
Por fim, Fabiane encaminha a seguinte mensagem a um destinatário identificado como Bruno Souza: “Para o conhecimento, o Dr. Mauro quer ligar no Instituto Lula para falar com ele, após eleições”.
Em depoimento à Polícia Federal no inquérito que investiga seu envolvimento em suposto esquema de compra de medidas provisórias para garantir isenção fiscal a montadoras de veículos, Marcondes citou um “Bruno” como sendo estagiário de sua consultoria. A troca de mensagens ocorreu no período de eleições municipais no País.

Ministro
Além de pedido para agendar a conversa com Lula, Marcondes intermediou uma reunião do CEO da Saab Aviation, Âve Svensson, com o então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o encontro foi registrado na agenda oficial do ministério no dia 5 de junho de 2009.
Na semana passada, um novo mandado de prisão contra o casal Mauro e Cristina Marcondes foi autorizado pela Justiça e também atingiu outro lobista, Francisco Mirto Florêncio da Silva. Eles são acusados de ter contratado uma investigação clandestina para espionar o procurador José Alfredo de Paula Silva.
Um registro encontrado pela Operação Zelotes indica que o fato ocorreu em 2010, mesmo ano em que o procurador investigava as negociações para a compra dos 36 caças pela Força Aérea Brasileira.Três empresas disputaram a fase final da licitação dos caças: a sueca Saab, que fabrica o Grippen; a americana Boeing, com o F/A 18E Superhornnet; e a Dassault, do francês Rafale. Em 7 de setembro de 2009, o então presidente Lula chegou a anunciar a negociação para a compra dos Rafale durante visita ao País do então presidente da França, Nicolas Sarkozy.
O anúncio causou mal-estar entre os demais concorrentes. O então ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou que o negócio havia sido fechado. A FAB também não gostou do anúncio, pois defendia que o Grippen era a melhor opção. Àquela oportunidade, Lula preferia fechar com a França por outros interesses geopolíticos.

Lobby
A Saab reforçou o lobby em favor do caça sueco. Pupilo de Lula e atual prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT) sempre foi um dos maiores entusiastas do Grippen. O prefeito tem relações com Mauro Marcondes, que foi doador de sua campanha. A montadora de caminhões Scania, controlada pela Saab, tem sede em São Bernardo.
A Saab fez parceria com uma empresa de Mauá, município limítrofe a São Bernardo, para a criação de uma nova empresa para produção de equipamentos do caça sueco no País. Mauro Marcondes foi presidente da Scania na América Latina.
Segundo investigadores da Zelotes, o escritório de Marcondes teria intermediado a edição da MP 471, de 2009, com benefícios ao setor automotivo (AE).
DIÁRIO do PODER/montedo.com

Dom Quixote...

Sponholz

DIÁRIO do PODER/montedo.com

RS: estado vai acionar Exército para combater mosquito Aedes aegypti



Medida será discutida em reunião do governador com secretários
Matheus Schuch
matheus.schuch@rdgaucha.com.br
Preocupado com a proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti na região Nordeste do País, o governo do Estado irá pedir apoio ao Exército para as ações de combate ao inseto. A medida será discutida em reunião do governador José Ivo Sartori com secretários nesta segunda-feira (30).
Um alerta foi gerado após a confirmação pelo Ministério da Saúde, neste fim de semana, de que o surto de casos de microcefalia e outras malformações congênitas têm relação direta com o zika vírus. No Rio Grande do Sul, nenhum caso da doença foi comprovado até agora. Assim como a dengue e a febre Chikungunya, o zika vírus é transmitido pelo Aedes aegypti.
Segundo o secretário da Saúde no Estado, João Gabbardo, uma força-tarefa será organizada para enfrentar os focos de proliferação de doenças.
“Vamos deslocar parte dos agentes comunitários que trabalham na saúde comunitária, acionar as forças armadas, e orientar as prefeituras no combate a locais com lixo a céu aberto e no trabalho em residências”, explica.
Gabbardo acredita que “é questão de tempo até o zika vírus chegar ao Estado”. Neste domingo (29), o governo de Pernambuco decretou situação de emergência. O estado nordestino soma 487 notificações de microcefalia, o maior número do País.
RÁDIO GAÚCHA/montedo.com

29 de novembro de 2015

De combatentes a líderes mundiais

Entre os milhões de militares que combateram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), alguns vieram a tornar-se homens públicos mundialmente conhecidos. 
Confira:

George Bush (pai) – Presidente dos EUA (1989-93)
George Bush Snr
Aviador naval
James Callaghan - Primeiro-ministro britânico (1976-1979)
James Callaghan
Marinheiro voluntário 

Gerald Ford - Presidente dos EUA (1974-1977)

Gerald Ford
Engenheiro naval da maria americana 
Denis Healey - ministro britânico (1964-1970, 1974-1979)
Denis Healey
Oficial de engenharia do exército inglês

Lyndon B Johnson - Presidente dos EUA (1963-1969)
Lyndon B Johnson
Tenente da marinha americana 

Airey Neave – membro do parlamento inglês
Airey Neave
Oficial da artilharia britânica
John F Kennedy - Presidente dos EUA (1960-1963)
John F Kennedy
Comandante de barco-patrulha da marinha americana (Segunda Guerra Mundial)

Airey Neave - membro do Parlamento Inglês
Airey Neave
Oficial de artilharia do exército britânico

Richard Nixon - O presidente dos Estados Unidos 1969-1974
Richard Nixon
Oficial da marinha americana

Príncipe Philip, duque de Edimburgo - marido da rainha Elizabeth II
Príncipe Philip, duque de Edimburgo
Comandante da marinha britânica

Joseph Ratzinger - Papa Bento XVI
Joseph Ratzinger
Corpo antiaviões do exército alemão (aos 15 anos)

Ronald Reagan - ator americano e Presidente dos Estados Unidos 1981-1989
Ronald Reagan
Oficial de relações púbicas da força aérea americana

Kurt Waldheim - Secretário-Geral das Nações Unidas (1972-1981) e Presidente da Áustria 1986-1992
Kurt Waldheim
Oficial do exército alemão

Imagens: A broad in the yard

SP: soldado do Exército é baleado na cabeça durante treinamento

Soldado que fez o disparo está preso no 5º Batalhão de Infantaria Leve em Lorena.  (Foto: Reprodução/ Street View)Vítima participava de treinamento quando foi baleado por outro soldado.
Militar passou por cirurgia na sexta-feira (27) e está em estado grave.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Cachoeira Paulista (SP) - Um soldado do Exército foi baleado na cabeça durante um treinamento que nas imediações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP), na noite desta quinta-feira (26). Ele está internado em estado grave no Hospital Frei Galvão em Guaratinguetá (SP). O autor do disparo, um outro soldado, está preso.
O tiro de pistola atingiu a cabeça do soltado, acima do olho direito. O militar, de 19 anos, participava de um exercício das Agulhas Negras, escola de formação de oficiais, no acampamento do 5º Batalhão de Infantaria Leve.
O autor do disparo foi preso em flagrante e levado para o Batalhão de Lorena até a conclusão da investigação interna. “No momento aguardamos a conclusão dos laudos periciais, do Exército e da Polícia Civil, que presta apoio à investigação”, informou o subcomandante do 5º Batalhão, major Ramos Duarte. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, o disparo foi acidental.
Em nota, o Exército lamentou o ocorrido e informou que presta assistência psicológica, social e espiritual à família do militar, que é da cidade de Lorena. O militar passou por cirurgia a noite no Hospital Frei Galvão.

Soldado morre ao ser baleado por colega no dormitório da FAB, em RO

Disparo teria acontecido enquanto colega demonstrava manuseio de arma.
Vítima foi atingida no peito e não resistiu ao ferimento, em Guajará-Mirim.
Júnior Freitas
Do G1 RO
O soldado da Aeronáutica José Maurício de Figueiredo Neto, de 21 anos, foi morto com um tiro acidental neste sábado (28) dentro do dormitório da Força Área Brasileira (FAB), em Guajará-Mirim (RO). De acordo com a FAB, o tiro foi disparado por um colega da corporação, que estava no quarto fazendo uma demonstração de manuseio do armamento. A vítima foi baleada no peito e não resistiu ao ferimento. O autor do disparo recebeu voz de prisão e a arma está apreendida.
Segundo a Polícia Militar (PM), após receberem a informação sobre o soldado baleado, uma guarnição foi até a base, mas ao chegar no local um oficial do Exército Brasileiro se identificou como perito militar e não autorizou a entrada dos policiais.
Ao G1, um amigo de Figueiredo disse que o acidente aconteceu enquanto o soldado estava deitado na parte de baixo do beliche, se preparando para dormir. Segundo o colega de trabalho, que pediu para não ser identificado, outro militar fazia demonstração de manuseio do armamento e um tiro acabou sendo disparado acidentalmente.
O disparo atingiu o peito de Figueiredo, que foi socorrido até o Hospital Regional de Guajará-Mirim pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu ao ferimento. A perícia técnica da Polícia Civil foi chamada e um oficial da PM acompanhou os trabalhos periciais.
O soldado, que reside em Porto Velho, estava em Guajará-Mirim prestando serviços à corporação. Conforme procedimento da FAB, a cada 30 dias vários soldados do estado são enviados até a cidade para fazer a segurança na unidade.
Segundo o amigo do rapaz, Figueiredo estava tentando uma transferência para Recife, onde o pai é sargento da Força Aérea Brasileira. O velório e sepultamento deve ser feito em Recife.
Em nota, o centro de comunicação da Aeronáutica lamentou a morte do soldado José Maurício de Figueiredo Neto, da base aérea de Porto Velho. Segundo o órgão, o comando está dando toda assistência para a família da vítima e já instaurou um inquérito policial militar para apurar o incidente.
G1/montedo.com

28 de novembro de 2015

Modelo americano: China faz maior reforma militar desde os anos 50 e anuncia base militar no exterior

Com mudança comandada por Xi Jinping, Forças Armadas chinesas se afastam de modelo soviético e passam a ter estrutura similar à americana
O Exército chinês quebrou décadas de oposição à abertura de bases militares no exterior quando anunciou quinta-feira a construção de sua primeira base, localizada em Djibouti, África.
Em coletiva de imprensa o Ministério da Defesa da China anunciou o aprofundamento das reformas da defesa e do exército. O porta-voz do ministério, Yang Yujun, revelou que as reformas serão realizadas de cima para baixo e passo a passo.
“Desta vez, as reformas militares visam consolidar o sistema de administração do exército, aperfeiçoar o mecanismo de comando conjunto de todos os tipos de forças armadas, melhorar a estrutura e a envergadura do exército, reduzir 300 mil efetivos, construir o novo mecanismo de educação e treinamento, impulsionar reformas das políticas do exército, promover o desenvolvimento conjunto militar e civil, fortalecer a polícia militar, e estabelecer o sistema jurídico militar com características chinesas.”
Segundo os planos das reformas, serão criados diversos departamentos subordinados às comissões militares e órgãos de liderança do exército terrestre. Além disso, serão reestabelecidas regiões de batalha e órgãos de comando para operações conjuntas.
Com El Mundo, China.com e Valor

A história secreta da AMAN

No início de 1943, tempo de II Guerra Mundial, a construção da AMAN havia parado por falta de verbas; funcionava no Rio a velha Escola Militar de Realengo, instituição que formou muitos militares conhecidos no século passado, como Castello Branco e os outros generais presidentes.
Naquela época uma das diversões do cadete era montar nos dias de folga. Oito amigos nos fins de semana costumavam cavalgar. Oito companheiros inseparáveis saíam sempre juntos. Irmãos por escolha, por opção. Em algumas noites eles costumavam sorrateiramente cavalgar até uma boate de mulheres que havia em Botafogo.
Certa noite, eles montaram nos cavalos escondidos no mato e com um grito de comando dispararam pela estrada de barro retornando a Realengo. Quando passavam por uma rua, viram numa esquina escura quatro homens assaltando, batendo num senhor que pedia clemência, que não lhe matassem.
Os oito cadetes não precisaram combinar, puxaram as rédeas e os cavalos dirigiram-se para o local do assalto, desmontaram dos cavalos ainda a galope, e agarraram os bandidos. Dois socorreram o cidadão que já devia ter mais de 50 anos, os outros prenderam os marginais. O velho ferido foi deixado num hospital.
Na segunda-feira durante a formatura matinal, o comandante da Escola pediu à tropa para que os cadetes que tinham salvado a vida de um cidadão se apresentarem, o filho desse senhor estava ali para agradecer. Os oito amigos não se revelaram, receio de pegar cadeia. Só depois do comandante muito insistir e promessa de não haver punição, os cadetes se apresentaram.
Foram levados à presença do velho no hospital. Era nada mais nada menos que Henrique Lage, um dos homens mais ricos do Brasil, donos de empresas, inclusive o Loyde Nacional, companhia de navios que fazia a costa brasileira.
O rico senhor agradeceu aos cadetes e perguntou qual a precisão de cada um, eles dissessem o que queriam. Os oito amigos pediram para pensar. Reuniram-se, discutiram muito. No outro dia foram ao ricaço, nada queriam para eles, pediam que ele ajudasse a terminar a construção da Academia Militar das Agulhas Negras que estava paralisada.
O velho deu a ordem, mandou buscar o mais fino mármore de Carrara na Itália para o revestimento, mandou comprar todo o piso da Academia em granito. Até hoje perdura o luxo e a suntuosidade daquele belíssimo conjunto arquitetônico.
A AMAN é considerada a mais bonita Academia Militar do mundo, graças à digna história dos oito cadetes, hoje anônimos militares reformados de nomes esquecidos, mas o belo gesto, a coragem, o destemor e o amor à sua Escola tornaram-se lenda, sempre lembrada nas reuniões militares.

Nota d Editor, Luiz Mergulhão
A historia dos cadetes pode ser inverídica. Meu padrasto, Aspirante de 43 (Engenharia) do Realengo gostava de contar esta história. Mas o fato da doação do mármore de carrara é verdadeira.
As atividades de Henrique Lage como armador o aproximaram dos militares da Marinha do Brasil e do Exército, entre os quais fez grandes amigos e admiradores. Foi o primeiro civil, e durante muitos anos o único, a ostentar no peito a Comenda da Ordem do Mérito Militar, que lhe foi outorgada, em caráter especial, pelo próprio Presidente da República - Getúlio Vargas. Ostentava, em sua lapela, o botão representativo, demonstrando o apreço que dedicava à condecoração recebida.
Os Cadetes da Escola Militar, aos quais estimava como filhos, tinham tratamento especial em seus navios e muitos dos atuais oficiais superiores e Generais do Exército Brasileiro foram passageiros "de cortesia" em seus ITAS, durante as férias escolares, a fim de visitarem seus parentes na terra natal. Instituiu o "Prêmio Henrique Lage" para o 1º colocado de cada turma e a "Taça Lage” para ser disputada em competições esportivas entre as Escolas Naval e Militar. Doou todo o mármore empregado na Academia Militar das Agulhas Negras, pois, mantendo uma grande amizade com o Marechal José Pessoa, o grande idealizador e incentivador da construção da AMAN, fez questão de participar do empreendimento.
Até hoje nos registros da Academia consta o nome de Henrique Lage como cadete numero 0001 sendo a ele distribuído o espadim de mesmo número.
Sangue Verde Oliva/montedo.com

Armado e perigoso: cruzador russo Moskva chega à Latakia na Síria

Russian-cruiser-RFS-Moskva-aerial
Navio de 11.500 toneladas e 186 metros de comprimento armado até os dentes chega a latakia na costa da Síria para proteger os aviões russos
O cruzador Moskva está equipado com uma versão naval do longo alcance do sistema de defesa aérea S-300. Além de mísseis anti-aéreos, o navio russo está armado com mísseis anti-navio, foguetes anti-submarino e torpedos.
A belonave pode cobrir todo o sul da Turquia a partir de Latakia, certificando-se que a partir de agora aviões russos estarão seguros no ar.

ussr-varyag-1989-slava-class-project-1164-missile-cruiser
Sputniknews, via Poder Naval/montedo.com

27 de novembro de 2015

Associação de militares é homenageada pelos vereadores do RJ

Rio - Nesta quinta-feira (26),  na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi realizada uma solenidade em homenagem aos militares das Forças Armadas e Auxiliares, numa iniciativa do vereador João Mendes (PRB). 
Kelma Costa, presidente da UNIFAX (União Nacional de Familiares de Militares das Forças Armadas e Auxiliares) esteve representando a família de todos os militares espalhados pelos quatro cantos do país.

Submarino nuclear afunda nos cortes orçamentários

O comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Ferreira, tem se reunido regularmente com o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, com o objetivo de discutir medidas capazes de destravar a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro. Jaques Wagner, que até o mês passado comandava a Pasta da Defesa, acompanha de perto todas as gestões em torno do assunto. As Forças Armadas têm se mostrado flexíveis na busca de soluções para o financiamento do enriquecimento de yellow cake com gás – única das etapas de todo o processo de beneficiamento do urânio que o Brasil não domina. A ponto, inclusive, de renegar antigas convicções. Não há da parte da Marinha objeções à mudança na legislação de forma a permitir a participação minoritária de investidores privados em toda a cadeia de beneficiamento do urânio. A questão é que faltam dotações orçamentárias, a situação piorou bastante e o ministro Joaquim Levy não faz deferência entre setores estratégicos ou não.
Relatório Reservado/montedo.com

26 de novembro de 2015

Abin, Polícia Federal e Exército batem cabeça sobre a segurança da Rio 2016

RIO 2016: GRUPOS DE INTELIGÊNCIA NÃO SE ENTENDEM
Cláudio Humberto
Membros da Polícia Federal estão estarrecidos com o planejamento de segurança para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Embora o governo fale em “sistemas”, “inteligência”, “monitoramento e controle”, na verdade quase nada é feito pelas chefias dos órgãos de inteligência do governo. A própria PF não se dá com a Agência Brasileira de Inteligência, que não se dá com a inteligência do Exército, etc, etc.

NO ESCURO
O governo nem sequer tentou obter a cooperação ou apoio de órgãos de inteligência estrangeiros como Mossad, CIA, NSA, MI6, DGSE, etc.

RESTRITOS PELA LEI
Arapongas nem sequer podem monitorar suspeitos de terrorismo: a Abin não pode e a Polícia Federal só faz com inquérito em andamento.

DESINTELIGÊNCIA
A Interpol pediu informações sobre o que fazia no Brasil um suspeito de ligação à Al Qaeda. Órgãos do governo desconheciam do fato.
DIÁRIO do PODER/montedo.com

Dilma dispensa vistos para estrangeiros durante Olimpíada. "Não é bom para a inteligência, segurança e defesa", diz general

QUE TERRORISMO?
DILMA IGNORA CAUTELA CONTRA O TERROR E SANCIONA LEI DISPENSANDO VISTOS
MILITARES ACHAM A LEI UMA TEMERIDADE, FACE RECENTES ATENTADOS
Cláudio Humberto
A presidente Dilma Rousseff decidiu ignorar as recomendações da área militar, em razão dos recentes atentados terroristas, e sancionou a lei aprovada pelo Congresso que prevê a dispensa de visto para estrangeiros, durante quatro meses, entre junho e setembro do ano que vem, para facilitar a entrada dos atletas e turistas que desejarem vir ao Brasil para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2016.
A presidente – que resiste a qualquer legislação antiterrorismo - entendeu que a liberação do visto não colocará em xeque a segurança do Brasil, apesar de o rigor nas fiscalizações em todo o mundo terem aumentado, em decorrência dos ataques terroristas feitos pelo Estado Islâmico na França e no Mali. O entendimento final do governo foi que existem “outros mecanismos” de controle e que o visto serve, principalmente, para verificação do fluxo migratório.
O foco do governo com essa medida é atrair turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e China. A área militar era contra a liberação do visto sob a alegação de que será menos uma porta de controle de entrada de estrangeiros.
O chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardis, disse que esta proposta “deveria ser revista, face a nova situação e conjuntura”. Para ele, “a avaliação do ponto de vista da inteligência, segurança e defesa, não é bom”.
O diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza, embora tenha dito que “a possibilidade de prática de um atentado não dependeria de um visto”, reconheceu que eliminá-lo é uma barreira a menos.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) defende a regra da reciprocidade, ou seja, tem visto para país que exige visto.
A Secretaria de Grandes Eventos do Ministério da Justiça e o Ministério do Turismo defendem a liberação, sob a alegação de que ela não oferece riscos migratórios e nem ameaça à segurança nacional.
O visitante estrangeiro nem sequer precisará comprovar que possui ingressos para assistir a qualquer evento das modalidades desportivas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
DIÁRIO do PODER/montedo.com

O jogo que virou lenda

Dez anos da Batalha dos Aflitos

Nunca houve algo igual na história do futebol

O Blog errou


Na notícia 'Motorista de general e outros três militares do Exército são presos por roubo no Pará', de 14 de novembro, informamos que o cabo Bruno Alef Araújo da Silva seria motorista do general chefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte. O militar é motorista sim, mas do subchefe do EM do CMN.
A notícia original já foi retificada.

25 de novembro de 2015

Sargento reformado do Exército, pastor é morto à queima-roupa em MG

Pastor é morto na frente de casa no São Judas Tadeu

MICHELE MEIRELES

Juiz de Fora (MG) - Um pastor da igreja evangélica Tabernáculo do Espírito Santo foi morto com tiros na cabeça à queima-roupa no portão de sua casa, no início da tarde desta quarta-feira (25), no Bairro São Judas Tadeu, Zona Norte de Juiz de Fora. O crime ousado, registrado em uma via movimentada e a poucos metros de uma escola, chocou a população, que afirma que João Carlos de Brito, 54 anos, não tinha desafetos. O assassinato foi o segundo registrado na cidade em um intervalo de três horas. Pela manhã, outro homem havia sido morto, na Vila Ideal, Zona Sudeste.

No episódio de São Judas Tadeu, segundo informações da Polícia Militar, o pastor, que era também sargento reformado do Exército, foi executado por um criminoso que o aguardava do lado de fora de sua residência, localizada na Rua Monsenhor Francisco de Paula Salgado. O suspeito estava do outro lado da rua e, por volta de meio-dia e meia, disparou quando a vítima ia entrar em seu veículo, na companhia da esposa. Após o crime, a mulher relatou aos policiais que o marido ainda ergueu as mãos. Depois de João Carlos cair no chão, o atirador fez pelo menos mais dois disparos contra a cabeça dele. O assassino fugiu a pé e, poucos metros a frente do local do homicídio, embarcou em uma moto, na companhia de um comparsa.
O Samu foi acionado e realizou os primeiros socorros à vítima no local. Porém, o pastor não resistiu. A área onde João Carlos foi morto precisou ser isolada para os trabalhos da perícia da Polícia Civil. A polícia não sabe a motivação para a execução. O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios.

“Vida reta e em Deus”
Vizinhos, conhecidos e parentes do pastor estavam sem entender o que poderia ter motivado o assassinato. Um dos fiéis de sua igreja, Emerson Lopes, dissse que João Carlos havia fundado o Tabernáculo do Espírito Santo há cerca de seis anos e que, ontem à noite, ocorreria um culto. A igreja fica no Bairro Santa Cruz, também na Zona Norte. Outro templo funcionava na cidade de Santos Dumont há três anos. Conforme Emerson, o pastor realizava obras sociais na região, como entrega de cestas básicas, e também fazia visitas a hospitais da cidade. “Não dá para entender o que houve. Ele era um homem de vida reta, em Deus. Se dedicava totalmente à igreja. Esta situação nos faz pensar em que lugar estamos seguros? Antes, evitando alguns locais e horários, estávamos em segurança. E agora?” Segundo o integrante da igreja, hoje ocorre a formatura no curso de sargentos do Exército de um dos filhos da vítima. “É uma tristeza muito grande”, finalizou.
Tribuna de Minas/montedo.com

Cortando na carne: Exército deve extinguir quatro unidades e cortar pela metade efetivo de outras quatro

Extinção
Além do 56º Batalhão de Infantaria Motorizado (Campos - RJ), correm o risco de ser extintas a Companhia de Comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (São Gabriel da Cachoeira - AM), a 14ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Olinda - PE) e a Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá - MS).

Redução de efetivo nos Pampas
As unidades de cavalaria blindada do RS, situadas em São Gabriel. Alegrete e Sao Luís Gonzaga deverão perder um Esquadrão de Fuzileiros e um Esquadrão de Carros de Combate cada.

Rebaixamento
Já o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado, de Itaqui (RS), terá seu efetivo reduzido pela metade, permanecendo com dois esquadrões e um núcleo de Comando e receberá nova denominação. Passará a se chamar 1º/1º R C Mec.

Leia também
Cortando na carne: Exército deve desativar unidades e reduzir número de recrutas nos próximos dois anos

Bingo! Batalhão do Exército deve ser desativado após a Olimpíada

A matéria confirma a informação publicada  no blog neste domingo (22):

Depois dos Jogos OlímpicosAs ações que envolvem unidades envolvidas diretamente com a Olimpíada só seriam implementadas após os Jogos.

56º BI pode ser desativado após Jogos Olímpicos
O comandante do 56º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército Brasileiro, tenente coronel Cleiton Souza Cruz, está preparando a defesa de permanência da unidade em Campos, a ser entregue a 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, no Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (27). Segundo Cruz, o 56º BI poderá ser desativado após os Jogos Olímpicos de 2016, conforme proposta apresentada durante a 302ª Reunião do Auto Comando do Exército (ACE), realizada em 30 de outubro deste ano, em Brasília. Um movimento nesta segunda-feira no calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no centro de Campos, chamou a atenção da população para o possível fechamento da unidade.
O comandante esclareceu que, através da documentação da 302ª Reunião, os generais solicitaram que ele fizesse uma espécie de argumentação, defendendo ou não, a permanência do batalhão em Campos. “Na minha primeira argumentação defendi pela permanência. O batalhão tem história e uma ligação muito forte com a cidade. Campos é uma cidade muito boa e tenho militares que gostam da cidade”.
Leia também
Cortando na carne: Exército deve desativar unidades e reduzir número de recrutas nos próximos dois anos
Abaixo-assinado e reportagens
Segundo Cruz, a proposta de desativar o 56º BI foi da Secretaria de Economia e Finanças do ACE em função da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo Federal. “Dentro da LOA, o governo anunciou que haverá muitos cortes dentro das Forçam Armadas para o período de 2016 e 2017, com reflexos para o Exército, que terá que listar o que é prioridade”, ressaltou.
De acordo com Cruz, o fechamento do quartel poderá causar um impacto negativo para Campos e região. “Nós temos no 56º BI 1.700 usuários do sistema de saúde, que são os ativos, inativos, pensionistas e dependentes. Caso feche o batalhão, este público terá que buscar pelo atendimento em outras unidades mais próximas. Campos é uma referência nacional, pois muitas pessoas de outros municípios e estados são atendidos no 56º BI, e isso faz parte da minha defesa”, lembrando que a despesa com a folha de pagamento de pessoal é de R$ 75 milhões por ano.

Movimento
Segundo o organizador do movimento, Joilson José Terra, estão sendo recolhidas assinaturas que poderão chegar às mãos da presidente Dilma Rousseff. Segundo Terra, o abaixo-assinado e reportagens de jornal do movimento anterior serão levados ao comandante do 56º BI, tenente-coronel Cleiton Sousa Cruz, para que ele encaminhe ao Ministério do Exército.
O DIÁRIO/montedo.com

Mesmo com corte de verbas, Dilma abusa do uso de helicóptero da FAB

Dilma corta até salário, mas não o helicóptero
Em 2 meses, Dilma usou o helicóptero 28 vezes; o gasto estimado é de R$ 28 mil
Apesar de ter proibido a viagem em primeira classe para ministros e determinado que eles compartilhem voos para economizar, além de reduzir os salários do primeiro escalão do governo como sinal de "corte na própria carne" em tempos de ajuste fiscal, a presidente Dilma Rousseff não dispensou o uso do helicóptero VH-35 para se deslocar entre a Base Aérea de Brasília e o Palácio da Alvorada, residência oficial da chefe do Executivo.
Segundo o Google Maps, os 21,6 quilômetros entre os dois pontos podem ser percorridos de carro em 23 minutos, quando não há engarrafamentos. De helicóptero, são 5 minutos de ida e 5 de volta.
O Planalto não divulga o gasto da operação, alegando questões de "segurança" da presidente da República. Mas, segundo consulta feita pelo jornal "O Estado de S. Paulo" às empresas de táxi aéreo, tomando por base a versão civil do helicóptero presidencial - o EC-135, semelhante ao VH-35 -, a hora voada custa de R$ 12 mil a R$ 13 mil. Ou seja, proporcionalmente, cada viagem de cinco minutos feita pela presidente entre o Alvorada e a Base Aérea custaria cerca de R$ 1.000.
O uso frequente do helicóptero por Dilma, em tempos de verbas contingenciadas, está incomodando militares da Força Aérea, porque o desembolso dos gastos dos voos é feito na conta da FAB, que, a exemplo de todas as demais pastas, sofreu drástico corte de verbas.
É fato que os pilotos dos helicópteros precisam cumprir as horas de voos mínimas previstas para se capacitar. Mas a queixa é que o uso intenso do helicóptero está consumindo recursos que poderiam ser distribuídos para treinamento dos pilotos nos demais equipamentos da Aeronáutica, e não só nesse modelo.

Voos
O ajuste fiscal foi anunciado em 14 de setembro. De lá para cá, a presidente usou o helicóptero 28 vezes para ir ou voltar da base. Como cada trecho custaria em torno de R$ 1.000, nos últimos dois meses teriam sido gastos R$ 28 mil para percorrer um trajeto que poderia ser feito de carro, dado que Dilma tem batedores à disposição.
Na madrugada de segunda para terça da semana passada, por exemplo, quando desembarcou na Base Aérea de Brasília, por volta das duas horas da madrugada, chegando da viagem à Turquia, mesmo sem o menor trânsito ou qualquer problema que impedisse o seu rápido deslocamento até o Palácio da Alvorada, a presidente fez o curto trajeto de helicóptero.
Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, antecessores de Dilma, também usaram os helicópteros da FAB entre o Alvorada e a Base Aérea, mas em menor frequência. Em 2004, um ano depois de deixar o poder, FHC, em entrevista, disse que sentia falta de duas coisas de quando era presidente: "do helicóptero, um instrumento de trabalho extraordinário" e "da piscina do Alvorada".
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Planalto informou que não se manifestaria, já que o assunto envolve a segurança da presidente. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
UOL/montedo.com

Vídeo: Turquia abate avião de guerra russo

Fontes militares turcas dizem que avião de combate foi abatido junto à fonteira com a Síria depois de violar espaço aéreo turco. Trata-se de um Sukhoi 24, de fabrico russo. O ministério da Defesa russo confirma que avião pertence à sua frota mas nega ter violado espaço aéreo. Segundo os media turcos os pilotos conseguiram ejectar-se a tempo.
euronews/montedo.com

Operação do Exército mobiliza 3.000 homens no RJ e SP

Exército realiza Operação Agulhas Negras em nove cidades da região
O Exército Brasileiro deu início, nesta segunda-feira (23), o exercício militar Agulhas Negras, denominada neste ano de Operação Catuçaba. A operação é um exercício de defesa externa, previsto no Programa de Instrução Militar e faz partes do período de adestramento avançado de militares que compõem a 2ª Divisão de Exército. Cerca de 3 mil militares participarão do treinamento.
A operação é realizada sob forma de um exercício de campanha integrado, aonde será retratado um quadro de guerra em amplo aspecto entre os países fictícios Azul/Marrom x Amarelo. O máximo de realismo será aplicado em todas as ações desenvolvidas pelos participantes, visando capacitar a tropa para operações ofensivas e de pacificação, bem como exercitar a ação de comando e capacidade de liderança em todos os níveis.
Participam da operação soldados da 11ª Brigada de infantaria Leve (Campinas); da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (Caçapava); Brigada de Infantaria Paraquedista (Rio de Janeiro); Comando de Aviação do Exército (Taubaté); 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Rio de Janeiro); 1º Batalhão de Guerra Eletrônica (Brasília-DF).
Helicópteros; blindados, fuzis, metralhadores e obuseiros são alguns dos equipamentos que serão utilizados pela tropa durante o treinamento.
Além da ação militar, há também a previsão de realização de ações de cunho cívico-social em algumas cidades.
As cidades de Pindamonhangaba, Cunha, Lagoinha, Guaratinguetá, Paraibuna, Roseira, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Taubaté deverão ter a presença dos militares.
A operação seguirá até o dia 2 de dezembro.

RECOMENDAÇÕES
Se encontrar qualquer tipo de artefato militar, não mexa e informe através ao telefone (11) 97335-0460.
Haverá utilização de munições de exercício durante as atividades das tropas e a população não precisa se alarmar se ouvir disparos ou detonações, pois não há riscos, segundo informa a 2ª DE.
Porta R3/montedo.com

À porta! Preparar! Verificar equipamento!

Sensacional!


C-130 Hércules na Força Aérea Brasileira:A FAB hoje usa os C-130 para transporte de carga, transporte de tropas, apoio ao programa Antártico Brasileiro, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo e busca e salvamento, tendo 23 aeronaves em uso.Aeronave: C-130 HérculesZona de Lançamento: Rua Mario BarbedoAltitude: 3 pésMestre de Salto: Alfa Saltador: DuduCâmera: Ana Carolina Conclusão: Deu merda!!
Posted by Alfa Alfa on Domingo, 22 de novembro de 2015

24 de novembro de 2015

Forças Armadas estão proibidas de impor limite de idade em seleções temporárias

Lorena Pacheco
A frequência em que a participação nas seleções das Forças Armadas é limitada pela idade dos candidatos motivou uma ação civil de autoria do Ministério Público Federal. O processo tramitou na Justiça desde fevereiro deste ano e foi analisado pela 3ª Vara Federal em Brasília na semana passada. Segundo a decisão, o critério de exclusão é inconstitucional.
Tudo teve início quando candidatos de um concurso aberto em 2014, pelo Exército, foram impedidos de se inscrever na seleção e reclamaram ao MPF. Segundo o procurador da República Paulo Rocha Júnior, o edital só poderia impor o limite se isso estivesse previsto em lei e não em regramentos internos.
O argumento foi acatado pela juíza Kátia Balbino Ferreira, que, por meio de tutela antecipada, proibiu a imposição de idade até que uma lei sobre o caso seja regulamentada.
Papo de Concurseiro (Correio Braziliense)/montedo.com

Messias Dias: IPM está com o Ministério Público Militar

O Inquérito Policial Militar aberto contra o Tenente Messias Sant'Ana Dias pelo Comandante da Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador (EsFCEx/CMS), está nas mãos do Ministério Público Militar. 
Você lembra, o militar ganhou notoriedade por denuciar irregularidades na elaboração do Quadro de Acesso, ingressar na Justiça e ser promovido ao QAO em ressarcimento de preterição em tempo recorde pelo Exército, além de publicar as 'Cartas ao Comandante do Exército'.
Leia também
'Conjunto da obra': tenente do Exército foi indiciado em IPM sem motivo determinado, diz advogado
Mais sobre o Tenente Messias Dias
Motivo determinado
Diferentemente do que informou o advogado do militar, foi solicitado o idiciamento de Messias Dias no Artigo 166 do Código Penal Militar, que é muito claro:
"Publicar o militar ou assemelhado, sem licença, ato ou documento oficial, ou criticar públicamente ato de seu superior ou assunto atinente à disciplina militar, ou a qualquer resolução do Govêrno:
   Pena - detenção, de dois meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave."
O processo foi distribuído ao Procurador Samuel Pereira, da Procuradoria da Justiça Militar de Salvador.

Militar do Exército foge da polícia, mas é preso após levar tiro no pé

Viviane Oliveira
Campo Grande (MS) - O militar do Exército Felipe Rodrigues da Silva, 19 anos, tentou fugir da polícia mas foi detido após levar tiro no pé. Ele conduzia uma motocicleta sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e não obedeceu a ordem de parada da polícia. O caso aconteceu na tarde de ontem (22), na Rua Tembes, no Jardim Leblon, em Campo Grande.
Conforme boletim de ocorrência, a Polícia Militar fazia rondas no Bairro Tijuca, quando um rapaz que pilotava uma Titan e estava com um passageiro, viu a viatura e tentou fugir na contramão. Os militares acompanharam o jovem e deram ordem de parada, mas ele não obedeceu e continuou a fuga.
Depois de um tempo, os policiais conseguiram abordar os rapazes, mas só o garupa se entregou, Filipe que pilotava a moto tentou atropelar um dos policiais e fugiu novamente. Um dos militares, então, atirou no pneu da moto, mas mesmo assim o rapaz conseguiu fugir do local passando por cima da calçada. O passageiro da moto foi revistado e em seguida liberado.
A polícia conseguiu prender o jovem só depois que foi informada que uma pessoa na região havia acionado o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), porque foi atingido com tiro no pé. Os policias foram até o endereço e conseguiram localizar Felipe.
À polícia, o rapaz relatou que fugiu porque não tem CNH e por ser militar do Exército não concordava em ser abordado por forças auxiliares. Ele recebeu voz de prisão e foi levado pelo Samu para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida e em seguida ao Hospital Geral, onde ficou sob custódia da Polícia do Exército.
O rapaz vai responder por resistência e falta de habilitação para dirigir. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga.
CAMPO GRANDE NEWS/montedo.com

23 de novembro de 2015

Cortando na carne: Exército deve desativar unidades e reduzir número de recrutas nos próximos dois anos

Publicação original: 22 nov (22h45min)

A 302ª Reunião do Alto Comando do Exército, realizada no final de outubro, não tratou apenas da remoção do General Mourão do Comando Militar do Sul. O principal tema abordado foi a adequação da Força aos cortes orçamentários dos dois próximos anos.
As medidas estudadas são bastante severas e incluem desativações e transformações de Organizações Militares e redução drástica do efetivo de recrutas.

Hibernação e Desativação
Hibernação Total (HT) e Hibernação Parcial (HP) são as expressões da moda na cúpula do Exercito. Diversas OM  poderão ficar sem efetivo em algumas  subunidades (HP), outras sem efetivo nenhum (HT), por tempo indeterminado. Ao menos um batalhão e três subunidades poderão ser desativados.

Fora
Não seriam atingidas pelas medidas as Unidades dos Comandos Militares do Norte e da Amazônia. Também estariam de fora os Batalhões de Engenharia, de Polícia do Exército, de Guardas e Logísticos e as subunidades isoladas de Cavalaria, Engenharia e Comunicações. A tropa de pronto emprego também não seria afetada.

Depois dos Jogos Olímpicos
As ações que envolvem unidades envolvidas diretamente com a Olimpíada só seriam implementadas após os Jogos.

Sai, recruta!
Para manter uma subunidade funcionando, o Exército gasta em torno de R$ 837 mil por ano, fora o custo com 60 recrutas (em média) que chega a R$ 780 mil. O valor total ultrapassa R$ 1,6 milhões anuais. A intenção é economizar R$ 97 milhões anualmente, através da ‘racionalização’ de 60 subunidades.


Tenente coronel do Exército é absolvido de deserção: um fato, duas versões.

O Conselho Especial de Justiça da Auditoria de Porto Alegre absolveu por unanimidade, no último dia 11,  um tenente coronel do Exército acusado de deserção.
A notícia publicada no Blog o Direito do Militar descreve os fatos:

Tenente-Coronel do Exército é absolvido do crime de Deserção
O Conselho Especial de Justiça da 1ª Auditoria da 3ª CJM de Porto Alegre, por unanimidade, em 11 de novembro de 2015, ABSOLVEU um Tenente-Coronel que havia sido denunciado pelo Ministério Público Militar por, supostamente, ter cometido o crime de Deserção.
O caso encontra poucos precedentes judiciais, uma vez que o crime tipificado no Art. 187 do CPM é mais comum entre soldados e graduados do que entre Oficiais.
O fato teria ocorrido em 2014, quando o acusado, encontrando-se separado de sua família por conta de uma movimentação indevida (também anulada pela Justiça Federal), e servindo em Porto Alegre, teve que tirar férias para ir atender sua filha que estava doente na cidade de Natal-RN.
Lá chegando, e verificando a gravidade da situação, comunicou a 7ª Região Militar, por meio de uma 'parte de doente', de que necessitava tirar Licença para tratamento de saúde.
O Oficial protocolou dois pedidos de Licença: LTSP e LTSPF, em face de também encontrar-se em tratamento médico.
Os requerimentos não encontraram receptividade e nem tiveram o andamento administrativo esperado.
Para piorar a situação, foram designadas Juntas de Inspeção de Saúde onde deveria o Oficial comparecer em datas certas, e encontrando-se adoentado em sua residência familiar, além de não receber qualquer intimação pessoal para comparecimento na JIS, também não recebeu sequer a visita de um médico para avaliar a gravidade da situação pessoal comunicada por meio de regulares requerimentos encaminhados pelo advogado da família.
O Oficial, cientificado por seu advogado de que já havia sido lavrado um Termo de Deserção pelo Comandante da OM a que pertencia em Porto Alegre, apresentou-se, antes do oitavo dia após a lavratura da deserção, com seu advogado, perante o Diretor do Hospital Militar de Natal-RN.
O Diretor do Hospital, ante a apresentação voluntária e regular, liberou o Oficial para aguardar em casa e comunicou a apresentação em Boletim e por Ofício ao Cmt da 7ª Região Militar.
Não obstante, e de forma absolutamente arbitrária, foi enviada uma guarnição com sete homens para render e prender o Oficial, em sua residência.
Surpreso e ainda adoentado, o Oficial não resistiu a prisão, sendo conduzido para um quartel de infantaria em Natal. Encaminhado para avaliação de perito médico, foi considerado INCAPAZ e confirmado o seu diagnóstico.
Posteriormente, o Juiz Auditor da 1ª Auditoria da 3ª CJM, confrontado com a ampla prova médica, revogou a prisão e concedeu a liberdade provisória.
Após a oitiva de várias testemunhas e prova documental, designou-se data para o julgamento do Oficial.
Na sessão de julgamento, o próprio Ministério Público Militar pediu pela absolvição do Oficial, reconhecendo a insustentabilidade da acusação.
A defesa ainda sustentou oralmente que não só a Deserção, mas também a prisão constituíram verdadeiros abusos cometidos contra o Oficial.
O Conselho Especial de Justiça, em face da enorme dúvida acerca até do cometimento do crime, absolveu o acusado sob o princípio do IN DUBIO PRO RÉU.
O advogado MAURÍCIO MICHAELSEN defendeu o Tenente-Coronel.

No site do STM, uma versão 'plastificada' do mesmo caso:

Auditoria de Porto Alegre absolve tenente-coronel da acusação de deserção após reconhecer inconsistência de provas 
Em julgamento ocorrido no dia 11 de novembro, na Auditoria de Porto Alegre (RS), o Conselho Especial de Justiça para o Exército absolveu um tenente-coronel do Exército acusado de deserção, crime previsto no artigo 187 do Código Penal Militar.
A denúncia descrevia que o oficial deixou de comparecer, injustificadamente, à inspeção de saúde para a qual foi intimado e, permanecendo ausente por mais de oito dias, consumou o crime de deserção.
A fundamentação da sentença absolutória baseou-se especialmente na imprecisão da denúncia no que se refere à capitulação e à descrição dos fatos, uma vez que a conduta “deixar de se apresentar para inspeção de saúde” se enquadraria, em tese, como crime de desobediência, não como de deserção. Além disso, a Parte de Ausência e o Termo de deserção continham dados incorretos e incompatíveis com o histórico dos fatos.
O réu apresentava diversos problemas de saúde, tendo inclusive, recebido o diagnóstico de incapacidade definitiva para a atividade militar e reforma em exame realizado no início do ano. Posteriormente, novo diagnóstico considerou o acusado apto para o serviço militar, o que gerou dúvida sobre a sua imputabilidade.
Assim, o Conselho Especial de Justiça para o Exército (CEJEx) decidiu, por unanimidade, absolver o Tenente-Coronel, com base no art. 439, e por não existir provas suficientes para a condenação.
O Conselho Especial de Justiça é constituído pelo juiz-auditor e quatro juízes militares, sob a presidência, dentre estes, de um oficial-general ou oficial superior, de posto mais elevado que o dos demais juízes, ou de maior antiguidade, no caso de igualdade. Compete ao Conselho Especial de Justiça processar e julgar oficiais, exceto oficiais-generais, nos delitos previstos na legislação penal militar.

Imagem do dia

Thatcher ameaçou Brasil por apreender avião durante guerra das Malvinas

Reportagem do 'Sunday Express' diz que thatcher ficou furiosa com
ação do Brasil durante guerra das Malvinas

Daniel Buarque
Documentos secretos da diplomacia britânica recém-revelados mostram que a premiê Margaret Thatcher ficou “furiosa'' com o Brasil durante a Guerra das Malvinas, nos anos 1980.
Segundo o jornal “Sunday Express'', Thatcher chegou a ameaçar o Brasil de “sérias consequências'' depois que o país apreendeu um bombardeiro inglês que precisou pousar no Rio.
Telegramas do Foreign Office, o ministério de relações internacionais inglês, de 1982, mostram que a premiê pediu uma intervenção dos Estados Unidos contra o Brasil.
“Nas circunstâncias, brasileiros não devem ter dúvidas de que o governo de sua majestade considera que a revogação da decisão anunciada ontem [de liberar o avião] terá consequências muito sérias'', dizia o telegrama enviado pela premiê à embaixada britânica no Brasil.
O jornal explica que o bombardeiro Vulcan precisou fazer um pouso de emergência no Brasil depois de atacar um radar argentino nas Mavinas. O Brasil teria cedido a pressões argentinas para confiscar o avião, até que Inglaterra e EUA entraram na disputa diplomática.
O Brasil acabou liberando o bombardeiro uma semana depois, poucos dias antes do fim do conflito entre Reino Unido e Argentina.
Blog do BRASILIANISMO/montedo.com

O General Villas Bôas subiu no telhado...

DILMA QUASE DEMITIU O COMANDANTE DO EXÉRCITO
Cláudio Humberto
Certamente à procura de crises, como se achasse pouco a atual, Dilma quase demitiu o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, por ele divergir de eventual emprego de tropas contra manifestações pelo impeachment, dia 15 passado. Tudo foi superado a tempo, até com a mediação do ministro Aldo Rebelo (Defesa), cuja assessoria nega o caso. Mas os gritos de Madame ainda ecoam no Planalto.

PUNIÇÃO ‘AMENA’
Dilma anda com o general Villas Bôas entalado: ela achou “amena” a punição ao general rebelde Antônio Mourão, crítico do seu governo.

MAIS UM
Por autorizar um tributo ao coronel Brilhante Ustra, suposto torturador, o general Mourão foi destituído do III Exército [CMS] para virar um burocrata.

OS ‘INTOCÁVEIS’
Dilma também não gostou quando Villas Boas cumpriu a lei e cassou medalhas militares de mensaleiros tipo Genoino e João Paulo Cunha.
DIÁRIO do PODER/montedo.com

Microencefalia: governo pode usar Forças Armadas no combate ao vírus Zika

Na batalha contra o vírus zika, governo discute uso das forças armadas e até repelentes
O governo analisa campanhas publicitárias para orientar a população e discute com especialistas e parlamentares do uso das forças armadas para combater o Aedes Aegytp, à distribuição de telas protetoras. Medidas focadas nas gestantes terão prioridade.
Na epidemia da gripe A, escolas deram licença a professoras grávidas; ações excepcionais poderão ser adotadas, mesmo uma negociação com a indústria para repelentes próprios para gestantes. O diretor em vigilância e epidemia Cláudio Maierovitch disse que o maior obstáculo é o pouco conhecimento se tem do vírus.
As medidas serão discutidas com todos os secretários estaduais e municipais de saúde na terça-feira em Brasília.
O vírus zika é novo no país. Há quem diga que chegou na Copa do Mundo. A microcefalia leva à morte o bebe em casos extremos: no RN foram quatro óbitos e 47 casos da anomalia, que, em geral, causa problemas neurológicos, motores, de fala em graus variados.


Iguatunotícias/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics