30 de abril de 2015

Ex-Comandante do Exército é substituído no Conselho de Administração da Petrobrás

EB fora da Petrobras
Novo Conselho de Administração da Petrobrás (Reprodução: montedo.com)

O Exército está mesmo "prestigiado" no desgoverno Dilma: perdeu ontem o posto que tradicionalmente ocupava no Conselho de Administração da Petrobras.
Nelson Carvalho, professor da USP especializado em contabilidade e auditoria, Segen Estefen, da Coppe/UFRJ, e Roberto da Cunha Castello Branco, ex-diretor de Relações com Investidores da Vale e hoje na Fundação Getulio Vargas (FGV) fazem parte do novo Conselhão da companhia.
Também foram aprovados os outros quatro nomes já antecipados pela União: Murilo Ferreira, presidente da Vale, e que vai presidir o Conselho de Administração, Luciano Coutinho, presidente do BNDES - conselheiro desde 2007 -, Aldemir Bendine, presidente da Petrobras, e Luis Navarro, da Veirano Advogados. (R. A.)
Alerta Total/montedo.com

Nota do editor
O General Fancisco Roberto de Albuquerque, ex-Comandante do Exército no primeiro governo Lula, ocupava uma vaga no conselho desde abril de 2007.

29 de abril de 2015

Imagem do dia

O milagre da vida: militares nepaleses resgatam um bebê de quatro meses dos escombros, 22 hora após o terremoto.

Pediu, mas não levou. Após participar de trotes violentos, ex-sargento do Exército pede indenização na Justiça.

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, na última semana, manter sentença que negou indenização a um militar que afirma ter sofrido tortura durante trote do Exército, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado, em Curitiba.
O autor lembra que, quando de sua promoção a terceiro-sargento, foi submetido a castigos corporais pelos militares veteranos. Afirmando ter sequelas físicas e psicológicas decorrentes do caso, a parte pediu indenização de R$ 30 mil por danos morais. Em primeira instância, a 5ª Vara Federal de Curitiba considerou o pedido improcedente e o militar recorreu ao tribunal, buscando a reforma da sentença.
A relatora do processo, juíza federal convocada para atuar no TRF4, Salise Monteiro Sanchotene, negou provimento à apelação. A magistrada citou o entendimento do primeiro grau, considerando que o próprio militar voluntariou-se a participar do trote, chegando a aplicar, ele mesmo, castigos físicos em outros colegas. Além disso, os autos do processo mostram que a parte mostrou contradição em seus depoimentos, não deixando clara sua participação no fato nem os danos psicológicos que afirma ter sofrido. (TRF/4)

Comento
O suposto 'torturado' foi parte ativa e passiva nos trotes aplicados aos sargentos recém promovidos no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (Curitiba). Tudo foi registrado em vídeo que foi mostrado com tons de escândalo em uma reportagem do Fantástico, em novembro de 2005, com direito à narração na cavernosa voz de Cid Moreira.
O caso, tratado como prática de tortura, teve repercussão imediata na mídia, causando inclusive o afastamento temporário do comandante do batalhão.

Na sindicância realizada na época, o futuro 'torturado' respondeu o seguinte:
'Perguntado se participou ativamente das atividades veiculadas no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, exibido em 13 de novembro de 2005, respondeu que sim. Perguntado de que maneira participou respondeu que passivamente, sofrendo as agressões demonstradas pela mídia e, posteriormente, aplicando chineladas nas plantas dos pés do Sgt Moscatelli.'
'Perguntado o que o levou a aceitar gratuitamente aquele tipo de 'brincadeira', respondeu que por ser uma 'brincadeira' em que todos participavam, voluntariou-se a participar'.
'Perguntado qual motivo que o levou a participar ativamente do ocorrido, respondeu que pelo fato de ser uma brincadeira, resolveu participar para não ficar de fora'
'Perguntado se tinha algo mais a declarar sobre os fatos objeto da sindicância, respondeu que era uma brincadeira que acontecia entre os terceiros sargentos, participando apenas os voluntários(negritei).

Como não obteve reengajamento e foi licenciado em março do ano seguinte, resolveu pedir na justiça indenização por danos morais no valor de R$ 300 mil. Não levou.

Para entender melhor a história, leia o relatório da Drª. Salise Monteiro Sanchotene.
Com informações do TRF/4

A bela e a soldado

Em passeio com a família pelo Oriente Médio a bela (com o perdão da redundância) Flávia Alessandra posa para foto ao lado de uma militar do exército de Israel.

Militar por militar, prefiro a Tenente Érica
Flávia Alessandra como a Tenente Érica, na novela Salve Jorge (Imagem: blo da Evellin Carvalho)

Exército vai atuar na retirada de famílias das áreas de risco em Salvador



Rua de Salvador inundada (Bahia em Pauta)
JOÃO PEDRO PITOMBO
DE SALVADOR

Um dia depois dos deslizamentos de terra que mataram ao menos 13 pessoas em Salvador, o governo federal anunciou que o Exército irá atuar na retirada de famílias de áreas de risco da capital baiana.
A decisão foi anunciada nesta terça-feira (28) após reunião do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).
Dez áreas de risco consideradas mais críticas serão alvo da ação, incluindo as regiões da San Martin e Bom Juá, onde houve os deslizamentos com vítimas. A prefeitura vai decretar situação de emergência nesses locais.
Segundo levantamento da prefeitura, a capital baiana tem cerca de 600 áreas consideradas de risco.
Até o final do dia, a prefeitura vai publicar um decreto delimitando qual será o raio de cada uma dessas áreas. Ainda não há uma estimativa de quantas famílias serão realocadas.
FOLHA DE SÃO PAULO/montedo.com

Intoxicação: após serem obrigados a comer raiz durante exercício, 24 soldados do Exército são hospitalizados no RS

SOLDADOS DO 4° RCB SE INTOXICAM DURANTE ATIVIDADE DE CAMPO
Soldados passam por atendimento da equipe do Hospital de São Luiz Gonzaga e médicos do regimento. Foto: Amanda Lima/Rádio Missioneira
São Luiz Gonzaga (RS) - Na tarde desta terça-feira (28), soldados que participavam de uma atividade de instrução sofreram uma intoxicação. Segundo o comandante do 4° RCB, tenente-coronel Marcelo Milward, acidentalmente um soldado mais antigo deu uma planta de inhame aos recrutas.
A planta causou uma reação alérgica nos militares. Rapidamente eles foram levados aos Hospital de São Luiz Gonzaga onde passam por atendimento. O soldado identificado como autor do incidente foi preso no regimento.
A reação é chamada de ‘’edema de glote’’ e causa inchaço na língua. Ao todo, 24 soldados foram intoxicados. Os médicos do regimento e a equipe do hospital atendem os militares.
O comandante esclarece que o incidente não aconteceu em virtude da comida do regimento, e sim em virtude do inhame. ‘’Foi um ato inconseqüente, porém sem intenção ruim’’, explica.
O caso causou preocupação dos pais dos soldados, que estão sendo avisados da situação. O comandante do 4° RCB está acompanhando pessoalmente o caso, que será investigado.

Ouça a entrevista do tenente-coronel Marcelo Milward, que informou que o responsável pelo ocorrido foi um soldado antigo, que foi recolhido à prisão.

Leia a nota do Comandante do 4º Regimento de Cavalaria Blindado
O 4º Regimento de Cavalaria Blindado informa que, no dia 28 de abril (terça-feira), por volta das 14h30min, durante o acampamento do Período de Instrução Individual Básica, 24 (vinte e quatro) soldados incorporados no corrente ano tiveram uma reação alérgica de alta intensidade após consumo de um tubérculo em umas das 08 (oito) oficinas que estão realizando nesta semana.
Os militares foram, prontamente, encaminhados pela ambulância UTI do Regimento ao Hospital de São Luiz Gonzaga, juntamente com 02 (duas) equipes de saúde da Unidade, onde foram tratados pelos médicos e enfermeiros daquele hospital e da Unidade.A atividade acontece anualmente, estende-se de 27 a 30 de abril, e compõe-se de instruções práticas diversas que visam desenvolver atributos da área afetiva, como coragem, espírito de corpo, camaradagem e rusticidade, além do conhecimento de técnicas de tiro, orientação, rapel e progressões diurnas e noturnas.
Em virtude da gravidade do acontecimento, o Comando do 4º RCB determinou que fosse instaurado um procedimento administrativo para apuração do fato que, diante do histórico da Unidade Militar, trata-se de um caso isolado.

Dos 24 soldados hospitalizados ontem (28), 12 já haviam obtido alta na manhã desta quarta-feira.

Rádio Missioneira/montedo.com

Vídeo: separatistas pró-Rússia preparam cerco ao exército da Ucrânia

Voluntários ucranianos do Batalhão de Donbas estão reunindo reforços em Lysychansk, a 90 km de Lugansk, no Leste da Ucrânia. O exército ucraniano no enclave de Debaltseve está sob ameaça de ser encurralado pelas milícias pró-russas e o reforço vindo de Lysychansk poderá ser decisivo.
euronews/montedo.com

28 de abril de 2015

Tenente do Exército é preso após atirar dentro de boate no ES

Militar foi ao local comemorar aniversário, na companhia do pai e de amigos.
Advogado da boate falou que estabelecimento não pode reter a arma.

Boate Next (Foto: Cedoc A Gazeta)
Boate Next (Foto: Cedoc A Gazeta)
Victoria Varejão e Ruhani Maia
Do G1 ES e de A Gazeta
Um tenente do Exército Brasileiro, de 26 anos, lotado no 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha, Grande Vitória, foi preso por atirar dentro de uma boate, na madrugada desta segunda-feira (27), no bairro Itaparica. O militar foi à boate comemorar o aniversário, na companhia do pai e de amigos.
Procurado pelo G1, o advogado da boate Next, Roger Nolasco, informou que o estabelecimento não tem autoridade para reter a arma de quem está autorizado a entrar com ela. Segundo ele, a boate registra a entrada das pessoas autorizadas, mediante a apresentação do documento funcional, e elas assinam um documento em que se colocam responsáveis pela arma.
Juntamente a um oficial do Exército, os policiais militares conduziram o tenente para a 2ª Delegacia Regional.
Policiais militares que atenderam a ocorrência contaram que, ao serem informados sobre tiros dentro da boate, foram ao estabelecimento e, quando chegaram, um segurança da casa de shows os abordou, entregando uma pistola calibre 380.
A pistola era do tenente do Exército, que estava dentro da boate e algumas vezes havia sacado a arma, apontando-a para as pessoas que estavam no local.
Os PMs, então, abordaram o tenente, mas, segundo eles, o militar não soube explicar o que havia ocorrido. Os policiais ressaltaram que ele estava com a fala arrastada, sinais de desorientação, olhos avermelhados e hálito etílico, indicando sintomas de embriaguez.
Durante a abordagem, um dos PMs, que já estava com a pistola do tenente, chegou a perguntar a ele onde estava arma que portava. O militar, segundo o policial, afirmou que a pistola estava com ele, mas, como não a encontrou, disse que não sabia onde ela estava.
Um sargento do Exército, de 26, lotado no mesmo batalhão que o tenente, acompanhou a abordagem. Segundo os PMs, ele relatou que estava na boate, e, antes de o militar efetuar o disparo, chegou a perceber que a atitude do tenente era incompatível com a orientação da instituição. O sargento foi até os seguranças do estabelecimento, mas, enquanto ele os acionava, o tenente atirou.
G1/montedo.com

Ceará: polícia solicita prisão preventiva de ex-esposa de subtenente do Exército

Polícia constatou pesquisa sobre veneno no computador da mãe (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Segundo a Polícia, Cristiane teria matado o próprio filho, Lewdo, 9, e tentado matar Francilewdo, seu marido, que é subtenente do Exército

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre a morte do menino "Lewdinho", vítima de envenenamento em dezembro de 2014. O pedido de prisão preventiva da mãe da criança, Cristiane Renata Coelho, 41, foi encaminhado à Justiça na manhã desta segunda-feira, 27.
De acordo com o titular do 16º DP (Dias Macedo), delegado Wilder Brito, Cristiane teria matado o próprio filho, Lewdo, 9, e tentado matar Francilewdo, seu marido, que é subtenente do Exército Brasileiro (EB).
A questão chave para a Polícia foi descobrir quem atualizou a página no Facebook de Francilewdo no dia do crime. A Polícia afirma que, na ocasião da reconstituição, pediu aos dois, esposa e marido, que refizessem os próprios passos. Ao computador, o subtenente teria aberto na Internet o navegador Mozila FireFox, enquanto Cristiane teria acessado o Internet Explorer.
A escolha do navegador por cada um definiu o rumo da investigação policial, já que a postagem e as atualizações no Facebook foram feitas com o Internet Explorer. No histórico do mesmo navegador, também foram realizadas, no dia 29 de outubro e no dia 10 de novembro, pesquisas sobre como matar uma pessoa utilizando chumbinho.
Leia também
Ceará: esposa de subtenente do Exército colocou veneno no sorvete do filho, diz polícia.

O subtenente ainda chegou a ser autuado em flagrante pela morte de "Lewdinho", masa o caso deu uma reviravolta quando ele acordou do coma e contestou as acusações de Cristiane. Na última sexta-feira. 24, a Justiça concedeu ao subtenente a guarda do filho mais novo, de sete anos, que está em Recife com a mãe.
O POVO/montedo.com

Tenente do Exército português é assassinado e tem o corpo queimado no RJ. Polícia prendeu três suspeitos.

Suspeitos de matar militar do exército português no Rio estão presos
Douglas Clemente Ferreira era tenente do Exército de Portugal.
O corpo foi encontrado carbonizado na Favela do Rola, na Zona Oeste.
VinÍcius Marinho de Oliveira e Maicon Douglas Santana Bonifácio, de camiseta cinza, são os civis presos no caso do militar. (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
VinÍcius Marinho de Oliveira e Maicon Douglas Santana Bonifácio, de camiseta cinza, são os civis presos no caso do militar. (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Alba Valéria Mendonça
Do G1 Rio
A polícia do Rio dá como praticamente esclarecida a morte do brasileiro Douglas Clemente Ferreira, de 32 anos, tenente do Exército de Portugal, ocorrida no dia 7 de abril. O corpo do suboficial foi encontrado carbonizado na Favela do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. dois dias depois do crime. Segundo investigações, o militar, que estava há seis meses de licença no Brasil, iria negociar a compra de ouro em Curicica, na Zona Oeste.
O PM Aldo Leonardo Premori Ferrari também foi preso pela morte do militar. (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
O PM Aldo Leonardo Premori Ferrari também foi
preso pela morte do militar.
(Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
De acordo com o delegado Daniel Rosa, da Divisão de Homocídios (DH), três suspeitos foram presos. Entre eles, o PM Aldo Leonardo Premoli Ferrari, conhecido como Léo Ferrari, com quem o militar teria sido visto pela ultima vez. O policial foi preso no dia 10 de abril.
Ainda segundo o delegado, o PM lotado no 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), estava de licença psiquiátrica da corporação. Ele também foi investigado pela Opreacao Guilhotina, da Polícia Federal, de 2011, que investigava o tráfico de armas. Ele também foi acusado de receber propina do traficante Nem, da Rocinha, para passar informações sobre as operações policiais na favela. Ferrari ficou em liberdade depois de fazer um acordo de delação premiada com o Ministério Público.
Os outros dois presos são Maicon Douglas Santana Bonifácio, o Caco, e Vinícius Marinho de Oliveira. Segundo o delegado, Léo Ferrari teria matado Douglas e os outros o terial ajudado a se livrar do corpo. Os três, que foram presos em flagrante, estão cumprindo prisão temporária de 30 dias.
Daniel Rosa contou que as investigações continuam. Os três negam participação no crime. O delegado ainda investiga a motivação do crime, o desaparecimento do carro usado para transportar o corpo de Douglas e de R$ 40 mil que a vítima tinha no bolso para pagar o carregamento de ouro.
"O Douglas foi junto com dois amigos encontrar com o Léo e o Vinícius para fazer a compra da encomenda. Mas os dois não tinham levado o material. Houve um desentendimento e depois o Douglas foi com o Leo e o Vinícius no carro de um dos amigo até o local onde deveria estar a mercadoria. Douglas estava dirigindo e foi rendido pela dupla, obrigado a dirigir até a Rua Herveira, em Curicica, onde ele foi executado com quatro tiros na cabeça. Eles contataram Maicon, trocaram de carro, incendiaram o corpo e o deixaram nas proximidades da Favela do Rola, em Santa Cruz, 38 quilômetros distante do lugar onde o Douglas foi morto", contou o delegado.
G1/montedo.com

Três generais chineses são denunciados por corrupção

Combate à corrupção nas Forças Armadas chinesas atingiu mais três generais
Generais chineses acusado de corrupção (Imagem: SCMP)
Lusa
Mais três generais chineses foram acusados de corrupção, elevando para 33 o número de oficiais superiores das Forças Armadas afastados nos últimos três meses e meio, revelou hoje a imprensa oficial chinesa.
"Isto mostra que as autoridades converteram o combate à corrupção numa prática regular e não apenas numa campanha de curto prazo", disse um militar reformado citado por um jornal do Partido Comunista Chinês (PCC).
Os generais expostos hoje - Dong Mingxiang, Zhan Guoqiao e Zhan Jun - pertenciam ao comando de três regiões militares: Pequim, Lanzhou e Hubei, respetivamente.
Em janeiro, num gesto sem precedentes, o portal do Exercito Popular de Libertação (o nome oficial das Forças Armadas chinesas) divulgou o nome de 16 oficiais superiores investigados por corrupção e em março foi divulgada uma segunda lista, com 14 nomes.
A maioria dos oficiais está ligada ao setor da logística e prestava serviço em mais de uma dezena de províncias, incluindo na Região Autónoma do Tibete, referiu o jornal Global Times.
O combate à corrupção nas Forças Armadas chinesas - as maiores do mundo, com cerca de 2,3 milhões de efetivos - acentuou-se no verão passado, com o anúncio da prisão do general Xu Caihuo, ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, entretanto falecido.
Antigo membro do Politburo do PCC, Xu Caihuo foi o mais alto líder militar chinês acusado de corrupção desde a fundação da Republica Popular da China, em 1949.
A corrupção é considerada uma das principais fontes de insatisfação popular na China e a maior ameaça à credibilidade do PCC e à sua manutenção no poder.
Desde que assumiu a chefia do PCC, em novembro de 2012, o atual presidente, Xi Jinping, lançou a mais drástica campanha anti-corrupção das últimas décadas.
Dezenas de quadros dirigentes com categoria de vice-ministro ou superior, entre os quais o próprio ex-chefe da Segurança Zhou Yongkang, foram já presos.
RTP/montedo.com

Militares realizam treinamentos no RN antes do embarque para o Haiti

Militares que irão ao Haiti fazem treinamento em Natal
Militares participam de treinamento em Natal antes de embarque para o Haiti
Militares participam de treinamento em Natal antes de embarque para o Haiti (Magnus Nascimento)
Natal (RN) -A tropa brasileira que realiza seu preparo em Natal para compor a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti está desenvolvendo treinamento com simulações nas ruas da cidade. A fase prática, que encerra todo o ciclo do preparo da tropa, seguirá até o dia 30 de abril, com o embarque dos homens para o Haiti previsto para o dia 13 de maio.
A coordenação desta fase do Exercício está a cargo do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e conta com atividades simuladas de resgate médico, desobstrução de vias, ações de engenharia patrulhamento na água, entre outras ações.
Para colaborar com as simulações, figurantes estão atuando junto ao Exército nas ruas de Natal e também na praia, onde ocorreu treinamento na manhã de hoje (27).
Não há a confirmação sobre quais serão os próximos treinamentos na cidade.
TRIBUNA DO NOTE/montedo.com

27 de abril de 2015

Entre 800 mil candidatos, alunos do Colégio Militar de Porto Alegre são selecionados para Olimpíada Internacional de Astronomia

Alunos do CMPA selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2015
as
Pedro Dias, Ana Paula e Samersla (Imagem: CMPA)
É com muita satisfação que tornamos público o resultado da seleção final para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2015. Foram selecionados os alunos Pedro Henrique da Silva Dias para participar da 9th International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA), entre 26 de julho e 4 de agosto, em Java, na Indonésia, Ana Paula Schuch, para participar da VII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (VII OLAA), entre 9 e 16 de outubro, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, Brasil, e o aluno Adrisson Rogério Samersla como suplente.
Essa classificação é resultado da participação de nossos alunos, juntamente com outros 800.000 alunos de todo o Brasil, na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia realizada em maio de 2014, quando tivemos como resultado dessa primeira fase ao final do mês de setembro onze (11) alunos incluídos entre os mil (1.000) aprovados para a pré-seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia que ocorrem em diferentes partes do mundo. Após nova seletiva, desses onze (11) alunos, três (3) foram selecionados entre os cento e cinquenta e três (153) que disputaram a seletiva final em março para selecionar somente dez (10) que participarão na Indonésia da International Olympiad of Astronomy and Astrophysics, e da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica.
Desde o momento em que tomaram conhecimento de sua classificação, esses alunos têm se dedicado comoventemente a estudar astronomia e astrofísica, sendo orientados pelos professores coordenadores do Clube de Astronomia e do Observatório Capitão Parobé, mesmo durante as férias de verão. Em dezembro de 2015 e janeiro e fevereiro de 2015, realizaram mais três provas classificatórias não presenciais, online.
No dia 29 de março de 2015 essa equipe, juntamente com um professor orientador da Astronomia, Prof. Luiz Carlos Gomes, esteve em Barra do Piraí, RJ, para realizar, até 01 de abril, a última etapa de um conjunto de cinco provas. Essa última etapa foi presencial e constou da resolução de vários problemas teóricos e de duas provas práticas que envolveram conhecimento do céu, utilização de equipamentos e descrição de fenômenos in loco.
x
Em Barra do Piraí, com o Prof. Gomes (Imagem: CMPA)
Durante todo esse tempo a preparação desses alunos tem acontecido nas dependências do Laboratório de Física, no espaço do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé e em casa, quando orientadores e alunos mantêm contatos por e-mail, redes sociais e por telefone. Porém, agora, a preparação toma um caráter mais acirrado.
Lembramos que com esses três alunos, já somamos 9 classificações para as olimpíadas internacionais, desde 2001, quando iniciamos nossas participações nessa modalidade de olimpíada estudantil. Tivemos o aluno Milton Viegas Júnior e o aluno Bruno Lion Gomes Heck em 2001, que se classificaram para a International Olympiad of Astronomy (6th OIA) na Crimeia. Na época dessa olimpíada aconteceram os ataques às Torres Gêmeas nos EUA e por esse motivo a coordenação da equipe olímpica brasileira desistiu da participação naquele ano, participando somente da 7h OIA em 2002, em Nizhnij Arkhyz, Norte do Cáucaso. Porém, como o aluno Lion se preparava para ingressar na Academia Militar de Agulhas Negras, decidiu não participar, ficando o CMPA com o único representante, o aluno Viegas, que trouxe de lá uma bela menção honrosa de participação.
Em 2005, ainda cursando a Oitava Série do Ensino Fundamental, o aluno Nathan Willig Lima foi selecionado para participar da 10th OIA, em Beijing China e em 2008 foi selecionado para participar da 13th OIA em Trieste, Itália, mas para essa olimpíada o Brasil desligou-se da OIA e não houve participação brasileira no evento. De qualquer forma, esses alunos foram premiados com viagem para a Alemanha, onde visitaram e conheceram centros de pesquisas e universidades que estão engajadas no estudo da Astronomia sob orientação da Dra. Astrônoma Thais Moté.
Na mesma época, em 2008, o aluno Otávio Macedo de Menezes foi selecionado para participar da 2nd IOAA em Bandung, Indonésia e em 2009 participou também da 3rd OIAA em Teerã, Irã.
Em 2014, tivemos a classificação do aluno Pedro Henrique da Silva Dias como suplente e Lucas Hagemaister para participar da VI OLAA, na cidade de Minas, Uruguai. O aluno Hagemaister destacou-se com um belo segundo lugar com medalha de prata e prêmio especial de melhor prova individual por ter gabaritado a prova teórica.
Os alunos agradecem à AACV pelo apoio financeiro na compra das suas passagens para o deslocamento e do professor orientador para Barra do Piraí, bem como o apoio financeiro para hospedagem e gastos terrestres desse mesmo professor. Agradecem também a disponibilidade dos professores do Terceiro Ano em alterar datas de realização e entrega de trabalhos na época que esses alunos estavam participando da última seleção e até pela liberação de horários de aula para estudos dessa ciência que não é curricular. Agradecem também a participação dos professores de física do CMPA nas frequentes intervenções, orientações e apoio na preparação daqueles alunos. Ao professor Antonio Carlos Paim pelas orientações no Clube de Astronomia. Agradecem à Sub-Direção de Ensino e à Supervisão Pedagógica pelo empenho em levar adiante o projeto, passando por cima de todas as dificuldades que apareceram até a hora de embarcarmos para a realização da última etapa.
Blog do Clube de Astronomia do CMPA/montedo.com

26 de abril de 2015

Exército não poderá mais vetar candidatos baixos, sem dentes ou com AIDS e outras doenças


Lauro Jardim
Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acaba de eliminar as restrições criadas pelo Exército para ingresso na tropa. Desde 2005, os militares impediam candidatos com altura inferior a 1,60 metro (homens) ou 1,55 metro (mulheres). Também vetavam soldados com menos de vinte dentes naturais e portadores de doenças como aids ou sífilis. Se as novas regras não entrarem em vigor imediatamente, uma multa diária de 5 000 reais será aplicada ao Comando do Exército.
A decisão do TRF-1, relatada pelo desembargador Souza Prudente, foi tomada ao se analisar recursos do Ministério Público Federal e da União a uma decisão anterior, da Justiça Federal no Distrito Federal, que havia decidido contra a regra que discriminava candidatos por serem baixos. O MPF pedia que fossem atendidos os outros pedidos, enquanto a União defendia a manutenção da portaria na íntegra.
Diz Souza Prudente:
- Isso era discriminação sem nenhuma razão. Essas características não incapacitam ninguém ao trabalho.
Radar On-line (Veja)/montedo.com

Leia também:
JUSTIÇA PROÍBE A EXCLUSÃO DE BAIXINHOS E CASADOS DO CONCURSO AO CFS DA FAB
ESPCEx TERÁ QUE ACEITAR BAIXINHOS, CASADOS E MULHERES!
Baixinhos e altões são vetados nos Fuzileiros Navais

Projetos das Forças Armadas não podem sofrer cortes lineares, diz deputada

Jô Moraes defende orçamento para projetos das Forças Armadas
A presidenta Dilma e a deputada Jô Moares nas comemorações recentes do Dia do Exército. 
A presidenta [e] Dilma e a deputada Jô Moares nas comemorações recentes do Dia do Exército. 
Márcia Xavier
Brasília - A presidenta [e] da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB–MG), destacou, em discurso no plenário nesta quarta-feira (22), que não pode haver corte no orçamento para os projetos estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas.
Para a deputada, “se é necessário um ajuste fiscal para reequilibrar as contas públicas, conforme propõe a presidenta Dilma Rousseff, entendemos que esse movimento não pode perder de vista seu objetivo maior de retomada do crescimento. Por isso, o ajuste não pode estar deslocado das perspectivas futuras, não pode ser linear.”
E defendeu que os projetos estratégicos das Forças Armadas não podem sofrer o contingenciamento linear ao qual estão submetidos os demais órgãos de governo.
Em primeiro lugar, porque há projetos de longo alcance, de sentido estratégico para a soberania do país, sob responsabilidade das Forças Armadas, cujo desenvolvimento não pode sofrer solução de continuidade, sob pena de graves prejuízos, afirmou, referindo-se ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha; ao Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Exército; e ao projeto FX-2 dos caças Gripen NG que modernizarão a Força Aérea Brasileira.
“Projetos dessa dimensão não podem ter o fluxo de pagamentos interrompido, sob pena de ampliação dos gastos com a adequação dos atrasos”, explicou a parlamentar.
Em segundo lugar, esses projetos ultrapassam os limites da indústria de defesa propriamente dita ao impulsionar outros setores, destacou Jô Moraes, citando o ministro da Defesa, Jacques Wagner, em evento recente, no Rio de Janeiro: “Os projetos estratégicos, além de promoverem pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nacionais, impulsionam a economia do País, aquecem o mercado de trabalho e geram produtos exportáveis de alto valor agregado.”
A deputada citou um terceiro argumento para garantir a manutenção de recursos para as Forças Armadas. “É verdade que, nesses últimos 10 anos, os recursos empregados em custeio e investimento aumentaram quase seis vezes, pulando de R$ 3,7 bilhões, em 2003, para R$19,6 bilhões em 2014. Mas a defasagem orçamentária já era presente frente às novas exigências apontadas pelo Plano Nacional de Defesa.”

Tradição pacífica
Jô Moraes contou que entre os países dos Brics, o Brasil tem o menor orçamento de Defesa em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). A média do grupo é de 2,3% do PIB, enquanto os investimentos brasileiros giram em torno de 1,5%, segundo declarações do ex-ministro da Defesa, Celso Amorim, em audiência, no Senado, em 2014.
O Brasil é um país de tradição pacífica que defende os caminhos de negociação e conciliação para enfrentar os diferentes conflitos cada vez mais presentes no mundo. Mas isso não pode significar uma atitude de subestimação da nossa atividade de Defesa.
"Temos fronteira com 10 países. Nossa zona costeira tem aproximadamente 8.500 quilômetros de extensão e com grande diversidade de uso. O precioso território da Amazônia, com toda sua diversidade, apresenta cada vez mais exigências. Sem falar o que representa os novos desafios pela exploração do pré-sal", enumera a parlamentar.
E conclui lembrando: “O mundo está permeado de enfrentamentos radicais e de ações de intolerância. O Brasil precisa estar pronto para defender sua política de paz preparando-se para a dissuasão. A sociedade tem que se apoderar do debate e da construção de uma Política Nacional de Defesa moderna e democrática.”
Vermelho/montedo.com

Recruta do Exército morre após passar mal em treinamento

Uma das suspeitas de familiares e amigos é que o jovem tenha contraído rabdomiólise, síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular

Fortaleza (CE) - Um recruta do Exército Brasileiro, identificado como Francisco Igor Vieira Alves, 18, morreu no último dia 13 de abril, depois de passar mal em treino realizado em Maranguape, 30 km de Fortaleza. O jovem ficou internado no Hospital Militar uma semana após o treinamento do no 23º Batalhão de Caçadores.
O Exército informou, em nota, que Francisco Igor recebeu todo o suporte necessário durante a estadia em Maranguape, quando passou mal pela primeira vez. Depois de atendimento, ele foi liberado para voltar ao treinamento e, somente uma semana depois, voltou a passar mal.
O treinamento, ainda conforme o Exército, terminou no dia 10 de abril. “As atividades físicas são as mesmas nos Batalhões espalhados em todo o País. O treinamento é gradual e estava compatível com o que o recruta já vinha vivenciando dentro do quartel. A marcha é uma atividade de rotina, prevista no Manual de Instrução e acontece em todo o Exército”, completou a corporação.

Suspeitas
Uma das suspeitas de familiares e amigos é que o jovem tenha contraído rabdomiólise, síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta. "Uma sindicância foi aberta para apurar o que aconteceu no acampamento e, juntamente com o resultado do laudo, chegar a uma resposta definitiva", defendeu o Exército.
O POVO/montedo.com

STF garante acúmulo de aposentadorias civil e militar

Plenário mantém decisão que garantiu acúmulo de proventos a militar reformado


Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão nesta quarta-feira (22), manteve acórdão da Primeira Turma da Corte que reconheceu a um servidor público o direito a acumular proventos de aposentadoria como civil e militar. Em seu voto pelo desprovimento dos embargos de divergência opostos pela União no Agravo de Instrumento (AI) 801096, o relator, ministro Teori Zavascki, observou que a acumulação pode ocorrer se o militar tiver reingressado no serviço público antes da publicação da Emenda Constitucional (EC) 20/1998.

O ministro explicou que, ao alterar as regras constitucionais sobre acumulação de proventos e vencimentos, a EC 20 ressalvou que a vedação ao acúmulo não se aplica aos inativos, servidores e militares, que, até a publicação da emenda, tenham ingressado novamente no serviço público. “É irrelevante que a aposentaria tenha se dado na vigência da EC 20/98, bastando que o reingresso no serviço público tenha ocorrido antes do advento da alteração constitucional”, destacou o relator ao citar precedente da Corte.
No caso dos autos, o servidor foi transferido para a reserva remunerada do Exército em abril de 1980 – sob a vigência da Constituição de 1967 – e, no mesmo mês, foi contratado pela Presidência da República (Secretaria de Assuntos Estratégicos), sendo posteriormente lotado no Comando do Exército. Em setembro de 2004, quando completou 70 anos, foi aberto processo administrativo para aposentadoria compulsória no cargo civil de analista de informações e determinado que fizesse opção por proventos da reserva remunerada ou pela aposentadoria civil. Ao julgar o caso, a Primeira Turma reconheceu o direito à acumulação e, na sessão de hoje, o Plenário manteve a decisão.
Ficou vencido o ministro Marco Aurélio, que votou pelo provimento dos embargos de divergência. Para ele, não importa a época em que se deu o reingresso no serviço público, desde que tenha sido depois da Carta de 1988, “que já obstaculizava a dupla aposentadoria”.
STF/montedo.com

General dos EUA terá de pagar multa de US$ 100 mil por vazar segredos militares

Resultado de imagem para David Petraeus
General David Petraeus (Wikipédia_
O ex-diretor da CIA David Petraeus, que teve a carreira destruída por um caso amoroso com sua biógrafa, foi sentenciado nesta sexta-feira (24)  a dois anos de liberdade condicional e a uma multa de US$ 100 mil. Ele foi condenado por entregar documentos confidenciais para a amante, enquanto ela trabalhava na biografia.
A sentença de hoje foi determinada dois meses após Petraeus concordar em se declarar culpado por um crime menos grave, de retirada não autorizada e retenção de material secreto. Com isso, estava sujeito a pegar até 1 ano na prisão.
Com a liberdade condicional, o militar escapa da cadeia e só seria detido caso cometesse alguma outra irregularidade nos próximos dois anos.
Os promotores recomendaram dois anos de liberdade condicional e uma multa de US$ 4 mil, mas o juiz elevou o valor da multa. O acordo foi fechado em um tribunal federal em Charlotte, onde Paula Broadwell, a biógrafa e ex-amante do general, vive com o marido e seus filhos. Fonte: Associated Press.
ESTADÃO/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics