14 de novembro de 2015

Foguete explode antes de lançamento na base de Alcântara (MA)


Um foguete não tripulado explodiu instantes antes de ser lançado, na tarde desta sexta-feira (13), no Centro de Lançamento de Alcântara, no litoral do Maranhão. Apesar do prejuízo, não houve feridos. Não se sabe ainda o que causou o acidente.
O problema ocorreu no lançamento do foguete, às 14h20. Segundo o centro, a falha aconteceu durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara). "Houve uma falha do motor do veículo VS-40M no momento da ignição que causou a sua perda", disse o órgão, em nota.
Ainda segundo o centro, o foguete ainda estava na rampa de lançamento e não chegou a decolar. "Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos."
Junto com o satélite, também estava embarcado outro experimento, em fase de qualificação, desenvolvido pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte): um GPS de aplicação espacial. Não se sabe se o aparelho foi destruído.
Uma comissão será designada para investigar as causas do acidente.
Por conta da explosão, a área de lançamento está isolada. Desde o fim de outubro a base espacial vinha efetuando lançamentos de foguetes não tripulados como parte da Operação São Lourenço.
No último dia 30, a equipe lançou o FTI (Foguete de Treinamento Intermediário) para treinar e avaliar os procedimentos do CLA para o lançamento do foguete suborbital VS-40M V03.
Na ocasião, o coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira disse que o lançamento ocorreu dentro do planejado. "Foi altamente proveitoso e demonstrou que estamos prontos para realizar o lançamento do foguete suborbital VS-40M V03. Foi importante o teste com o dispositivo de teledestruição remota, utilizado pela primeira vez em um foguete de treinamento, como parte da preparação dos meios e do pessoal que atua na Operação São Lourenço", disse após a operação.
Em agosto de 2003, um outro acidente com o protótipo do Veículo Lançador de Satélites deixou 21 mortos. A explosão aconteceu rês dias antes de seu lançamento na base de Alcântara.
(Com Estadão Conteúdo)
UOL/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics