16 de novembro de 2015

BA: governador pede ajuda da FAB e do Exército para combater incêndio na Chapada Diamantina

Rui Costa garante ida de aeronaves da Força Aérea Brasileira para combater incêndios na Chapada Diamantina
Salvador (BA) - O governador Rui Costa garantiu a ampliação do combate aos incêndios que atingem a Chapada Diamantina. Neste domingo (15), ele anunciou que conseguiu, junto ao Ministério da Defesa, o envio de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar na região a partir desta semana, além do apoio do Exército com equipamentos que serão enviados o quanto antes.
“Este ano, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 7 milhões para combater esse tipo de ocorrência, mas o trabalho precisa ser articulado entre os diversos poderes e segmentos da sociedade e é isso que temos buscado”. O Governo está trabalhando conjuntamente na região, com 57 soldados praças dos bombeiros, 14 oficiais na função de coordenação e comando, sete técnicos da Sema/ Inema e 50 brigadistas voluntários, em campo combatendo as chamas diariamente.
Os aviões da FAB, modelo Hércules, irão se juntar aos outros quatro aviões Air Tractor e dois helicópteros já enviadas à Chapada Diamantina pelo Governo do Estado. Sete veículos, também enviados pelo Estado, estão sendo utilizados para transporte de bombeiros e brigadistas em áreas de dificil acesso, no combatendo as chamas na região.
Também foi disponibilizado pelo Exército Brasileiro três carros pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal. Juntamente com os equipamentos o Exército também manda 21 militares para que possam operar esses equipamentos. “A situação é muito crítica e ainda não está controlada, estamos empregando todo o efetivo necessário e já identificamos uma redução no número de focos de incêndio desde a última sexta”, pontuou o governador.
Rui destacou também o apoio e a participação que as prefeituras de Lençóis, Palmeiras, Wagner, Andaraí, Utinga e Iraquara estão dando com a disponibilização de sete carros pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido e acrescentou: “o trabalho na área também envolve peritos que têm como finalidade identificar o que deu início às chamas. Não podemos deixar que a região seja destruída, e estamos reunindo todos os esforços para que o problema seja superado o mais rápido possível”.
Para dar um apoio às equipes de campo, o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também enviará hoje mais dois aviões Air Tractor e um helicóptero. “O governo estadual e governo federal estão atuando em parceira para que os incêndios acabem o quanto antes na região e possamos deixar a comunidade e os turistas mais tranquilos”, completou o governador.
No sábado (14), Rui determinou a ida do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, à região. Eles sobrevoaram a área atingida pelas chamas e permanecem na cidade de Lençóis identificando outras medidas que poderão ser tomadas para que o problema seja definitivamente resolvido.
Jornal da Chapada/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics