23 de agosto de 2015

Recado de Evo Morales a militares brasileiros: "Não vamos permitir golpes de estado no Brasil e na América do Sul!"

Publicação original: 22/8 (19h30min)
Evo Morales, presidente constitucional del Estado Plurinacional de Bolivia. EFE/Archivo
Evo Morales, presidente da Bolivia (EFE/Arquivo)
La Paz, Bolívia - Evo Morales, advertiu nesta sexta-feira (21/8) para o risco de um golpe de Estado no Brasil, o que "não vamos permitir" porque "não estamos mais no tempo de oligarquias e hierarquias", disse   presidente boliviano, durante solenidade pelos 115 anos da criação da Escola Militar de Sargentos "Maximiliano Paredes" em Tarata.
E mandou um recado. Dirigindo-se aos oficiais brasileiros presentes, afirmou:
"Hermanos comandantes, oficiales de las Fuerzas Armadas de Brasil, díganle a mi nombre a su comandante [que] no vamos a permitir golpes de Estado en Brasil, ni en Suramérica, ni en América Latina y personalmente nuestro proceso va a defender a la presidenta de Brasil"
A advertência coincidiu com o 44º aniversário do golpe militar de 1971, que exaltou o então coronel Hugo Banzer, apoiado, segundo os historiadores, por militares do Brasil e da Argentina, com o apoio do Pentágono.
Morales fez votos para que "o tema do golpe de Estado no Brasil seja somente uma questão midiática. "É nossa obrigação defender os processos democráticos, a democracia e especialmente os processos de libertação sem interferência externa".
Confira a fala de Evo Morales:
Com informações da France Presse, EFE, TeleSUR TV e Bolívia.com

45 comentários:

Anônimo disse...

E então, estamos prontos?

Anônimo disse...

Como sempre digo a todos.
Um país que não tem comando e forças armadas a altura deixa qualquer um interferir e ficar metendo o fedelho dentro de nossa nação. Um pais que tem FFAA todos respeitam, porem o Brasil todos sabem a FFAA que temos de ferrugem e de treinamento de formatura e papel que temos...
Cada dia que passa fico mais preocupado com o publico interno e externo do Brasil.
Deem o recado para o Evo pagar a nossa Petrobras que tomou do Brasil, para não ficar com fama de caloteiro.

Anônimo disse...

Brasil pronto? Sim senhor!!! Pronto para formatura, dia do uniforme, dia verde, repon, etc... Será que os nosso "líderes" serão seguidos em caso de ação militar?

Anônimo disse...

Venha que estamos prontos...
Aqui quem manda é os brasileiros e as FFAA é a defesa do povo brasileiro e da nação.
Entre aqui que acabamos com voce e com seu país. A soberania nacional não pemitira um produtor de coca interferir no Brasil.
Cuide do seu pais que nos brasileiros cuidamos do nosso país, que por mais problemas que tenha é nosso e não precisamos de ninguem aqui.

keko marques disse...

Acabei com meu fim de semana. Tô morrendo de medo.

Anônimo disse...

É verdade que estou lendo essa notícia?
Um presidente mequetrefe ameaçando as nossas FFAA?
É mesmo o final dos tempos, a pá de cal...que vergonha!
E agora, Cmt, o que dizer numa hora destas?

Ten Reis disse...

Alguem precisa infornar para esse indio, que não se trata de golpe, mas sim da vontade de mais de 70% do povo que quer ver essa corja de corruptos bem longe

Anônimo disse...

Estarei pronto sim senhor! pra formatura terça-feira dia do soldadinho da Dilma!

Anônimo disse...

A CUT ameaça dizendo que se valerá das armas, o presidente rei da coca ameça a soberania nacional então, logo teremos uma Guerra Civil.
E viva o PT!

Anônimo disse...

Tá de sacanagem seu presidente de m....! A mesma pergunta que fizeram eu refaço , e agora senhores Comandantes? Aonde vamos parar? Não estou dizendo que sou a favor de as forças armadas assumirem o poder , mas temos que lutar pelo pouco que nos restam ainda. Muitos amigos e parentes me perguntam o que fazemos no quartel já que não existe guerra. Esta é a hora de mostrar para que servimos , mostrar para que fazemos treinamentos exaustos e aprendemos diversas técnicas ou será que as forças armadas é tudo de mentira???

Hugo Leonardo disse...

Agora me veio uma pergunta que não quer calar... em caso de confronto, a PF, PMDF, PRF, etc, nos ajudariam nessa ou estaríamos sozinhos e sem apoio??? Afinal, estamos sempre apoiando os outros em suas necessidades, não é...

Anônimo disse...

Caro Hugo!
PMDF e a PRF são braços armados do PT, já a PF é uma incógnita.

Anônimo disse...

Pois é pessoal... nos cagamos de bombacha e parece que a coisa agora resolveu escorrer para dentro das botas... simplesmente todos perderam o respeito mesmo e parece não existir ninguém com dignidade moral em qualquer instituição que seja, que possa representar o Brasil para dar uma resposta a altura.

Anônimo disse...

É!! O Brasil vai de Atlântico a Pacífico depois dessa. Mas quem comandatário será os Brasileiros.

Anônimo disse...

Rapaz!!! Esses caras, o índio aspirador e o motorista de ônibus sensitivo, estão loucos para arrumar uma quizumba!O pior é que com a penúria que está não duvido nada eles conseguirem... Vamos imaginar o cenário hipotético de um combate entre eles e as nossas gloriosas FFAA!!! Os bolivianos entrariam pelo Acre montados em jacarés e com lhamas fortemente armadas, se uniriam a haitianos descontentes que lá estão e na marcha até Brasília se juntariam ainda o MST, a CUT e outros grupelhos de esquerda, um pouco mais pelo norte a coisa seria mais difícil pois o motorista viria pilotando um caça russo e poderia fazer um pequeno estrago obtendo a supremacia aérea. Mas uma guerra só se ganha com botas no solo, então temos uma grande chance de conter o inimigo, contudo eles pediriam o apoio do PCC e das facções cariocas que convocariam todos os marginais do Brasil (aqueles que já tem passagem ou são de menor, com exceção é claro dos que já tombaram em chacinas). É aí que mora o perigo pois a mídia dos direitos dos manos não nos deixariam fazer a limpeza e a nossa missão estaria engessada correndo certo perigo. Mas eis que surge o mito e com sua .50 da IIWW utilizando a sobra de munição do Araguaia varreria o inimigo que estará "entrincheirado com armas na mão". Fim de mais uma luta fratricida impetrada pelo comunismo que brigou como nunca e perdeu como sempre!!! Se esse conto vai acontecer eu não sei, mas que já tem trilha sonora isso já tem: https://www.youtube.com/watch?v=OzieZAW8P_k

Anônimo disse...

Absurdo.

Anônimo disse...

Perdeu a oportunidade de ficar calado esse senhor, ele não consegue resolver nem os problemas da terra dele imagina vir aqui cantar de galo, iria parecer o massacre de colombo com os índios.

Unknown disse...

Megalomanias de um líder tribal em apoio à uma chefe de governo analfabeta funcional populista e anárquica.

Anônimo disse...

E oficialmente o que NÓS respondemos ao Índio cocaleiro? Nossa diplomacia ira sorrir amigavelmente? Acho que deveríamos comprar mais munição, lembro que a pouco tempo um General disse que não tinhamos munição para 1 hora de guerra.
Seria interessante esperar os caças ficarem prontos, pois a Venezuela entrando no Combate, perderiamos a soberania aérea. E mais blindados e a compra das novas "velhas" fragatas, pois se o Chile entrar perderiamos a soberania na terra e no mar.
São muitos anos de despreparos e perdas.

Anônimo disse...

Chile? Mesmo tendo um governo socialista, duvido que um país com boa educação de sua população compre a briga de uns comunistas aloprados.

Anônimo disse...

Quanto a nossa diplomacia, eu não creio que responderá coisa alguma, uma vez que a presidente recebe essas declarações como um afago.

Pergunto se os nossos Cmt cobrarão da Dilma, um posicionamento ou irão engolir esta afronta?

Duzentos E Um disse...

Acho que ele está certo não deve haver golpe militar pois o que teve em 1964 foi muito fraco, a renúncia da Dilma resolveria isso, convocaríamos eleições para presidente, e essa corja do PT e pmdb seria proibida de participar, nas próximas eleições não votem neles

S Ten Douglas disse...

PQP, me desculpem a expressão, mas ouvir uma colocação de um presidente de um país como a Bolívia, que não acrescenta em nada na América do Sul, ops esqueci acrescenta sim, o comércio da cocaína para matar e dizimar famílias pelo mundo inteiro. É o fim da picada.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Quanta asneira...meu Deus!
Gente vamos trabalhar e .......ESTUDAR.....ESTUDAR....! Quando o presidente da Bolívia falou isso ele se referia a união de todos os presidentes e povos da América latina que obviamente protestariam e se colocariam contra qualquer tentativa de se apear um presidente à força do poder, principalmente um presidente eleito democraticamente pela maioria do seu povo. É claro e lógico que nenhum país, principalmente um país latino americano tentará "invadir" o Brasil e isso por milhares de razões....politicas, militar, logística, financeira e etc e etc etc e etc e etc etc e etc e etc. Gente parem com essa conversa de golpe....Não somos mais uma republiqueta tipicamente exportadora de bananas. Vamos estudarrrrrrr......estudarrrr...

Anônimo disse...

Ora, o cocaleiro botou banca anteriormente sobre as refinarias,botou seu exécito,ganhou e levou,então se acostumou a enxovalhar o Brasil.Agora "manda recado" aos generais porque sabe que os "cupanheiros" do Foro de São Paulo estão com ele e,todos sabemos quem são.Não sei se o Montedo vai publica,mas lembro aqui aquela fábula da formiga e o elefante.A formiga para o elefante colada no traseiro deste:"Se estiver doendo,eu tiro!"Pois é,o "recado" do indio de araque,é o mesmo da minúscula formiga subestimando o elefante.Assim o indio se sente em relação ao "Gigante pela própria natureza".Ele se sente a última cereja do bolo,ou como um arauto bíblico:"diga o fraco,eu sou forte!"

Anônimo disse...

O recado foi feito aos oficiais comandantes, acho que no minimo que deveria existir é um pronunciamento de nossos comandantes e do Itamarati contra esta ameaça...
É algo que jamais devemos ouvir, pois entendo isso como um ato de violação a soberania nacional brasileira. Tendo em vista que mais de 70% do povo quer mudança na politica e nas leis.
Um golpe militar não acho que seja necessario, mas uma postura das forças armadas sim, em principal mostrando que quem manda aqui é os brasileiros e não um paizinho produtor de cocaina...

ORQUESTRA E BANDA AMARULA disse...

Não vi essa reportagem em nenhum Jornal oficial ou emissora de Tv.

MAURICIO VALLE SALLES disse...

Uma nova guerra do Paraguai pode estar chegando....

Anônimo disse...

Vamos continuar financiando os hackers do PSDB, que hoje recebem mais de 20 mil reais por mês para disseminar as charges e outras fantasias pelas redes sociais, com bônus nos movimentos fora Dilma, impeachment já e intervenção militar. Como diz a musica gaúcha " a tropa segue devagar, fugindo tonta, ...).
S Ten Honório.

Anônimo disse...

Claro que não viu! Imprensa chapa branca não fala sobre isso, jamais.

Anônimo disse...

E, aí? Vamos "abrir as pernas" de novo para esse doidinho? E os velhinhos lá do clube, vão dizer alguma coisa? O GOLPE já foi dado com a cumplicidade de muitos. Se instalaram no poder quem não devia e não tem competência e estão tremendo de medo de levar um "pé na bunda" dentro da Lei e serem enjaulados. Quero é que aconteça rápido isso e ver a reação desses vizinhos idiotas que desejam ficar eternamente no poder. Quero ver a carreira dessas topeiras.

Anônimo disse...

O que esse maluco andou fumando ????

Bem que estamos precisando de uma guerrinha mesmo...

Anônimo disse...

Um dia ouvi um general americano falar que uma Força armada somente aprende o que é guerra se participar dela. O Brasil a muito tempo fala muito dos passados, faz formaturas para comemorar o passado e não faz o presente. Se for preciso vamos a guerra para defender a nação contra este povo comunista que afronta a nossa soberania nacional.

Não abaixemos a cabeça e devmos responder a altura, e se for preciso acabamos com a Bolivia e quem mexer, uma coisa é certa os EUA com certeza esta do nosso lado contra os comunistas...

Anônimo disse...

Este Evo esta usando as cocainas de seu pais para consumo proprio?
Pirou né...
Não cuida nem do país dele quer mandar aqui...
Aqui pode estar um zaralho, mas estrangeiro não manda aqui...
Brasil acima de tudo ainda...

Anônimo disse...

O então Presidente da República Fernando Collor de Mello também foi eleito DEMOCRATICAMENTE em 1989!

Anônimo disse...

Aí já é "esculacho"! Até o Evo já está fazendo ameaças ao Brasil?! É o fim do mundo!!! Evo, você anda cheirando ou fumando o quê?!

Anônimo disse...

Da mesma forma que votaram no atual governo e o povo esta contra é possivel tirar. Basta o povo querer...
E este EVO não tem que ficar piruando errado aqui. Aqui a parada é outra...

Anônimo disse...

Pelo jeito o sub recebe pão com mortadela? Cai fora melancia.

robson vieira disse...

Boa !

Anônimo disse...

Cala boca Evo aqui voce não manda nada...
Voce e nada fico com o nada que tem mais credito...
Fica com os embustespara seu país,

Anônimo disse...

Ah vei, na boa, sou praça e sei da realidade dos Batalhões por quais já passei. Só com a Bolívia o nosso EB é de longe superior. O problema Se esse maluco ae querer invadir aqui eu me garanto nos americanos. O Brasil é um país estratégico para os americanos, portanto não acredito que os americanos vejam o Brasil sendo invadido por qualquer país do mundo e fiquem quietos. Nós somos o quintal dos americanos. Pode ter certeza que no mínimo eles enviariam alguns caças pra nós. O Brasil jamais será ameaçado por país nenhum desse mundo enquanto os EUA forem a maior potência militar deste planeta.

SE ALGUÉM DISCORDA DISSO PODE COMENTAR!!!

Anônimo disse...

Fujam para as montanhas crianças......

Anônimo disse...

Zacarias do pó

Anônimo disse...

Isso é piada né...
Na Bolivia o 1° de abril foi naquele dia ne?
Usou muito pó de cocaina, pois ele faz controle de qualidade em seu pais e deu nisso, falou asneira...
Coitado por mais ferrado que o Brasil esta, acabamos que eles em minutos, tem que ser em menos de uma hora pois só temos munição para uma guerra de 1 hora. kkkk...

Anônimo disse...

Só se for de arco e flecha.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics