30 de agosto de 2015

E aí, Evo, vai encarar?

Rankig militar dos países da América do SUl
A manifestação, em tom de advertência, do presidente boliviano Evo Morales - reproduzida aqui no blog no dia 22 - suscitou o fervor patriótico daqueles que entenderam as palavras do cocaleiro andino como uma ameaça de guerra, em caso de um hipotético golpe de estado para derrubar Dilma Rousseff.
Entretanto, em nenhum momento Evo faz referência à uma solução militar. Seu recado aos chefes militares brasileiros limitou-se ao tom bravateiro-folclórico comum aos protoditadores bolivarianos, como Hugo Chávez, Nicolás Maduro e Rafael Correa.


Mas e se - apenas se - ocorresse uma guerra entre os dois países? 
O site Global Fire Power apresenta o ranking do poderio militar de 126 países. Nele, o Brasil figura em 22º lugar e a Bolívia em 88º.
No ranking da América do Sul, as forças armadas brasileiras estão no topo e as bolivianas em oitavo, a frente apenas da guatemaltecos, paraguaios e uruguaios.

Compare o poderio militar dos países em 'litígio':
E aí, Evo, vai encarar?

15 comentários:

PQDT disse...

O Brasil não tem potencial humano para enfrentar nenhum país da América do Sul, de que adianta potencial bélico se o nosso material humano é fraco e carreirista, já servi em várias OMs e posso dizer que, excluindo a Bda Op Esp e Bda Inf Pqdt, nenhuma outra tropa do nosso exército está preparada p "bater de frente" com outros países.

Anônimo disse...

Caro PQDT, não é o que se observa na prática. O descontentamento esta presente em todos os niveis. Recursos humanos fracos e carreiristas são o reflexo do descaso da instituição para com seu pessoal. Enquanto os que têm poder de decisão pensarem apenas em suas aposentadorias, usando subserviência e omissão em troca de cadeiras em ministérios, estaremos fadados à situação caótica que vivemos. Não sou Pqdt, nem FE, mas procuro honrar meu soldo. Portanto não seja generalista, mesmo porque competência e dedicação não estão atreladas a brevets de borracha.

Anônimo disse...

Boa !

Anônimo disse...

Hehe... quer dizer que os estrategistas avaliam que o "suposto" inimigo é apenas o Evo Morales? Se esquecem que as esquerdas já tomaram quase todo o continente latino? Se esquecem dos inimigos internos, MST, CIMI, CNBB, Via campesina, Liga dos Camponeses, MTST. CUT, FUP e milhares de outros sindicatos alinhados, além do poderoso armamento e treinamento de guerrilha urbana do narcotráfico?
Vão encarar?

Anônimo disse...

Boa... cada um se dedica na sua área e assim defini-se eficiência em grupo! Vc acha que eles em outris países estão motivados? Fala sério!

Anônimo disse...

Guatemala na América do Sul?

Anônimo disse...

Golpe para Evo Morales, PT e seu "exército" dos movimentos de invasão de terras alheias é qualquer derrota do PT e de Dilma, dentro da Lei ou não.Não podemos ignorar ou subestimar ninguém com tal tipo de "ameaça", tendo ou não exército. Por nossas terras, quantas vezes guerrilheiros se encontraram em são Paulo, quantos já se intrometeram em reuniões com políticos da esquerda? Facões, foices e enxadas também matam e muitos tem armas de fogo. Só acho que para cada declaração desse tipo deveria ter uma resposta oficial contundente. Quando se calam, aceitam a oferta.

Anônimo disse...

Ele (EVO MORALES), já provou, com sucesso, que é capaz. Recordem-se da expropriação da PETROBRAS. E não houve nenhuma ação contrária por parte do BRASIL (Estado, Nação, País) ou dos acionistas (investidores).

Outros, também já mostraram que não tem MEDO:

- Paraguai.... ITAIPU;
- Equador..... Hidroelétrica;
- Venezuela... Refinaria Abreu e Lima;
Isso só para lembrar de alguns dos que estão na América do Sul.

Já tivemos perdas com a Africa, Oriente Médio, Asia, América Central e por ai vai.

Certa foi a decisão do EUA quando seus compatriótas perderam seus investimentos em "CUBA", EMBARGO e PAU. MAis ou menos o que irão fazer por terem sido lesados pelo Petrolão.

Já dizia o Messias: bomzinho vira coitadinho. Chora menos quem pode mais!

Anônimo disse...

coitado do Evo. o Brasil é a maior potencia mundial do mercosul.

Ten Reis disse...

Infelizmente o Brasil é um país de frouxos e covardes!Atualmente não temos nenhuma autoridade civil ou militar que possa contestar o que estou dizendo! O simples fato das declarações do índio Evo Morales, já era o suficiente para uma declaração dura do Ministério da Defesa ou de alguma "autoridade" militar, mas não, todos enfiaram o rabo no meio das pernas e se calaram.

HASSAN ABDUL SHAKUR disse...

Caro amigo PQDT, espero que vc ja tenha ouvido falar da Brigada Leve, cuidado com oque vc fala.

Anônimo disse...

PQDT geralmente precisa ser resgatado qdo adentra na selva.....diminua o topete companheiro.
A Amazônia nos une, a selva nos pertence.
Selvaaa!

Anônimo disse...

Disse tudo !!!!!!

Anônimo disse...


Acho q nosso Ministro da Defesa, ou caso o mesmo não tenha peito pra contrariar os capachos da Dilma, nossos Cmt das Forças deveriam mandar esse idiota calar o bico.

Anônimo disse...

Observando o quadro ranking, pergunto: desde quando, a Guatemala fica na América do Sul?????

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics