18 de maio de 2015

Mesmo após condenação por abuso sexual e ter diploma de médico cassado, major continua no Exército

Mesmo com o diploma de médico cassado, major segue servindo no Hospital Militar de Campo Grande
(Imagem: blog turmadealunos)
Quase três anos após ter seu diploma de médico cassado pelo Conselho Federal de Medicina, por abuso sexual de pacientes, Marcus Vinícius Carreira Bentes ainda é oficial da ativa do Exército. 
O longo histórico de denúncias contra o major teve início em julho 1999, quando servia em Fortaleza (CE). Na época, ele foi acusado de abuso contra a esposa de um sargento. O militar foi absolvido por falta de provas, por 3 votos a 2 e o processo foi arquivado
Leia também
MAJOR MÉDICO CONDENADO PELO STM TINHA HISTÓRICO DE ABUSOS CONTRA ESPOSAS E FILHAS DE SARGENTOS
STM CONDENA MAJOR-MÉDICO DO EXÉRCITO QUE ABUSAVA DE PACIENTES
MAJOR MÉDICO CONDENADO POR ABUSO SEXUAL CUMPRE EXPEDIENTE ADMINISTRATIVO
Major tem registro de médico cassado por abuso sexual, mas continua no Exército
Desde então, segundo o MPM, Bentes se envolveu outros casos semelhantes, quando era o responsável pelos exames médicos para a utilização da piscina do Clube de Subtenentes e Sargentos de Lorena/SP. Há indícios de que o major aproveitava-se da situação para solicitar que jovens e adolescentes ficassem nuas para em seguida molestá-las. Todas as denúncias formuladas em Lorena foram tratadas como transgressões disciplinares e não foram abertos inquéritos para investigação.
O fato que resultou na condenação do militar  ocorreu em 2007, no hospital militar de Campo Grande. Na época, ele atendeu a uma paciente com problemas renais que o procurara para entregar o resultado de exames solicitados por outro urologista. Ela afirmou que o médico, após pedir-lhe para levantar o vestido para uma exame, a tocou sem luvas. Relatou ainda que ele estava ofegante e apresentava sinais de excitação. Sindicância aberta pelo hospital considerou não haver provas consistentes para a abertura de inquérito, mas condenou o militar a 10 dias de prisão por conduta antiética ao realizar o exame sem acompanhante, por não ter utilizado lençol para cobrir a genitália da paciente e por não ter usado luvas para fazer o exame.
Ainda assim, o MPM denunciou o major, em 18 de junho de 2008:“Em todas as ocasiões o acusado nega com veemência a sua participação e é levantada uma injusta suspeição sobre a moral das vítimas. Em se tratando de delito cuja prática dá-se entre quatro paredes e sem testemunhas, poderá o acusado molestar sexualmente centenas de vítimas e eternamente a justiça considerará as provas insuficientes?”, questionou o MPM, na denúncia que resultou na condenação pelo STM, em 3 de maio de 2011, a pena de um ano de detenção pela prática do crime de libidinagem (Artigo 235 do Código Penal Militar).
Marcus Vinícius continua
na ativa
Em 17 de julho de 2012, o Conselho Federal de Medicina cassou o diploma de Marcus Vinícius. À época, o CMO informou que o militar seria transferido para funções administrativas, mas continuaria sendo major do Exército. Em situações como essa, o oficial deve ser submetido à Conselho de Justificação, para análise de sua conduta. Caso seja julgado indigno ou incompatível com o oficialato, a perda do posto e patente poderá então ser decretada pela justiça militar.
Na página do DGP, ele consta como efetivo do Hospital de Área de Campo Grande, na situação de sub-júdice. 
Ou seja: três anos depois da cassação do diploma de médico, quatro anos após a condenação pelo STM e dezessete anos após a primeira denúncia, um cidadão desse 'quilate' continua ostentando a condição de oficial do Exército Brasileiro.
ISSO É UMA VERGONHA!!!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics