31 de outubro de 2014

Comissão do Senado aprova pensão para soldados do Batalhão Suez.

Guilherme Oliveira (edição: montedo.com)
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), aprovou nesta quinta-feira (30) o projeto que concede pensão vitalícia aos soldados brasileiros que integraram o Batalhão Suez – tropa que integrou a Força Internacional de Emergência da ONU durante um conflito na região do Canal de Suez, em 1956.
O PLS 332/2011, do senador Humberto Costa (PT-PE), assegura o pagamento de pensão especial vitalícia, no valor de R$ 600 mensais, aos ex-integrantes da tropa. O benefício se restringe ao ex-integrante que comprove renda mensal inferior a dois salários mínimos, ou que não possua meios para prover sua subsistência e de sua família.
O valor da pensão especial será reajustado sempre no mês de janeiro, de acordo com a variação anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou de índice que reajuste as aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia o parecer do Senador Suplicy.
Na justificativa do projeto, Humberto Costa afirma que esses homens foram excluídos do Exército sem exame de junta médica e sem quarentena, mesmo tendo permanecido mais de um ano, quase todos, em uma das regiões mais violentas e endêmicas do mundo.
Já de acordo com relator na CRE, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), os ex-integrantes do Batalhão Suez expuseram-se aos grandes perigos existentes em área de conflito armado, sofreram as consequentes sequelas físicas e psicológicas e foram tratados de modo injusto e desonroso em seu retorno.
"Não seria justo que os ex-integrantes do Batalhão Suez ficassem à míngua de qualquer compensação pecuniária, o que constitui o mínimo que o Estado brasileiro pode fazer para resgatar moral e materialmente a sua dívida com esses verdadeiros heróis nacionais", concluiu Suplicy.
Senado/montedo.com

Clube de futebol faz convênio com Forças Armadas para disputar segundona do RJ.

Imagem: PhotoCamera
Mangaratibense fecha convênio com Seleção das Forças Armadas para Série B
Capitão Mauro Maia Júnior é anunciado como novo técnico da equipe

O Mangaratibense já se mexe para disputar o Campeonato Carioca da Série B em 2015. Entre as novidades está um convênio firmado pelo clube com a Seleção Brasileira das Forças Armadas, através da empresa Exta Premium, do empresário Alexandre Villaça. Jogadores e comissão técnicas serão formados por Exército, Marinha e Aeronáutica, e o clube utilizará a estrutura da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, onde o Fluminense costuma treinar.
Segundo o diretor de futebol, Carlos Alberto, os trabalhos vão começar no próximo dia 10 de novembro, com avaliação de atletas. Em dezembro, também no dia 10, o clube vai apresentar elenco e uniforme para a imprensa. Um dos nomes já contratados é o meio-campista Jocian, ex-Goytacaz e Barra da Tijuca. Os treinos acontecerão no Rio de Janeiro, mas os jogos estão mantidos oara o Estádio da Praia do Saco, em Mangaratiba.
Quanto a comissão técnica, o atual treinador, João Francisco, será promovido ao cargo de coordenador de futebol. O capitão Mauro Maia Júnior será o técnico, com o sub-oficial Gláucio Carvalho como assistente. A ideia é preparar o time também para o Mundial das Forças Armadas, que acontecem em 2015.
FutRio.net/montedo.com

Defesa cria Comando e Escola de Defesa Cibernética.

Ministério indica criação do Comando e da Escola de Defesa Cibernética
Estruturas, que devem ser instituídas em 2015, vão ser usadas pela Marinha, Exército e Aeronáutica
Organograma do sistema de Defesa Cibernética (IME)
A partir do próximo ano, o Exército Brasileiro começa a dispor de duas novas estruturas para fortalecer a política de segurança cibernética do País: o Comando de Defesa Cibernética e a Escola Nacional de Defesa Cibernética.
Por meio da Portaria Normativa nº 2777 , de 27 de outubro de 2014, publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (28), o ministro da Defesa, Celso Amorim, estabelece a diretriz “para implantação de medidas visando à potencialização da Defesa Cibernética Nacional."
No documento, o Ministério da Defesa define as atribuições do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), da Secretaria-Geral da pasta e do Exército para dar formato às propostas do Comando e da Escola de Defesa Cibernética.
Segundo o texto, cabe ao EMCFA supervisionar a implantação das medidas necessárias para criar o Comando e a Escola de Defesa Cibernética na Estrutura Regimental do Comando do Exército.
O documento informa também que as duas estruturas são para o exercício dos militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), cabendo ao Estado-Maior Conjunto “as atividades de coordenação nos casos de operações” que envolvam as Forças Armadas juntas, “especificando-se, em atos próprios, os aspectos inerentes ao controle operacional.”
A portaria determina à Secretaria-Geral que adote “providências relativas à disponibilização de recursos orçamentários e de pessoal para a viabilização das medidas e para evitar a descontinuidade de projetos”, além de elaborar proposta de criação de infraestruturas de apoio ao pessoal que irá compor os quadros de trabalho do setor cibernético e enquadrar as tecnologias do setor cibernético dentre as prioritárias no âmbito da pasta.
O documento, por fim, estabelece que cabe ao Exército “tomar providências necessárias para ativação” dos Núcleos do Comando de Defesa Cibernética e da Escola Nacional de Defesa Cibernética, além de coordenar e propor a estrutura organizacional e demais providências com o objetivo de implantar as duas entidades.
A expectativa do Ministério da Defesa é de que as estruturas comecem a se consolidar em 2015. (MD)
Portal Brasil/montedo.com

Câmara vai discutir reforma do Código Penal Militar

REFORMA DO CPM

Cláudio Humberto

Por sugestão da presidente do STM, Maria Elizabeth Teixeira Rocha, o presidente da Câmara, Henrique Alves, vai criar grupo de trabalho, com deputados e juristas, para discutir a reforma do Código Penal Militar.

DIÁRIO do PODER/montedo.com

30 de outubro de 2014

FAB localiza avião desaparecido em Roraima. Pode haver sobreviventes.

Localizada aeronave desaparecida em Roraima
Equipes de resgate da FAB buscam sobreviventes por terra

Nota oficial da FAB:
Uma aeronave SC-105 da Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a localização, na tarde desta quinta-feira, 30/10, do Cessna PP-FFR, desaparecido com cinco pessoas a bordo desde a tarde de domingo, 26/10. O avião, de propriedade do governo de Roraima, foi encontrado a cerca de 200 km da capital Boa Vista (RR), aparentemente, sem grandes avarias.
Ainda não há informações sobre sobreviventes. No entanto, os dois paraquedistas de busca e salvamento da FAB que tiveram acesso à aeronave, encontraram um bilhete que informava a intenção de deslocamento dos ocupantes. Os militares permanecem na região e seguem por terra em busca de sobreviventes.
Brasília, 30 de outubro de 2014.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Leia também:
Exército participa de buscas ao avião desaparecido no interior de Roraima

Bolsonaro: “Serei o candidato da direita à Presidência em 2018″.

Bolsonaro que ser o candidato da direita (Beto Oliveira - Agência Câmara)
MARCELO MORAES
Deputado federal mais votado no Rio de Janeiro e criticado por comportamento homofóbico e autoritário, Bolsonaro quer atrair eleitor antipetista defendendo propostas como a redução da maioridade penal e trabalhos forçados para presidiários
Reeleito como o deputado federal mais votado no Rio de Janeiro, com 464 mil votos, o polêmico Jair Bolsonaro (PP), ex-capitão do Exército, já tem um plano político mais ousado. Para o blog, ele anunciou que será a candidato à Presidência em 2018 como “representante da direita”. “Sou de direita mesmo e não tenho vergonha de dizer. Vou disputar o Planalto. Se meu partido não me apoiar, mudo de legenda para concorrer”, afirma.
Na sua “plataforma”, o deputado, conhecido e criticado por ter posturas consideradas homofóbicas e autoritárias, desfila uma série de planos extremamente controvertidos, como redução da maioridade penal, flexibilização das leis trabalhistas, alterações no Bolsa Família, defesa de trabalhos forçados para presidiários. É, como ele mesmo cita, uma candidatura de “direita, sem vergonha”.
Para ele, existe um claro eleitorado que não aprova o governo petista. É atrás desse eleitor que Bolsonaro vai partir. “A maioria dos eleitores que votou no Aécio Neves fez isso por ser antipetista. Inclusive, eu. Quero ser essa alternativa”.
A seguir, principais trechos da entrevista de Bolsonaro para o blog:

- O senhor foi reeleito como o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro. Pensa em concorrer à Presidência em 2018?
Bolsonaro: “Serei candidato à Presidência em 2018. Só vou negociar dentro do meu partido o PP para ver como viabilizarei isso”.

- Seu partido apoiou a presidente Dilma Rousseff na campanha. Acha que eles estão dispostos a lhe dar legenda para concorrer?
Bolsonaro: “Para ser franco, duvido que aceitem. Acho que vão compor novamente com o PT. Mas quero conversar com eles antes para ver se me autorizam a trocar de partido sem perder o mandato por infidelidade. Mas se eles não toparem, mudo de partido no último ano, perco o mandato por esse período, e concorro por uma legenda diferente”.

- O senhor é criticado dentro do Congresso por suas posturas muitas vezes consideradas homofóbicas e autoritárias. Com esse perfil, acha que o eleitor não vai rejeitá-lo?
Bolsonaro: “Podem me chamar de maluco, de homofóbico. Mas eu tenho propostas. Se tivesse sido candidato, não teria dado sossego para a presidente Dilma nos debates e não darei para o Lula se ele for o candidato em 2018. Porque a maioria dos eleitores que votou no Aécio Neves fez isso por ser antipetista. Inclusive, eu. Eu quero ser essa alternativa”.

- É verdade que Aécio Neves barrou sua presença ao lado dele num evento no Rio?
Bolsonaro: “É verdade. Eu já tinha sido reeleito e ele não me deixou subir no carro de som. Eu ainda falei para o pessoal dele: ‘já estou reeleito. Não preciso disso para me promover’. Mas acabei não subindo”.

- Se concorrer, qual será sua principal proposta de campanha? Que tipo de projeto vai defender?
Bolsonaro: “Na verdade, acho que a gente tem até lei demais. O Brasil precisa de menos leis. Mas vou defender redução da maioridade penal, por exemplo. Só não defendo adoção da pena de morte, embora seja a favor, porque é uma cláusula pétrea da Constituição e precisaria convocar uma constituinte para discutir o assunto. Mas gostaria de instituir, pelo menos, trabalhos forçados para os criminosos”.

- O senhor vai se apresentar abertamente como um candidato de direita?
Bolsonaro: “Claro que vou. Sou de direita mesmo e não tenho vergonha de dizer isso”.
ESTADÃO/montedo.com

Ave Gramsci! MST faz acordo com bolivarianos da Venezuela para 'fortalecer a revolução socialista'.



Do site oficial do Ministério del Poder Popular do governo venezuelano:
“No âmbito da visita ao Brasil do vice-presidente de Desenvolvimento de Socialismo Territorial, Elias Jaua, foram assinados uma série de acordos na terça-feira, nas áreas de treinamento e desenvolvimento de comunidade, entre a produtividade do governo bolivariano e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Terra do Brasil (MST), em Guararema, estado de São Paulo.
O Ministro de Comunidades e Movimentos Sociais disse que os acordos visam aumentar a capacidade de compartilhamento de experiências de formação “para fortalecer o que é essencial para uma revolução socialista, o que é treinamento, conscientização e organização do povo para defender o que foi alcançado e avançar na construção de uma sociedade socialista".
O tour bolivariano inclui também a cidade de Curitiba.
Com informações do Blog do Claudio Tognolli


A Segunda Guerra Mundial em revista.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo está realizando a exposição virtual “Segunda Guerra em Revista”. Os artigos de revistas e jornais da época (1939 – 1945) e  documentos de seu acervo proporcionam ótimas referências para o estudo do período.
Além das informações históricas, a exposição traz também algumas análises da linguagem utilizada tanto pelos políticos – representada pelos discursos de Getúlio Vargas – como da mídia impressa, fortemente cerceada pelo controle do governo da época e inundada pela massiva influência da propaganda de guerra norte-americana.

 AS FORÇAS brasileiras na Europa. Em Guarda, Washington, ano 3, n. 11, p. 1-4, [194?].

[GETÚLIO Vargas com Roosevelt]. [s.l]. Em Guarda, Washington, ano 2, n. 5, p. 2, [194-?].
OS FERIDOS brasileiros. Em Guarda, Washington, ano 4, n. 6, p. 22-24, [194-?].

Visite a exposição virtual, clicando aqui.
(Colaborou: Luísa Montedo)

Vai dialogar, Dilma? Exército Islâmico treina crianças em base militar.

O Dayli Mail publicou nesta quarta-feira (29) imagens de crianças sendo treinadas para a guerra em uma base militar do Exército Islâmico.
Shock: The images show masked Syrian children under the age of 16 being trained to use assault rifles
Sickening: New images have emerged purporting to show young Syrian children being educated at a military camp run by Islamic State terroristsLoss of innocence: A young boy smiles as he emerges from a tunnel on a terror training course at the Islamic State schoolDisturbing: The images of the school, said to be named Al-Sharea, were shared online by Raqqa is Being Slaughtered Silently - a small anti-ISIS collective operating in the terror group's de facto capital city

Militar que matou Bin Laden revelará sua identidade na TV

Canal 'Fox' vai exibir um documentário sobre o soldado que matou o terrorista
Membro das forças de elite Seal, da Marinha americana, dá cobertura a colegas durante operação de busca por esconderijo de membros do talibã no leste do Afeganistão
Membro das forças de elite Seal, da Marinha americana, dá cobertura a colegas durante operação de busca por esconderijo de membros do talibã no leste do Afeganistão (Tim Turner/AFP/VEJA)
Membro das forças de elite Seal, da Marinha americana, dá cobertura a colegas durante operação de busca por esconderijo de membros do talibã no leste do Afeganistão (Tim Turner/AFP/VEJA)
O militar da unidade de elite da Marinha dos Estados Unidos, conhecida como Navy Seals, que matou o chefe da Al Qaeda, Osama bin Laden, revelará sua identidade em um documentário que será exibido em novembro no canal Fox, anunciou a emissora na noite desta quarta-feira. O documentário de duas horas de duração, intitulado 'O homem que matou Osama bin Laden' será mostrado em duas partes, nos dias 11 e 12 de novembro, e inclui uma entrevista com o soldado, explicou a Fox em comunicado .
O militar fez parte do comando especial dos Navy Seals que executou a operação para eliminar o terrorista em Abbottabad, no Paquistão. A Fox afirmou que explicará detalhes da operação no documentário, como foram os últimos minutos de Bin Laden e o papel do militar no comando especial. Além disso, a emissora mostrará imagens até agora inéditas da cerimônia do último aniversário dos atentados de 11 de setembro no Museu Memorial de Nova York, na qual o militar que matou Bin Laden doou a camisa que usou durante a missão.
As ações dos Navy Seals não costumam ser divulgadas e as identidades de seus membros são mantidas em segredo e somente são divulgadas quando um deles morre, mas sem detalhar as circunstâncias reais da morte, por razões de segurança. No entanto, esta não será a primeira vez que a Fox identifica um dos membros do comando que matou Bin Laden.
Em 2012, a emissora revelou a identidade de Matt Bissonnette, de 36 anos, militar já reformado e autor do livro ‘Não Há Dia Fácil: Um Líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama Bin Laden’, que assinou sob o pseudônimo de Mark Owen. Bin Laden morreu na noite de 1º para 2 de maio de 2011, depois de ser considerado o terrorista mais procurado pelos Estados Unidos por mais de uma década. (EFE)
Veja/montedo.com

29 de outubro de 2014

Eleições: 'A maioria decidiu', diz nota do Clube Militar

Clube Militar
"Perder nunca é um fato facilmente aceitável, mas faz parte do jogo e da vida. Derrotar-se é que não é aceitável.
O Brasil é nosso.
A Democracia, caminho que defendemos ardorosamente, estabelece isso. A maioria decidiu. Não interessa que não seja a nossa opção. É a regra.
Assim devemos exercer a nossa cidadania, exigindo do Governo a postura que consideramos correta, a transparência que até hoje foi sonegada, a competência que o País necessita, enfim, vamos fiscalizar.
Temos um Congresso e outras Instituições.
Não vamos baixar a cabeça.
Vamos continuar lutando pelo Brasil, cada um fazendo a sua parte.
Um Sócio Ilustre"
Leia também:Golpe militar? Pára com isso!

STM inicia ação penal contra almirante por lesão corporal culposa.

STM inicia ação penal contra oficial-general acusado de lesão corporal culposa
STM inicia ação penal contra oficial-general acusado de lesão corporal culposa
O réu foi inquirido pelo ministro Artur Vidigal
O Superior Tribunal Militar (STM) iniciou nesta quarta-feira, 22, a ação criminal originária em que figura como acusado um contra-almirante (equivalente a general de brigada do Exército) acusado do crime previsto no artigo 210 do Código Penal Militar – lesão corporal culposa.
O oficial-general foi denunciado pelo Procurador-Geral da Justiça Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, por ter na madrugada de 27 de setembro de 2013, segundo a denúncia, tomado a direção de um veículo militar Land Rover Defender, que era conduzido por um cabo do Corpo de Fuzileiros Navais. Os militares participavam da Operação Felino, um exercício militar internacional com membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPPL), realizado na base de militar de Itaoca, no Espírito Santo.
Ainda segundo o Ministério Público Militar, o contra-almirante pegou a estrada em direção à cidade do Rio de Janeiro, informando que iria dirigir até que o dia clareasse. No entanto, perto das quatro horas da manhã, no Km 50 da rodovia RJ- 224, em São Francisco de Itabapoana (RJ), o acusado perdeu o controle do veículo e capotou numa curva.
O acidente deixou o cabo que deveria estar dirigindo a viatura paraplégico. O prejuízo aos cofres públicos foi da ordem de R$ 108 mil pelo dano à viatura militar. Ao denunciar o caso ao Superior Tribunal Militar, o procurador-geral Marcelo Weitzel disse que o contra-almirante tomou a direção da viatura sem destreza, apresentando nítido cansaço, após ter ingerido bebida alcoólica e trafegava em velocidade incompatível com o limite da via.
O STM recebeu a denúncia e iniciou a ação penal, que é conduzida pelo ministro Artur Vidigal de Oliveira.
Nesta quarta-feira, com a presença do advogado do réu e do procurador-geral do Ministério Público Militar, ocorreu a primeira fase da ação penal, com a qualificação e o interrogatório do acusado.
No interrogatório de hoje, o ministro Artur Vidigal inquiriu o acusado, fez perguntas sobre os detalhes da viagem e permitiu que o réu contasse a sua versão, assim como à defesa dele e ao Ministério Público Militar para que também fizesse perguntas ao acusado.
As próximas fases serão a oitiva das testemunhas, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, em 26 e 27 de novembro; a fase de requisição de provas pelas partes; as alegações escritas, um segundo interrogatório do acusado, a pedido da defesa e deferido pelo ministro e o julgamento, que deve ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.

Oficial General tem ação penal iniciada no STM
Por se tratar de um oficial general das Forças Armadas, a ação penal está sendo processada e julgada originariamente no Superior Tribunal Militar, competência definida pela Lei de Organização da Justiça Militar da União (Lei 8.457/1992). Ou seja, a ação penal já começa na Corte Superior, a segunda e última instância da Justiça Militar Federal.
O julgamento da ação penal será feito pelo Plenário da Corte. Como se trata de foro especial, não há a possibilidade de apelação. Entretanto, existe o recurso dos embargos, dependendo do resultado do julgamento.
STM/montedo.com

Nota do editor:
Trata-se do Contra-Almirante Fuzileiro Naval Jorge Nerie Vellame, que ascendeu ao generalato em março de 2013.
Fonte: Marinha do Brasil

Men's Health diz que soldado amputado tem melhor corpo do mundo.

Noah Galloway, soldado amputado, tem melhor corpo do mundo
Noah Galloway, soldado amputado, tem melhor corpo do mundo
A Men's Health considerou Galloway o homem com o melhor físico do mundo. Veterano de guerra, perdeu uma perna e um braço numa explosão no Iraque.
Noah Galloway é um veterano de guerra norte-americano que perdeu a perna e o braço esquerdos numa explosão no Iraque, em 2005. A partir de 2010, decidiu dedicar-se em exclusivo aos treinos. Apesar de, na altura, não fazer ideia como iria reagir aos exercícios o seu corpo amputado, ganhou confiança e, a pouco e pouco, foi capaz de fortalecer e definir os músculos. A boa forma física que adquiriu garantiu-lhe a capa de novembro da revista americana Men's Health, ultrapassando 1300 concorrentes.
Os critérios da revista para a eleição do homem com o melhor corpo do mundo eram estar em "boa forma física, ser confiante, elegante, ter uma carreira promissora e ser um pilar na sua comunidade". Noah Galloway, exemplo de superação e sacrifício, superou largamente a competição, apesar dos membros amputados. Hoje, tem 33 anos, três filhos e faz voluntariado em várias instituições de beneficência dedicadas aos veteranos de guerra.
DN TV&MEDIA/montedo.com

PA: Engenharia do Exército recupera ponte na Transamazônica.

Exército trabalha na recuperação do desvio na BR-230, em Pacajá
Desvio foi feito em agosto, após a queda da ponte na Transamazônica.
Com fortes chuvas na região, ponte provisória foi arrastada pelas águas.
Homens do Exército chegaram na última terça-feira (28) a Pacajá. (Foto: André Kafona/ Arquivo Pessoal)
Exército chegou na última terça-feira (28) a Pacajá. (Foto: André Kafona/ Arquivo Pessoal)
Do G1 PA
Homens do 2º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), trabalham na recuperação da ponte provisória sobre o rio Aratú, construída após o desabamento da ponte de concreto na BR-230, em Pacajá. De acordo com o Exército, os serviços de reparo iniciaram por volta das 6h desta quarta-feira (29) e devem durar três dias inteiros, se não chover.
O Exército foi acionado pela primeira vez pelo Dnit no dia 5 e agosto, quando a ponte principal desabou sobre o rio Aratú, na rodovia Transamazônica. Na ocasião, o Exército deslocou uma ponte LSB (Logistic Support Bridge), montada para restabelecer provisoriamente o trânsito na rodovia federal. A ponte pertence ao 2º Batalhão de Engenharia de Construção, localizado em Teresina (PI).
“A ponte funcionou perfeitamente até sexta-feira (24). Devido as fortes chuvas na região, o nível do rio subiu e cobriu a cabeceira da ponte, que foi interditada. Dois dias depois foi levada pelas águas”, explicou o major Talaveira.
Durante os três dias serão efetuados trabalhos de desmontagem da estrutura para preservar o equipamento, recuperação dos encontros de terra e novo lançamento da ponte.
G1/montedo.com

Exército participa de buscas ao avião desaparecido no interior de Roraima

Efetivo de 40 homens da 1ª Brigada de Infantaria de Selva realizam buscas.
Equipe atuará no patrulhamento fluvial junto às comunidades ribeirinhas.

Do G1 RR
Uma equipe de 40 militares do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS) atua a partir desta quarta-feira (29), no patrulhamento fluvial em busca da aeronave desaparecida na região Sul de Roraima. Conforme informações da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, a solicitação de apoio foi feita por familiares e amigos dos passageiros e tripulantes do avião Cessna, U206G, matrícula PP-FFR, pertencente ao governo do estado. O trabalho de buscas já ocorre por via aérea realizada pela Força Aérea Brasileira e por água pelo Corpo de Bombeiros.
A aeronave desapareceu quando se deslocava da comunidade de Santa Maria de Boiaçu em direção a capital, Boa Vista, no domingo (26). A 1ª Brigada informou que a equipe seguirá em patrulhamento fluvial pelo rio Branco junto às comunidades ribeirinhas com a finalidade de buscar informações sobre a aeronave, a fim de direcionar as buscas terrestres em meio a selva.

Entenda o caso
A aeronave de pequeno porte seguia de Santa Maria do Boiaçu, região Sul de Roraima, para Boa Vista e desapareceu nesse domingo (26). Conforme informações da assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) o avião decolou às 11h50 e estava com o pouso previsto para às 14h, na capital. No trajeto, a aeronave perdeu a comunicação com o radar de controle aéreo e desapareceu. Cinco pessoas estavam a bordo do avião.
G1/montedo.com

Luiz Fux suspende acórdão do STM que considerou Justiça Militar competente para julgar soldado abordado no Complexo do Alemão.

Suspensa decisão que considerou Justiça Militar competente para julgar soldado abordado no Complexo do Alemão

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar para suspender os efeitos de acórdão do Superior Tribunal Militar (STM) que considerou a Justiça Militar competente para processar e julgar o então soldado da Aeronáutica T.P.S. Ele foi condenado a seis meses de detenção, em regime inicial aberto, pelo crime de resistência mediante ameaça ou violência, tendo recebido o benefício do sursis pelo prazo de dois anos.
No Habeas Corpus (HC) 124611, a Defensoria Pública da União (DPU) sustenta que T.P.S foi abordado em sua comunidade – Complexo do Alemão, município do Rio de Janeiro – na qualidade de civil, e não em razão de qualquer vínculo com as Forças Armadas. Assim, argumenta ausência de ofensa direta ou indireta às instituições militares, portanto a hipótese não seria de competência da justiça castrense, mas da justiça comum.
A DPU pediu a concessão da ordem para anular o acórdão do STM e trancar a ação penal em trâmite na Justiça Militar da União, com a remessa dos autos para o juízo competente.
Conforme os autos, no julgamento de recursos de apelação da acusação e defesa, o STM entendeu que, ainda que a atividade criminosa tenha se desenvolvido fora do ambiente castrense, compete à Justiça Militar da União o processamento e julgamento do crime militar cometido por militar da ativa contra militar da ativa.

Deferimento
De acordo com o relator, a jurisprudência do Supremo fixou entendimento no sentido de que não compete à Justiça Militar da União processar e julgar militar quando o crime praticado não possui correlação com a atividade militar, isto é, quando o militar não se encontra em atividade. Essa tese, conforme o ministro Luiz Fux, tem sido afirmada reiteradas vezes pelas duas Turmas da Corte.
O relator observou que, à data dos fatos acontecia a ocupação das comunidades pelas Forças Armadas, no município do Rio de Janeiro, com o objetivo de combater o tráfico de drogas. “Com efeito, a presença da patrulha do Exército no local tinha a finalidade de policiamento em área civil. Por isso, conclui-se que o paciente foi abordado na qualidade de civil, e não em atividade”, ressaltou.
Nesse primeiro exame dos autos, o ministro Luiz Fux concluiu que a conduta do ex-soldado “não se insere, em princípio, em quaisquer das hipóteses do artigo 9º do Código Penal Militar”, dispositivo que enumera os crimes militares em tempos de paz. Dessa forma, o relator concedeu a liminar para suspender os efeitos do acórdão questionado até o julgamento final deste HC.
CenárioMT/montedo.com

Exército discute implantação do Sisfron nas áreas de fronteira no Paraná

291014 SISFON
Jurandir Junior
O vice-governador do Estado do Paraná, Flávio Arns, recebeu na terça-feira (28) os comandantes da 5ª Divisão de Exército, general Luiz Felipe Carbonell, da 5ª Região Militar, general Luís Antonio Duizit Brito, e o gerente do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), general Gerson Forini, juntamente com uma equipe técnica.
O encontro teve, ainda, a presença dos secretários João Carlos Gomes (Ciência e Tecnologia) e Horácio Monteschio (Indústria e Comércio), que teve como objetivo a apresentação de detalhes da implantação do projeto no Paraná aos integrantes do Comitê da Indústria da Defesa e Segurança do Paraná (Comdefesa), ministrado por Alcino Tigrinho.
No decorrer do encontro foram apresentados ainda as necessidades de equipamentos e tecnologias relacionadas ao Sisfron para que as empresas paranaenses possam se preparar para o fornecimentos desses materiais.
O Sisfron irá aproximar e destacar a importância do fortalecimento das relações entre o governo estadual e o Exército, permitindo, ainda, o trabalho integrado com as forças de seguranças estaduais e agências fiscalizadoras, resultando em ações impactantes para o monitoramento das fronteiras.
CBN Foz do Iguaçu/montedo.com

Golpe militar? Pára com isso!


A mídia deu destaque a 'invasão' da página do Exército no Facebook, logo após a vitória de Dilma no segundo turno. São centenas de internautas clamando por uma intervenção militar, para 'salvar o Brasil'.
De alguma forma, e isso é evidente, o País precisa encontrar um caminho que o preserve do viés autoritário que está no DNA do petismo, mas é de uma total incoerência sugerir a utilização do remédio amargo da ditadura. Seria regredir aos idos de 1964, onde um regime de força de direita impediu que outro, de ideário comunista - palavra em desuso, por conveniência de ocasião - se instalasse no Brasil.
Cinquenta anos se passaram e algumas pessoas parecem não ter aprendido nada. São outros os tempos, é outro o cenário. O avanço consiste em consolidar as instituições democráticas, não em solapá-las. Quem, como eu, critica o PT por suas reiteradas tentativas de fraudar o processo democrático, utilizando-se para tal de instrumentos que a própria democracia lhe proporciona, não pode, por coerência, defender a ruptura institucional por meio de um golpe de estado. 

'Shopping bélico': Euronaval 2014 movimenta mercado bilionário.


Com informações da Voz da Rússia
A exposição Euronaval 2014 movimenta o bilionário mercado mundial de tecnologia e armamento militar. Realizado em Paris de 27 a 31 de outubro, o evento conta com a presença de 352 expositores de 28 países, distribuídos em uma área de 15 mil m². A expectativa é de que o salão seja visitado por 90 delegações de 65 países.

Confira a galeria de imagens completa.
Imagens: Euronaval 2014.

Bom para o currículo: na Noruega, Exército reúne 'os melhores entre os melhores'.

Norueguesas, ao exército
Parlamento de Oslo estabelece o serviço militar obrigatório para as mulheres
KRISTIN SULENG 
Foto
Uma soldada norueguesa vigia uma rua de Oslo. / WOLFGANG RATTAY (REUTERS)
A Noruega lidera as estatísticas das Nações Unidas sobre igualdade. Tem uma primeira-ministra, uma bispo à frente da Igreja Luterana e desde 14 de outubro, depois da aprovação no Parlamento, a obrigação de convocar também as mulheres ao exército. A medida transforma o país nórdico no primeiro da Europa a estender o serviço militar obrigatório às mulheres que, segunda uma nova lei, devem se incorporar a partir do verão de 2016, começando pelas jovens nascidas em 1997.
As mulheres entraram pela primeira vez nas Forças Armadas em 1985, após pressão do movimento feminista, mas nunca superaram 10% dos efetivos. Com a intenção de duplicar essa porcentagem em nome da igualdade, o governo trabalhista do ex-primeiro-ministro Jens Stoltenberg, atual secretário-geral da OTAN, lançou em 2008 a primeira proposta de mudança na lei do serviço militar, aprovada agora pela atual coalizão de centro-direita, liderada pela conservadora Erna Solberg.
Os defensores da iniciativa a defendem como uma garantia para assegurar o recrutamento em um país de apenas cinco milhões de habitantes. Seus opositores consideram-na supérflua em um exército (com 23.000 soldados, ampliável a 83.000 em caso de conflito) cada vez mais profissional. O líder do Partido Democrata Cristão, Knut Arild Hareide, com 6% de representação no Parlamento, não gostou da medida: "Apresenta-se como parte de uma luta para avançar na igualdade de gênero e, ainda que haja grande consenso sobre a importância da igualdade, não foram analisadas as consequências para a sociedade", explica ao EL PAÍS.
"O exército tem que reunir os melhores entre os melhores, 
por isso o serviço militar é importante para o currículo" 
Marie Simonsen, jornalista sueca
Nos vizinhos europeus, onde o alistamento voluntário está associado à modernidade das Forças Armadas, o exemplo norueguês pode ser entendido como uma contradição. Apenas Suíça, Áustria, Finlândia, Dinamarca, Estônia, Grécia e Chipre mantêm a obrigatoriedade militar, e apenas para homens. Para as mulheres, o exército é obrigatório em menos de uma dúzia de países do mundo, entre eles, Israel, Tunísia, Cuba e Coreia do Norte. "A Noruega considera o serviço militar obrigatório como um dos pilares da sociedade, no mesmo nível da escola primária, no qual estão representadas todas as classes sociais e regiões do país", explica Marie Simonsen, responsável da área de política do diário Dagbladet. "Somos céticos sobre a necessidade de ter um exército profissional. Os militares ajudaram a formar um exército altamente qualificado, que serve como um espelho da sociedade, e pouco marcado pela cultura guerreira", acrescenta.
Apesar da obrigação legal, apenas um quarto dos jovens de cada promoção — aqueles, e agora aquelas que completam 19 anos — se incorpora ao exército. É necessário passar por provas teóricas, psicológicas e físicas. "O exército tem que reunir os melhores entre os melhores, por isso o serviço militar é importante para o currículo", diz a jornalista Simonense, ao apontar que as Forças Armadas contam com um grande apoio popular e uma alta reputação na Noruega.
Leia também:
Mulheres norueguesas terão de cumprir serviço militar obrigatório
A extensão do serviço militar obrigatório às mulheres ajudará, segundo Ayesha Wolasmal, uma ex-soldada norueguesa que esteve no Afeganistão, no destacamento de operações internacionais, onde há necessidade manifesta de mulheres na primeira linha. "O exército moderno não precisa apenas de homens com grandes músculos e mochilas. Na minha experiência, percebi a importância das mulheres em situações que meus colegas masculinas não puderam intervir, como gerar confiança na população, treinar as mulheres de forças de segurança locais... As mulheres contribuem para aumentar a compreensão e flexibilizar situações desafiadoras. Além disso, o exército é uma instituição social que deve refletir o povo que defende". Uma norueguesa, a comandante Kristin Lund, converteu-se em maio na primeira mulher a liderar uma missão da ONU (a força de paz no Chipre).
Wolasmal, filha de afegãos nascida na Noruega há 27 anos, trabalha como assessora na Tankesmien Agenda, em um think thank de centro-esquerda que tenta conscientizar o povo sobre políticas de justiça social. "Uma cota maior de mulheres no exército implica mais recursos. A mudança custará tempo e dinheiro, mas será essencial para recrutá-las e também para mantê-las. Se queremos motivá-las a escolher a carreira militar profissionalmente, as mulheres precisam se sentir aceitas e valorizadas. O exército deve reconhecer a necessidade de mulheres não apenas com palavras, mas também com feitos que eliminem o machismo".
A socióloga Ulla-Britt Lilleaas, investigadora da Universidade de Osolo, e especialista em questões de gênero no Exército, aponta em um relatório recente o risco que as mulheres sofrem de serem vítimas de assédio sexual nas forças armadas. "Apenas uma liderança competente das autoridades pode prevenir casos de assédio", afirma. A investigação, reunida em um livro que em breve será publicado na Noruega, recomenda o uso compartilhado do espaço entre os sexos, o que incentiva o companheirismo e a amizade na convivência.
Enquanto a Noruega comemora como um feito histórico a aprovação da lei militar para suas mulheres, ainda não está tudo pronto no terreno da igualdade, considera Lilleaas. "A política de igualdade permitiu que as mulheres conseguissem seus direitos na maioria dos âmbitos, mas também há problemas. Uma pesquisa recente indica que 10% das mulheres norueguesas foram estupradas. Aqui, no entanto, ainda há muito trabalho a ser feito".
EL PAÍS/montedo.com

Soldado do Exército foi morto com tiro nas costas ao atuar na segurança das eleições.

Soldado é morto enquanto atuava na segurança das eleições, no PA
Soldado de 21 anos foi baleado em Curuçá, no domingo, 26.
Ele estaria perto de uma briga quando foi atingido. Suspeito está foragido.
Possivelmente, o Soldado Wandeson foi vítima de bala perdida (Reprodução: TV Liberal/PA)

Do G1 PA
Curuçá (PA) - A polícia investiga a morte do soldado do exército Wanderson Freitas, de 21 anos, foi assassinado com um tiro nas costas em Curuçá, nordeste do Pará. O soldado trabalhava na segurança das eleições no município e, segundo testemunhas, ele estava próximo de uma briga na hora em que foi baleado, no domingo (26).
As polícias civil e militar já identificaram o homem acusado de ser o autor do disparo que matou o soldado. Ele é considerado foragido.
O enterro da vítima ocorreu na tarde desta segunda (27) em uma vila do município de Santa Maria do Pará.
O comando da 8ª Região Militar do Exército no Pará divulgou nota lamentando a morte do soldado e disse que está prestando assistência a família da vítima.
G1/montedo.com

Onde há fumaça...

DISSO ELE ENTENDE

Cláudio Humberto
O megalonanico Celso Amorim cola em Lula para voltar a ser ministro das Relações Exteriores pela quarta vez, ou para indicar ao cargo alguém que possa manipular – como ele próprio foi manipulado pelo saudoso José Aparecido de Oliveira, no governo Itamar Franco.
DIÁRIO DO PODER/montedo.com

Leia também:Amorim está de saída?

28 de outubro de 2014

Amorim está de saída?

Fab & Saab: Amorim não foi
Foi no mínimo estranha a ausência de Celso Amorim na solenidade de assinatura do contrato entre a FAB e a Saab sueca para a compra dos caças Gripen NG, um dos maiores contratos - R$ 13 bilhões - da história do País na área de Defesa.
Na avaliação da jornalista Tahiane Stochero, do G1, especializada na área militar, esse é um indicativo claro de que Amorim não permanece na pasta no segundo mandato de Dilma.

Leia também:
FX-2: com contrato assinado, primeiro caça Gripen será entregue em 2019.

A Justiça Militar, a Gestão por Competências e uma perguntinha.


Leio no site Âmbito Jurídico que a Justiça Militar da União está implantando a Gestão por Competências, a qual passa pela avaliação dos gestores que deve ser concluída até 7 de novembro.

Diz a matéria:
"Assim os ministros e juízes-auditores avaliarão os gestores diretamente subordinados a eles. Diretores, secretários, chefes de Gabinete e assessores avaliarão, quando couber, os coordenadores ou supervisores que fazem parte de suas equipes, além de fazerem suas autoavaliações. Já os supervisores somente vão avaliar a si mesmos."

Perguntinha: 
Face à sucessão de erros cometidos pela justiça castrense que tem sido corrigidos pelo STF, quem vai avaliar a competência dos ministros do STM?

Militares do Contingente Brasileiro no Haiti receberam a Medalha da ONU

Da Redação
No dia 16 de outubro, os militares do 20º Contingente Brasileiro no Haiti (CONTBRAS) foram condecorados com a Medalha das Nações Unidas, em cerimônia militar realizada no pátio da Base General Bacellar.
O evento foi presidido pelo Vice-Representante Especial do Secretário-Geral de Coordenação Humanitária da Organização das Nações Unidas, Sr Peter de Clercq, e contou com as presenças do Force Commander da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), General de Divisão José Luiz Jaborandy Junior, além de outras autoridades civis e militares e dos Comandantes das Unidades integrantes da MINUSTAH.
A medalha da ONU é entregue aos militares pelos serviços a favor da paz, após decorridos mais de 90 dias ininterruptos de missão. Nas palavras do General Jaborandy, o Brasil sempre tem se apresentado em um papel de destaque nas diversas missões em que tem participado, em todos os continentes, o que o tem levado a uma posição de respeito e admiração no contexto internacional, proporcionando credibilidade para a contínua participação brasileira em favor da segurança e da paz mundiais. Ele ressaltou, também, a valorosa contribuição dos militares das Nações Amigas que compõem o Contingente Brasileiro e que tem atuado de forma uníssona no cumprimento das missões do BRABAT.
Ao final da cerimônia, integrantes da ONG Viva-Rio Haiti, junto com militares do BRABAT, realizaram uma breve apresentação da cultura brasileira, com uma demonstração de Carimbó, dança típica da Região Norte do País, mais especificamente do Estado do Pará, de onde se originou grande parte da tropa que compõe o atual contingente do BRABAT. O Carimbó, junto com sua música, foi declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil em setembro de 2014. (Imagens: EB)
DEFESA/montedo.com

Em Maracanaú, grupo de soldados é abordado por uma mãe que queria fazer foto do filho ao lado da equipe
Em Maracanaú (CE), menino posa para foto junto com militares do Exército encarregados da segurança no segundo turno das eleições. (Rodrigo Patrocínio - O Povo/CE)

Coreia do Norte: os militares já não acreditam em Kim Jong-un

A China quer manter influência política em Pyongyang ao mesmo tempo que corteja Seul. Os EUA mantêm-se atentos na região
Kim Jong-un e os militares (Reuters)
O aparecimento de Kim Jong-un após quase um mês de ausência dos holofotes da comunicação social fez com que houvesse especulação sobre o seu paradeiro e se duvidasse do seu real estado de saúde. No passado dia 14 de Outubro o líder norte-coreano reapareceu aos olhos do mundo, estando a apoiar-se numa bengala e sorridente. A forma como o filho do querido líder voltou a ser fotografado terminou com algumas especulações.
A recente ascensão de Hwang Pyong-so como vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa norte-coreana em substituição de Choe Ryong-Hae é considerada pela imprensa internacional e sul-coreana como um dos factos mais importante em torno do regime norte- -coreano. O analista norte-americano Michael Madden, do Instituto EUA-Coreia da Universidade John Hopkins em Baltimore, disse ao i que Hwang Pyong-so "é muito próximo do líder e respeitado pelas elites locais". Por esta via, a possibilidade de existir uma tentativa de golpe de Estado contra Kim Jong-un fica colocada de parte pelo analista norte- -americano devido às qualidades pessoais e políticas do novo homem forte do aparelho militar. Michael Madden tem a certeza que "Hwang Pyong-so será leal ao seu líder e prefere estar por detrás da cortina em vez de aparecer publicamente". Por outro lado, o professor do King Sejon Institute Lisbon da Universidade Nova de Lisboa, Byung Goo-Kang, garantiu ao i que o novo braço direito do líder "apareceu agora porque os pais de Kim Jong-un entenderam que era necessário uma pessoa leal ao lado do filho". A mesma fonte acrescenta que "Hwang Pyong-so teve um papel fundamental na morte do tio do líder norte-coreano, Jang Song Thaek". O problema que se coloca ao futuro do regime é a capacidade do actual líder em governar o país muito por culpa da sua juventude que pode levar a alguma inexperiência. Byung Goo Kang alerta para o facto dos "militares não acreditarem nas faculdades de Kim Jong-un para liderar os destinos da Coreia do Norte".

CHINA
As mudanças na cúpula norte- -coreana acontecem quase três meses depois da visita do presidente chinês Xi Jinping a Seul. Este facto voltou a colocar na agenda mediática regional e internacional a questão das relações entre as duas Coreias.
Jornal i/montedo.com

27 de outubro de 2014

Sisfron começa a monitorar fronteiras em novembro.

Sistema de monitoramento de fronteiras começa a operar em novembro no Mato Grosso do Sul
Dourados (MS) – Foi realizada nesta sexta-feira (24) uma demonstração do projeto-piloto de implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Exército Brasileiro.
A apresentação foi feita ao ministro da Defesa, Celso Amorim, que, em companhia de autoridades civis e militares, visitou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS), onde será instalado um dos centros de operação do Sisfron. A expectativa é de que o novo centro comece a funcionar já a partir de novembro.
Orçado em R$ 12 bilhões, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército na faixa de fronteira do país, uma área uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Por esta razão, o Sisfron é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo.
Trata-se de um conjunto integrado de recursos tecnológicos, tais como sistemas de vigilância e monitoramento, tecnologia da informação, guerra eletrônica e inteligência que, aliados a obras de infraestrutura, vão reduzir vulnerabilidades na região fronteiriça.
O projeto, que deverá estar totalmente implantado até 2021, contará, nesta fase piloto, com 68 antenas de comunicação e uma infovia.
Para o ministro Celso Amorim, o Sisfron vai beneficiar não só a área de fronteira. “O sistema também permitirá enfrentar problemas que atingem grandes cidades, como drogas e contrabando de armas. Isso tudo com uma ampla consciência da importância da tecnologia e da indústria brasileira”, disse.
De acordo com o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, que está à frente do Comando Militar do Oeste do Exército, o Sisfron dará apoio ao Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal e ajudará a promover maior interação entre as Forças Armadas e órgãos de segurança pública e inteligência.
“O Sisfron permitirá a cooperação interagências e maior capacitação profissional. Além disso, o sistema vai contribuir para a geração de emprego e renda”, afirma o general.
Estima-se que, nos próximos anos, serão gerados cerca 1 mil empregos diretos e 4 mil indiretos com a instalação do novo sistema. O Sisfron também deverá contribuir com o reaparelhamento das Forças Armadas na faixa fronteiriça, com a melhoria em infraestrutura e a aquisição de novos meios como armamento, viaturas e adestramento da tropa.
Com implantação conduzida pela empresa Savis, do grupo Embraer, o sistema que compõe o projeto piloto é composto por radares, sensores eletromagnéticos e optrônicos, componentes táticos e de comunicação satelital, infovias e centros de comando e controle.
Além de Dourados (MS), outros três centros de operação estão sendo implementados em quartéis nas cidades de Mundo Novo, Iguatemi e Caracol, no Mato Grosso do Sul.
Fotos: Jorge Cardoso (Ascom/MD)
MD/montedo.com

#Fato!


Blog do Coronel/montedo.com

FX-2: com contrato assinado, primeiro caça Gripen será entregue em 2019.

Brasil assina contrato para aquisição de 36 caças Gripen NG
Primeira aeronave deverá ser entregue em 2019.
O contrato prevê ainda o treinamento de pilotos e mecânicos, apoio logístico e transferência de tecnologia.
A Força Aérea Brasileira assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última em 2024. A assinatura aconteceu nesta sexta-feira (24/10), nas instalações da COPAC (anexo ao prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília – DF).
O contrato envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras. O investimento total será de aproximadamente 13 bilhões de Reais.
“Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças”, afirmou Hakan Buskhe, presidente da SAAB. A Embraer irá assumir um papel de liderança na fabricação local dos aviões, mas haverá também a participação de outras empresas brasileiras, como a AEL, Akaer, Atech e SBTA. “Vai ser um salto, não apenas para a Embraer, mas para a nossa indústria em geral”, completou o Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
O Brasil também participará do desenvolvimento do Gripen NG e será responsável pelo desenvolvimento da versão para dois pilotos. A encomenda brasileira envolve 28 unidades monoplaces (para um piloto) e 8 biplaces (para dois tripulantes).
O desenvolvimento e produção do Gripen NG possibilitará ainda a geração de milhares de empregos diretos e indiretos no país.
De acordo com o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a assinatura ocorreu após dez meses de intensas negociações contratuais. “Nós atualizamos a proposta. Trouxemos os requisitos para um cenário mais moderno”, explicou.
As negociações foram iniciadas depois do anúncio do Gripen NG como vencedor da concorrência chamada de Projeto F-X2, realizado no dia 18 de dezembro de 2013. “Naquele primeiro momento a gente já estabeleceu um cronograma para a assinatura do contrato”, conta o Brigadeiro Crepaldi. A previsão era assinar antes do fim do ano. A assinatura na semana do Dia do Aviador (comemorado em 23 de outubro) também foi motivo de comemoração. “É muito simbólico para nós”.
O Gripen NG foi selecionado após análises de aspectos operacionais, técnicos, logísticos, de custos e de transferência de tecnologia. O relatório elaborado pela COPAC teve 33 mil páginas e incluiu análises das indústrias, dos projetos e de uma equipe formada por pilotos, engenheiros, oficiais de logística e de outras especialidades.

Marco tecnológico
A Suécia opera versões mais antigas do caça Gripen desde 1997 e já fez exportações para República Tcheca, Hungria, África do Sul, Tailândia e para a escola de piloto de testes do Reino Unido. Mas o Gripen NG, por enquanto, será recebido somente pela Suécia e pelo Brasil.
A aeronave incorpora tecnologias como o radar Raven ES-05, capaz de identificar alvos aéreos ou de superfície a um ângulo de 100 graus da sua antena, um sensor de busca infravermelho e datalink, que possibilita a troca de informações entre caças sem o uso de rádio. Quando entrar em serviço na FAB, o Gripen NG também será o único caça do Hemisfério Sul capaz de voar a velocidades supersônicas por longas distâncias, o chamado supercruzeiro.
“Há mais de 18 anos nós esperamos por esse momento. E com certeza vai inaugurar uma nova era operacional para a aviação de caça no Brasil”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani.
As 36 aeronaves multimissão serão utilizadas pela Força Aérea Brasileira em atividades de defesa aérea, policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento. A primeira unidade aérea a receber o novo modelo deverá ser o 1° Grupo de Defesa Aérea, com sede em Anápolis (GO). O Esquadrão está sem aeronaves desde dezembro de 2013, quando foram aposentados os caças Mirage 2000. Atualmente, a defesa aeroespacial brasileira é realizada por jatos F-5EM.

Gripen C/D
Após a assinatura da aquisição dos novos Gripen NG, prosseguem as negociações da FAB com a Força Aérea da Suécia para a cessão temporária de caças Gripen nas versões C/D. As aeronaves, usadas, são menos avançadas que o Gripen NG, mas já superam os F-5EM atualmente em uso. O plano seria utilizar os Gripen C/D até o recebimento das aeronaves novas.(FAB)
PODER AÉREO/montedo.com

FX-2: Congresso vota liberação de recursos para assinatura de compra de caças

O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 25/2014, que abre crédito especial de R$ 10,3 milhões no Orçamento de 2014 em favor dos ministérios da Justiça e da Defesa, é uma das matérias que aguarda votação na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
A maior parte desse total, R$ 10 milhões, será usada para o Comando da Aeronáutica assinar o contrato de compra de 36 caças supersônicos suecos, de múltiplo emprego. O governo brasileiro optou por comprar os caças supersônicos Gripen NG da empresa sueca Saab. O contrato comercial de execução do chamado Projeto FX-2, que consiste no reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da Força Aérea Brasileira, deve ser fechado até o fim do ano.
Segundo o governo, o acordo também envolve, aquisição de “simuladores de voo, logística inicial relacionada, armamentos necessários à operação da aeronave”, além de “transferência de tecnologia necessária para a autonomia na operação e na manutenção da frota durante seu ciclo de vida, capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro, domínio de tecnologias necessárias à produção de caça de quinta geração”.
A entrega dos caças ao Brasil está prevista para a partir de 2019, mas parte do pagamento do contrato, que deve ultrapassar R$ 4,5 bilhões, já estará prevista no Orçamento para 2015, cujo projeto de lei em tramitação prevê orçamento total para o Ministério da Defesa no próximo ano superior a R$ 70 bilhões. (Senado)
PODER AÉREO/montedo.com

26 de outubro de 2014

Tenente do Exército morre em colisão no MS

Colisão entre carreta e automóvel mata militar do Exército de 27 anos

Alan Diógenes e Francisco Júnior
Campo Grande (MS) - Um militar do Exército Brasileiro morreu, por volta das 16h30 deste domingo (26), em um grave acidente de trânsito envolvendo uma carreta e um veículo de passeio no KM-512 da BR-163, a 15 quilômetros de Campo Grande. A esposa dele que dirigia o veículo foi encaminhada em estado grave para a Santa Casa da Capital.
Rafael Viana da Silva, de 27 anos, estava em um veículo Hyundai HB20, de cor preta, que aquaplanou, rodopiou na pista e colidiu com uma carreta Bitrem, que estava carregada de adubo. O motorista da carreta que vinha do Porto de Paranaguá, no Paraná, e iria para Rondonópolis, no Mato Grosso, disse que não conseguiu evitar o acidente.
“Estava indo para Bandeirantes quando o carro aquaplanou na pista e bateu na lateral da carreta, devido a chuva. Não tive como evitar o acidente por que o veículo já estava muito próximo da carreta”, explicou Sidney Castilho, 42 anos.
A CCR MSVia, empresa responsável pela concessão da BR-163, socorreu a outra ocupante do veículo identificada como Nathália dos Santos Viana da Silva, 25 anos, esposa de Rafael. Ela foi transferida por uma ambulância da própria empresa para a Santa Casa da Capital.
As duas pistas da rodovia foram interditadas por um período de meia hora, após o acidente, mas já foi liberada. A CCR MSVia fez a limpeza da estrada para liberá-la o que antes. O fluxo de veículos já flui tranquilo no local.
O impacto na porta do passageiro do veículo foi tão violento que os pedaços ficaram espalhados pelo trecho da avenida. Uma das rodas foi lançada junto com o eixo a 40 metros do local do acidente. O carro ficou completamente destruído.
Conforme o policial rodoviário federal Alessio Ferreira, quando está chovendo os motoristas devem diminuir a velocidade dos veículos e ligar o pisca alerta. "Alta velocidade e água sempre terminam em tragédia", finalizou.
CAMPO GRANDE NEWS/montedo.com

Nota do editor:
Trata-se do 1º Tenente Rafael Viana Silva, do Hospital Militar de Área de Campo Grande. Ele era da turma de 2010 da Aman, do Serviço de Intendência.

Eleições 2014: as Forças Armadas no 2º turno.


MD/montedo.com

Leia também:
Eleições 2014 – Cerca de 15 mil militares das Forças Armadas vão atuar no segundo turno.

Transgêneros militares de diversos países se reúnem e trocam experiências

A entidade American Civil Liberties Union realizou esta semana em Washigton, EUA, um inédito encontro entre transexuais integrantes de Forças Armadas. A I Conferência Internacional de Transexuais Membros de Forças Armadas teve participação de transexuais vindas de 18 países aliados dos EUA que já modificaram sua legislação, entre eles Canada, Inglaterra, Israel, Suécia, Nova Zelândia e Austrália. O objetivo do evento é pressionar o Pentágono a adotar medidas de integração da comunidade trans, como acontece no Canadá onde oito transexuais veteranas servem o país, além de ser garantido o ingresso das transexuais no serviço militar. Leia mais.
LADO A/montedo.com

25 de outubro de 2014

Casa comigo? Tenente do Exército pede namorada em casamento em outdoor.

Militar pede namorada em casamento em outdoor em São José, SP
Mensagem foi exposta no Jardim Aquárius em frente à casa da namorada.
Noivo gastou R$ 3 mil e contou com ajuda de amigos para produzir painel.
Outdoor com pedido de casamento cham atenção em São José (Foto: Rodrigo Correia/ Arquivo Pessoal)
Outdoor com pedido de casamento chama atenção em São José (Foto: Rodrigo Correia/ Arquivo Pessoal)
Do G1 Vale do Paraíba e Região
Cansado de manter o relacionamento à distância, o militar baiano Fladmy Alves, de 33 anos, decidiu dar um passo adiante no relacionamento de uma forma inusitada. Ele estampou em um outdoor uma foto dele com um pedido de casamento à amada, que mora em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
O outdoor se destaca dos demais no Jardim Aquárius, na zona oeste da cidade, e desperta a curiosidade de quem passa pelo local. A mensagem foi colocada em frente ao prédio da namorada, Gabrieli Dala Vechia, de 25 anos. O casal está junto há dois anos.
Gabrielli e Fladmy namoram há dois anos (Foto: Arquivo pessoal/ Gabrielli Dala Vechia)
Gabrielli e Fladmy namoram há dois anos
(Foto: Arquivo pessoal/ Gabrielli Dala Vechia)
A noiva disse que foi surpreendida e aceitou o pedido de imediato. “Eu estava chegando em casa, depois de um dia longo no trabalho quando reparei que meu nome estava em um outdoor. Na hora minha reação foi parar o carro e esperar a mensagem aparecer novamente, porque o painel é daqueles que giram. Quando apareceu de novo eu comecei a rir e liguei para ele”, lembra a jovem.
Para agradar a namorada, Fladmy não poupou esforços, nem dinheiro. Ele investiu R$ 3 mil na instalação do outdoor e não teve vergonha de se expor para demonstrar o amor que sente por Gabrieli, que também é militar.
O casal se conheceu em um curso de formação de oficiais em Belo Horizonte (MG). “Namoramos à distância. Ele está em Salvador e eu continuei em São José. Já estávamos conversando sobre casamento e senti que viria o pedido, só não imaginava que seria desta forma”, conta Gabrielli, que é tenente do Departamento de Ciência Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Tática
Fladmy disse que começou a planejar a surpresa em maio deste ano. “Um dia na casa dela em São José reparei no espaço do outdoor. Queria colocar na semana do nosso aniversário de namoro, em setembro, mas a data já estava ocupada. Depois de fechar com a empresa, fui atrás de alguém que fizesse a arte para o painel”, conta.
Para que tudo desse certo, ele contou com o apoio e trabalho voluntário de amigos. “Tenho um grande amigo que gosta de fotografar e ele fez as fotos de acordo com o pedido do designer que criou o banner. Depois disso, enviei o material para a empresa e foi só esperar”, contou.
Apesar do pedido, o casamento só deve acontecer entre fim de 2015 e início de 2016. “Ainda dependo de uma transferência de cidade para definirmos a data e a cidade que vamos nos casar, mas faria tudo de novo. Os amigos e familiares apoiaram e sabem o que ela significa para mim”, declara-se.
G1/montedo.com
Fladmy é tenente-aluno do CFO de Informática da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador
(Imagem: Facebook)

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics