9 de novembro de 2014

FAB resgata soldado do Exército em comunidade na fronteira com o Peru.

Aeronave C-105 Amazonas - Foto da Força Aérea Brasileira
Aeronave C-105 Amazonas – Foto da Força Aérea Brasileira
Uma aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), resgatou o soldado Arcanjo Sebastião, do Exército Brasileiro, na quarta-feira (05/11) na comunidade de Palmeiras do Javari (AM), localizada na fronteira com o Peru, a cerca de 1.500 km de Manaus, capital amazonense. O militar quebrou a mão e teve um corte sério após se envolver em um acidente com motosserra. Segundo a médica do Exército que acompanhou a missão, Tenente Thais Rodrigues de Carvalho, o soldado passa bem.
“Em casos com complicações nós temos que transferir o paciente para Tabatinga (AM), onde há um hospital. E nesse caso, especificamente, o militar precisava de acompanhamento do ortopedista. Se não fosse a presença das Forças Armadas na região, os ribeirinhos não teriam apoio”, afirmou a médica.

Pronta-resposta
A aeronave do Esquadrão Onça (1º/15º GAV) estava envolvida com o programa Calha Norte na missão de inspeção de Pelotões Especiais de Fronteira no interior da Amazônia, quando foi acionada para o resgate. O avião decolou de Tabatinga, percorreu mais de 270 km em quase cinquenta minutos e pousou em Palmeiras do Javari. Segundo o paciente a chegada rápida da aeronave foi fundamental.
“Agradeço à FAB e à médica. Eles chegaram muito rápido o que ajudou bastante”, disse o soldado.
De acordo com o piloto, Major Aviador James Martins, pousar nessa região traz algumas peculiaridades. “Aqui nós temos que fazer um pouso de máximo esforço, ou seja, desacelerar mais rapidamente por causa do tamanho da pista”, afirmou. Segundo ele, esse trabalho é gratificante para toda a tripulação formada por oito militares. “Nós ajudamos um cidadão brasileiro”, finalizou o militar.
Fonte e Fotos: Agência Força Aérea
Portal Bragança/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics