31 de julho de 2014

Herói da FEB morre aos 90 anos

Morre em Santa Maria ex-pracinha da FEB que lutou na Segunda Guerra Mundial
Ivo Ziegler, 90 anos, foi sepultado, com honras militares, na tarde desta quarta-feira
Morre em Santa Maria ex-pracinha da FEB que lutou na Segunda Guerra Mundial Lauro Alves/Agencia RBS
Ex-combatente: Ivo Ziegler morreu aos 90 anos (Foto: Lauro Alves / Agencia RBS)
Morreu em Santa Maria um ex-pracinha que lutou na Segunda Guerra Mundial. Ivo Ziegler, 90 anos, foi sepultado, com honras militares, no Mausoléu da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no Cemitério Ecumênico Municipal. Ziegler foi um dos mais de 20 pracinhas da região que participaram da 2ª Guerra, na Itália.
Ele era um dos poucos ex-pracinhas ainda vivos que participaram efetivamente de combates. Pelo feito, recebeu seis condecorações, a última foi a medalha Sangue de Heróis, em 2004.
Para Ziegler, ter participado da guerra era uma questão de patriotismo. Seu avô tinha combatido na Revolução Federalista, seu pai, na de 1923, e um tio, na de 1932. A tradição da família foi mantida quando o Regimento Mallet mandou seus soldados para o combate. Ziegler estava entre eles.
Em fevereiro, ele contou ao Diário que embarcou para o Rio de Janeiro, para treinamento, em dezembro de 1942 e, em fevereiro de 1943, foi para a Itália, onde chegou em 1944. Este ano, a ida dos pracinhas para a guerra completou 70 anos.
_ A viagem foi terrível, o calor era imenso e quando chegamos lá, a temperatura era negativa. Muitos não resistiram _ lembrou na época o ex-pracinha que fez parte da segunda turma de militares brasileiros que foi para a guerra.
Logo no primeiro dia na Itália, o grupo de Ziegler já tomou um grande susto. Depois que sirenes do esconderijo onde estavam tocaram, todos tiveram de fugir apressadamente, diante da ameaça de bombardeio alemão.
As organizações militares com sede em Santa Maria participaram da guerra com cerca de 270 militares.
DIÁRIO DE SANTA MARIA/montedo.com

2 comentários:

Anônimo disse...

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticias/filho-teu-nao-foge-a-luta

Anônimo disse...

Nos quartéis lhe ensinam antigas lições;de morrer pela pátria e viver sem razão !! Reconhecimento da pátria,só quando morre !!

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics