21 de abril de 2014

Separatistas pró-Rússia na Ucrânia são agentes russos, afirma NYT

Fotos comparam homens encapuzados com imagens da Geórgia, em 2008.
Forças de segurança da Ucrânia e EUA identificaram soldados por nome.
NYT comparou rebeldes na Ucrânia com os da Geórgia em 2008 (Foto: AFP)
NYT comparou rebeldes na Ucrânia com os da Geórgia em 2008 (Foto: AFP)
(AFP) - Com base em fontes ucranianas e fotos e descrições "avalizadas pelo governo de (Barack) Obama", o jornal afirma que alguns homens foram identificados em fotos de tropas russas feitas em outros cenários.
A reportagem inclui fotos de agentes feitas na Geórgia em 2008 e no início de 2014 na Crimeia. Também faz uma comparação com os homens que estão atuando na cidade ucraniana de Slaviansk.
De acordo com o NYT, as forças de segurança da Ucrânia conseguiram identificar por nome um dos encapuzados fotografados, supostamente agente de inteligência russo. Moscou negou categoricamente que os agentes tenham atuado na região.
A informação foi publicada um dia depois de um tiroteio mortal na cidade de Slaviansk no domingo, que ameaça um acordo assinado na quinta-feira entre Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia em Genebra para conter a crise.
Militantes pró-Kremlin assumiram o controle de 12 cidades do leste da Ucrânia, entre elas Slaviansk, e defendem a anexação das localidades à Rússia.
Washington e as potências ocidentais acreditam que Moscou está por trás das provocações e que produziu o tiroteio de domingo para ter uma desculpa de invasão.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics