22 de março de 2014

Coreia do Norte dispara 30 foguetes de curto alcance

Segundo agência, país disparou 30 foguetes de curto alcance no mar, a leste da península coreana
Manifestantes queimam a bandeira da Coreia do norte durante um protesto no centro de Seul, na Coreia do Sul
Manifestantes queimam a bandeira da Coreia do norte durante um protesto no centro de Seul, na Coreia do Sul (Reuters)
Seul - A Coreia do Norte disparou 30 foguetes de curto alcance no mar, a leste da península coreana, na manhã de sábado (horário local), afirmou a agência de notícias sul-coreana Yonhap citando o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Os foguetes, que se acredita serem velhos foguetes soviéticos do tipo FROG que a Coreia do Norte tem desde a década de 1960, voaram por 60 quilômetros antes de caírem no mar, disse a Yonhap.
Seis dias atrás, a Coreia do Norte disparou 25 foguetes de curto alcance no mar, na costa leste.
A Coreia do Sul acredita que os lançamentos de foguetes de curto alcance realizados pela Coreia do Norte neste mês são um "protesto armado" contra os atuais exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.
O Norte denunciou os exercícios militares conjuntos como uma preparação para a guerra, enquanto Seul e Washington disseram que os exercícios anuais são de natureza defensiva.
No início do ano passado, a Coreia do Norte realizou seu terceiro teste de armas nucleares, depois de ter lançado com sucesso um foguete de longo alcance em 2012, que os críticos dizem que tinha o objetivo de experimentar a tecnologia para um míssil balístico intercontinental.
Ambos os tipos são proibidos por sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).
EXAME/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics