16 de novembro de 2013

Mantendo a tradição: tenente do Exército é campeão mundial de pentatlo militar

Brasileiro é campeão mundial de pentatlo militar

Tenente Douglas: Campeão Mundial
O 1º tenente Douglas Castro, do Brasil, conquistou na manhã de hoje (15) o título de campeão no 60º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar na categoria individual. O Brasil ficou em segundo lugar no resultado final do evento, ficando atrás da China, no somatório de pontos. A Rússia levou o terceiro lugar. A competição, organizada pelo Ministério da Defesa por meio do seu Departamento de Desporto Militar (DDM), aconteceu no Rio de Janeiro. Trata-se do maior evento esportivo militar do ano, com a participação de 180 atletas de 29 países.
“São resultados expressivos e enchem a gente de orgulho”, ressaltou o Comandante do Centro de Capacitação Física do Exército e Fortaleza de São João (CCFEx/FSJ), General Décio dos Santos Brasil. Presidente da Comissão de Desportos do Exército, o general Brasil reuniu os atletas-militares no final da quinta e última prova para parabenizar as equipes pelo desempenho. Emocionado, Douglas atribuiu à vitória a persistência do treinamento. “Acreditar é fundamental”, destacou.
É a quinta vez que o Brasil recebe o mundial. A última classificação significativa do país foi em 2011, quando a equipe brasileira ficou em 3º lugar. O Brasil já conquistou o título sete vezes e por outras 16 foi o vice-campeão.
As provas foram realizadas em dois locais: no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) e no Complexo Esportivo de Deodoro, na Vila Militar, ambos situados na Avenida Brasil. Boa parte das instalações utilizadas no evento será usada na preparação de atletas brasileiros para as Olimpíadas de 2016. O encerramento ocorre neste sábado, com a entrega dos prêmios. A cerimônia terá a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim.
Equipe brasileira ficou com a Prata
O esporte
Considerado o principal esporte do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), o pentatlo militar é dividido em cinco provas: tiro, natação, lançamento de granada e corridas, com obstáculos e em terreno irregular.
Cada país é representado por uma equipe de seis atletas homens e quatro mulheres. Os quatro melhores homens e as três melhores mulheres contam pontos para a classificação geral por equipe. Cada competidor tem que realizar as cinco provas.

Personagem
O atual campeão ao lado da 'lenda' viva, Tenente Bandeira
A equipe brasileira no 60º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar contou com a experiência e o incentivo de um “veterano” em competições internacionais. Trata-se do tenente Ribamar Juvino Bandeira (na foto, à esquerda), que acumula o título de tetra e penta campeão, com quatro títulos individuais e cinco por equipe. “A ansiedade antes da prova pode atrapalhar o rendimento do cidadão”, observou. O tenente Bandeira começou no pentatlo mundial em 1983 e competiu por 21 anos. Ele também foi segundo técnico da equipe masculina do Brasil de 2007 a 2011 e técnico da equipe brasileira feminina nos Jogos Mundiais Militares há dois anos. (Imagens: 2º Sgt Marco Antônio e Celso Rodrigues)
DEFESA (Ascom)/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics