24 de novembro de 2013

Maior exército do mundo, chineses testam primeiro avião não tripulado

Inovação 
China testa primeiro avião não-tripulado
Lusa
O exército chinês testou o primeiro avião não-tripulado de combate furtivo, que realizou um voo de cerca de 20 minutos e aterrou sem qualquer problema aparente, no sudoeste da China, noticiou hoje a imprensa oficial.
Semelhante ao 'drone' militar norte-americano 'Northrop Grumman X-47B', com uma asa delta, o aparelho chinês foi batizado "Lijian" ("Espada Afiada"), e pode realizar missões de vigilância e ataque à distância.
Como acontece muitas vezes na China, este batismo de voo, que decorreu na quinta-feira, foi inicialmente divulgado, através de fotografias e vídeos amadores, em blogues na Internet.
Os 'media' estatais - a agência noticiosa Xinhua, a televisão CCTV, o jornal Diário do Povo - retomaram a notícia, sublinhando que as capacidades militares chinesas aproximam-se das exibidas pelas grandes nações ocidentais.
Pequim apresentou o primeiro protótipo de caça-bombardeiro furtivo no início de 2011, mais cedo do que o esperado pelos observadores, o que de certo modo veio confirmar a rápida modernização das forças armadas chinesas, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP.
A China, com o maior exército do mundo (Exército Popular de Libertação) e um arsenal nuclear, tem o segundo maior orçamento de defesa do planeta, depois dos Estados Unidos, o que preocupa os países vizinhos e Washington.
NOTÍCIAS AO MINUTO/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics