25 de novembro de 2013

Exército simula operação de guerra no interior de SP

Exército simula 'operação de guerra' em São Luiz do Paraitinga, SP
Atividade aconteceu neste domingo (24) e mobilizou moradores.
Treinamento teve parceria da Defesa Civil e Cruz Vermelha.
Simulação do Exército juntamente com voluntários da Cruz Vermelha em São Luiz do Paraitinga. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Do G1 Vale do Paraíba e Região
A tranquilidade deu lugar a uma verdadeira 'operação de guerra', em São Luiz do Paraitinga (SP) neste domingo (24). O Exército nas ruas chamou atenção de moradores e turistas durante um treinamento para mostrar como agir em situações de emergências.
O treinamento reuniu a população e foi uma iniciativa do Exército em parceria com a Cruz Vermelha e a Defesa Civil da cidade. A atividade acontece em sete cidades da região com o objetivo de simular casos de conflito e desastres naturais, ajudando a preparar equipes num momento de crise, como em enchentes.
“São todos os temas [de segurança] que a gente vai estudando para você ter uma alternativa de emprego na hora [de emergência]”, afirmou o General Adhemar Machado.
Em 2010, São Luiz foi invadida pela enchente após uma forte chuva e o centro histórico da cidade ficou totalmente destruído. Na época, Exército, Defesa Civil, moradores e voluntários fizeram uma força-tarefa para resgatar vítimas.
No meio da operação deste domingo, soldados simulavam tiros e se protegiam contra ataques. Participantes também realizaram todos os procedimentos de cadastramento e atendimento médico, além de evacuação de pessoas. “O importante aqui é ter um fluxo, para que haja a continuidade destes civis que estariam sendo evacuados”, explicou o primeiro tenente Giuliano Cossolin.
Além dos soldados, Cruz Vermelha e Defesa Civil também mobilizaram a população. “O objetivo número um é atuar em conflitos armados. E tem a parte de saúde também, com o resgate de feridos em combate, os feridos afetados, ajudar a estabelecer as necessidades básicas”, afirmou o coordenador da Cruz Vermelha, Fábio Lença.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics