29 de outubro de 2013

Treinamento: Marinha testa segurança para a Copa em Manaus

Marinha testa segurança para Copa durante simulado
Uma das etapas foi uma busca e salvamento nas proximidades do rio Negro – foto: Ricardo Oliveira
Uma das etapas foi uma busca e salvamento nas proximidades do rio Negro – foto: Ricardo Oliveira
Uma série de treinamentos e definições de linhas de ação para a Copa do Mundo está em andamento pelas Forças Armadas no Amazonas. No último sábado, a Marinha do Brasil iniciou sua participação no treinamento com a primeira operação piloto de segurança para o mundial.
O exercício envolveu verificação dos Postos de Segurança Estatística (PSE), localizados na termoelétrica de Mauá, no cais das Torres e no porto organizado de Manaus, além de visita ao Comando e Controle da Força Naval Componente (FNC - 462) e acompanhamento de uma simulação de busca e salvamento nas proximidades do rio Negro com a entrada do rio Tarumã-Açu.
Para este treinamento, foram empregados 211 militares, um destacamento de fuzileiros navais do Batalhão de Operações Ribeirinhas, o navio-patrulha fluvial Raposo Tavares, lanchas da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental e dois helicópteros do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.
De acordo com o comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Domingos Savio Almeida Nogueira, o objetivo do treinamento é tornar a Marinha apta para garantir a segurança durante a Copa.
“Neste primeiro treino, organizamos uma força-tarefa para acertar detalhes sobre operações de busca e salvamento durante o evento, caso seja necessário”, explicou.
Segundo ele, mais exercícios devem ser realizados até a Copa do Mundo, não apenas pela Marinha, mas também por equipes do Exército e da Aeronáutica.
“Os procedimentos serão comandados pelo Centro de Defesa de Áreas (CDA) e devem envolver todas as Forças Armadas, com 300 profissionais, sendo 150 fuzileiros navais e outros 150 militares do exército e da aeronáutica”, detalhou.

Outras ações
As ações de treinamento iniciaram na última quinta-feira, 24, e se estenderam até ontem. Além das Forças Armadas, participaram Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), entre outros órgãos.
emtempo/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics