13 de agosto de 2013

ex-Colégio Militar de Brasília: aluno do ITA conquista ouro em competição de matemática na Bulgária

O Brasil garantiu uma medalha de ouro, onze de prata e duas de bronze na competição internacional 
Henrique Fiúza do Nascimento (centro) foi destaque na competição Foto: OBM / Divulgação
Henrique Fiúza do Nascimento (centro) 
foi destaque na competição Foto: OBM / Divulgação
O Brasil conquistou 14 medalhas na 20ª Competição de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), que terminou no domingo em Blagoevgrad, na Bulgária. A melhor premiação foi para o estudante do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Henrique Fiúza do Nascimento, 17 anos, que levou a medalha de ouro.
Fiúza, que fez o ensino médio no Colégio Militar de Brasília, levou o ouro em sua primeira participação na competição para universitários. No entanto, o estudante do primeiro ano do ITA já é veterano nas competições de matemática, com medalhas em torneiros nacionais e internacionais para alunos da educação básica.
O País ainda garantiu onze medalhas de prata e duas de bronze na competição. A edição de 2013 reuniu 321 estudantes que representaram 72 instituições de ensino superior de todo o mundo. A delegação brasileira foi composta por estudantes do ITA, Instituto Militar de Engenharia (IME), Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O Brasil garantiu uma medalha de ouro, onze de prata e duas de bronze na competição internacional Foto: OBM / Divulgação
O Brasil garantiu uma medalha de ouro, onze de prata e duas de bronze na competição internacional
Foto: OBM / Divulgação
A olimpíada internacional é destinada a alunos de graduação e conta atualmente com a participação de mais de 80 instituições, entre as mais reconhecidas internacionalmente, como Cambridge, École Polytechnique, Instituto Max Planck, Instituto Technion, MIT, Oxford e Universidade de Moscou.

Primeiro lugar em Moçambique
Na sexta-feira, o Brasil somou mais quatro medalhas ao histórico de participação na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ficando por terceiro ano consecutivo com a primeira posição geral na competição.
A olimpíada, que foi realizada na cidade de Maputo, Moçambique, contou com a presença de 16 jovens do Brasil, Portugal, Moçambique, e São Tomé e Príncipe. Cada país enviou uma delegação de quatro estudantes, menores de 18 anos, e dois professores.
O destaque brasileiro foi Gabriel Toneatti Vercelli, de São Paulo, que conquistou a medalha de ouro. As medalhas de prata foram trazidas ao País por João César Campos Vargas, Lucca Morais de Arruda Siaudzionis e Lucas Pereira Galvão de Barros. O segundo colocado foi Portugal.
Terra/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics