16 de julho de 2013

Na pressão: após polêmica, FAB divulga dados de voos oficiais

Farra nos céus
Após polêmica, Força Aérea Brasileira decide divulgar dados de voos oficiais
Governo havia prometido divulgar informações após repercussão negativa de viagens em junho

A Força Aérea Brasileira (FAB) passou a disponibilizar em seu portal na internet informações sobre os voos em aeronaves oficiais para atender a pedidos de autoridades.
O governo federal havia prometido divulgar os dados após a repercussão negativa de viagens feitas por parlamentares que não foram aceitas pela opinião pública como oficiais.
Para conferir, basta acessar o site da FAB (www.fab.mil.br/acessoainformacao) e selecionar a opção "Registro de Voos". Serão divulgadas, regularmente, informações referentes à autoridade, trajeto, data, horário de decolagem e pouso do voo, além do motivo da solicitação da aeronave.
A página também veiculará o total de passageiros previstos para embarque nas aeronaves, com base na informação prestada pela autoridade que solicitou o voo. A FAB informa, no entanto, que demais detalhes sobre o voo devem ser requisitadas diretamente à autoridade que fez o pedido.
Por razões de segurança, alegou a FAB, os registros sobre os voos serão inseridos no site até as 18h do primeiro dia útil seguinte ao término da viagem. Nos casos em que a missão oficial for composta de mais de um trecho, a informação virá a público no primeiro dia útil após a conclusão do último trecho voado.
De acordo com a FAB, a medida atende ao previsto na Lei de Acesso à Informação e é resultado do acordo firmado entre os ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, com apoio do Comando da Aeronáutica.
Na quinta-feira da semana passada, a Mesa Diretora do Senado aprovou pedido do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) obrigando o Ministério da Defesa, a quem a FAB é subordinada, a encaminhar as informações em 30 dias sobre os voos realizados por autoridades nos aviões oficiais da Aeronáutica.
No requerimento, Nunes pediu que a Defesa divulgue quantas viagens foram feitas pelas autoridades desde 2002 em aviões da FAB, as datas e nomes dos que solicitaram os voos, assim como as rotas cumpridas pelas aeronaves, horários de chegada e partida e nomes de eventuais acompanhantes.
Zero Hora/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics