25 de julho de 2013

As manobras militares russas e a situação na Ásia

Vassili Kashin
(RIA Novosti)
Analistas militares continuam comentando as manobras que decorreram na semana passada na Sibéria e no Extremo Oriente da Rússia. Muitos observadores estrangeiros qualificaram os exercícios como uma ostensiva “demostração de músculos” e um sinal da preocupação da Rússia com as ameaças vindas da China e do Japão.
Na realidade, as manobras não tiveram nada a ver com receios de Moscou. A direção russa tenta analisar os resultados da reforma militar, que decorre no país desde 2008, e elaborar novos métodos de controle da instrução das tropas.
As manobras, nas quais, para além de tropas do Distrito Militar Oriental, participaram também forças do Distrito Militar Central, tiveram por missão inspecionar de surpresa a prontidão combativa. A primeira inspeção deste tipo foi efetuada em fevereiro de 2013, estendendo-se a tropas dos Distritos Militares Central e Meridional. Na altura, a direção do Ministério da Defesa declarou que inspeções repentinas de ações militares de grandes unidades serão regulares. Em março último, foi inspecionada de modo igual uma parte das tropas do Distrito Militar Meridional, acantoada na região do mar Negro. Em maio, uma inspeção foi efetuada nas tropas do Distrito Militar Ocidental.
Altos dirigentes do Ministério da Defesa e do país participaram de todas as inspeções. Uma parte do cenário das manobras foi dedicada ao controle do sistema de comando. As ordens de iniciar os exercícios foram dadas pelo presidente Vladimir Putin.
As manobras do Distrito Militar Oriental também correspondem a essa prática. Ao mesmo tempo, em comparação com outras inspeções, elas se distinguem pelo número de militares que participaram delas. As manobras precedentes contaram com a participação de um número de militares relativamente pequeno, não mais de 7-9 mil homens. Foram verificados em primeiro lugar o sistema de comando e de comunicações, os transportes e a mobilidade das tropas.
Conforme foi declarado desde o início por dirigentes militares russos, a prática de inspeções repentinas da prontidão combativa irá continuar, envolvendo todas as Forças Armadas. As inspeções vêm sendo realizadas à medida de acumulação da experiência. No caso referido, a inspeção decorreu em conformidade com um programa alargado, sendo combinada desta vez com os exercícios que habitualmente decorrem no verão no Extremo Oriente.
As inspeções de surpresa têm por tarefa treinar as tropas e avaliar os resultados das reformas das Forças Armadas da Rússia. Estas reformas visam substituir as tropas de mobilização, capazes de efetuar ações militares só após a mobilização de um grande número de reservistas, por forças mais compactas de prontidão permanente. O objetivo principal da reforma militar foi aumentar o número das forças capazes de começar a cumprir imediatamente missões de combate. Por isso está clara a razão pela qual a direção russa opta nomeadamente por tais formas de manobras.
O Distrito Militar Oriental é a maior da Rússia pelo território. Aqui são instaladas consideráveis infraestruturas e acantoado um grande agrupamento de tropas. Naturalmente, a Rússia empreende medidas para mantê-las em condições adequadas. Ao mesmo tempo, está previsto que estas tropas possam efetuar ações militares em outras regiões. Assim, unidades do Distrito Militar Oriental participaram ativamente de ações militares no Cáucaso do Norte.
Na Região da Ásia-Pacífico há alguns focos de instabilidade e é bastante alta a probabilidade de uma crise militar com consequências imprevisíveis, conforme testemunham os recentes acontecimentos na península da Coreia.
Os planos militares russos levam em consideração estes fatos. Ao mesmo tempo, no momento atual, a Rússia não vê quaisquer ameaças por parte de quaisquer potências, não estando envolvida em conflitos regionais, enquanto seu litígio territorial com o Japão tem um caráter prolongado, sendo pouco provável que possa levar a uma confrontação militar.
Voz da Rússia/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics