30 de julho de 2013

Agora vai: Comissão de Ética da Presidência vai analisar uso de aviões da FAB por ministros

Nota do editor: aos leitores não familiarizados com o estilo do blog, esclareço que a manchete aí em cima é uma ironia.

Viagens suspeitas
Comissão vai analisar se houve desvio ético no uso de aviões da Força Aérea Brasileira por ministros
Casos foram distribuídos para relatores, que decidirão pela abertura de procedimento preliminar
Imagem: Ricardo Hebmuller - Montagem: montedo.com

A Comissão de Ética da Presidência da República vai analisar os casos de uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) por ministros em viagens particulares e acompanhados por parentes.
O presidente da comissão, ministro Américo Lacombe, disse nesta segunda-feira que, após receber as denúncias contra os ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, os casos foram distribuídos para relatores, que decidirão pela abertura ou não de procedimento preliminar.
Lacombe evitou comentar as denúncias e o possível desvio ético dos ministros no uso das aeronaves.
— Não posso falar sobre isso, isso depende do que for julgado, se eu falasse agora estaria pré-julgando — disse.
Rebelo usou avião da FAB para ir a Cuba com a família no carnaval deste ano. Já Garibaldi viajou de um compromisso oficial no Ceará para o Rio de Janeiro em avião oficial para assistir à final da Copa das Confederações, disputada no dia 30 de junho no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.
O caso de Rebelo terá como relator o conselheiro Marcelo Alencar de Araújo e o de Garibaldi será analisado pelo conselheiro Mauro Menezes. A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 19 de agosto.
Na sessão desta segunda-feira, a comissão decidiu arquivar o caso do ex-secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, por usar carro oficial para ir à academia.
Segundo Lacombe, Teixeira usaria o carro para ir do ministério para casa, mas o deixou na academia. Como o percurso até o local era menor que o de casa e o carro oficial não teve que esperá-lo, a comissão considerou que não houve desvio ético.
No entanto, segundo Lacombe, Teixeira levou "um puxão de orelha" pela "imprudência". Teixeira foi exonerado do ministério no começo de julho e nomeado para a função de assessor do gabinete adjunto de gestão e atendimento do gabinete pessoal da Presidência da República.
O colegiado também arquivou nesta segunda-feira o procedimento preliminar aberto contra o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, pelo acúmulo da chefia da pasta com o cargo de vice-governador de São Paulo.
AGÊNCIA BRASIL/montedo.com

Corrigir

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics