15 de junho de 2013

Forças Armadas começam ações na BA para Copa das Confederações

Marinha, Aeronáutica e Exército trabalharão de forma integrada com SSP.
Operações até o dia 30 de junho em Salvador. Capital recebe três jogos.
Representantes das Forças Armadas e SSP-BA em coletiva (Foto: Lílian Marques/ G1)
Lílian Marques Do G1 BA
Foi apresentado, em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (14), em Salvador, o esquema de segurança montado pelas Forças Armadas para a Copa das Confederações. A capital baiana recebe três jogos, que serão realizados nos dias 20 (Uruguai x Nigéria), 22 (Brasil x Itália) e 30 (disputa do terceiro lugar na competição). As ações, que serão coordenadas pela Marinha, através do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), no 2º distrito Naval, no Comércio, começam nesta sexta-feira.
Participam da operação até o dia 30 de junho as três forças nacionais, Marinha, Exército e Aeronáutica, que vão trabalhar de forma integrada com os órgãos da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), como as Polícias Civil e Militar.
"O Centro de Defesa estará ligado ao da SSP, terá profissionais da Secretaria. Um pode acionar o outro, caso seja necessário. A comunicação será constante, a integração é plena. As Forças Armadas não farão o trabalho da pollícia e nem a polícia o da Forças Armadas", afirmou o Vice-Almirante Antônio Fernando Monteiro Dias, coordenador de Defesa de Área em Salvador.
Além do Vice-Almirante, também estiveram na coletiva o General de Divisão, da 6ª Região Militar do Exército, Racine, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, o coronel Sampaio, comandante da Base Aérea de Salvador, e Otoney Braga, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que também vai atuar nas ações de defesa durante a Copa das Confederações em Salvador.
Entre as atividades do CCDA também estão ações de defesa cibernética, controle do espaço aéreo, ações de inteligência estratégica, fiscalização de explosivos, defesa química, biológica, ardiológica e nuclear. As atividades na área de inteligência serão desenvolvidas pela Abin. Com a Secretaria da Segurança Pública do estado ficam ações como a segurança nos estádios, hotéis e estradas, escolta das delegações e autoridades. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará a escolta das delegações e autoridades, juntamente com a Polícia Militar.

Estrutura
O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), inaugurado na quinta-feira (13) pelo Governo do Estado, concentra também uma estrutura criada pela SSP-BA para reforçar a segurança em Salvador e região metropolitana durante a Copa das Confederações.
Para o secretário da Segurança, Maurício Barbosa, o evento esportivo traz uma estrutura que ficará como legado para a capital baiana. "A importância do nosso estado em receber esse evento esportivo é que permitiu a aquisição de equipamentos e estrutura que demandaria anos para conseguir. Houve maciço investimento em equipamentos tecnológicos, um centro tecnológico, e isso vai servir não só para a Copa, vai ficar como legado", disse.
As ações de defesa das Forças Armadas não devem alterar a rotina da população, segundo informou o Vice-Almirante Monteiro Dias, no entanto, não deve passar despercebida. Navios da Marinha ficarão mais próximos das praias durante o período. São dez embarcações. Além disso, as três forças vão proteger pontos estratégicos da região metropolitana. Foram definidos 15 locais, entre os portos de Salvador, Aratu e aeroporto. Unidades de geração de água e energia elétrica também estão na lista.
No espaço aéreo, em dias de jogos na Arena Fonte Nova, haverá delimitação de área para voos, que estarão proibidos uma hora antes e quatro horas depois no entorno do estádio.
No total, 3.260 militares da Marinha, Exército e Aeonáutica serão mobilizados para os trabalhos do Centro de Defesa de Aréa na capital baiana. Outros 2 mil podem ser acionados, caso haja necessidade.
"Vamos fazer o envolvimento de toda parte de mar de Salvador. A ideia é que a cidade seja envolvida na parte naval pela Marinha, na parte aérea pela Aeronáutica e por terra pelo exército para que seja garantida a segurança no grande evento. A partir de hoje nós estamos prontos para atender qualquer demanda da população", disse o Vice-Almirante Monteiro Dias.
O esquema de segurança desenvolvido pela SSP-BA para a Copa das Confederações foi anunciado, também em coletiva, na terça-feira (11). A principal novidade é um kit antibombas, formado por robô, raio-X portátil, tenda de contenção, roupa de proteção e detector de gases tóxicos. Trabalharão no evento esportivo, 2.305 policiais militares e 250 civis, 695 bombeiros e 60 agentes do Departamento de Polícia Técnica.
G1 montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics