14 de maio de 2013

Minustah: contingente do interior de SP embarca para o Haiti

Militares treinados em Pinda (SP) embarcam para missão no Haiti
Primeiro grupo partiu da base militar no Rio de Janeiro nesta segunda (13).
Tropa de 246 militares treinados no Vale embarca em etapas até junho.

Suellen Fernandes
Do G1 Vale do Paraíba e Região
Exército haiti (Foto: José Mateus Ribeiro/divulgação)
Exército ajuda na reconstrução do país devastado
em 2010. (Foto: José Mateus Ribeiro/divulgação)
Os militares treinados para a Missão de Paz no Haiti, no Batalhão Borba Gato, em Pindamonhangaba(SP), começaram a embarcar nesta segunda-feira (13) para o país haitiano. A tropa de 22 homens partiu nesta manhã com destino a capital Porto Príncipe. Eles vão ajudar na reconstrução do país, devastado por um terremoto em 2010 e devem permanecer no local por pelo menos seis meses.
Ao todo, vão partir do Brasil até o próximo dia 7 de junho, em nove etapas, 246 militares treinados pela primeira vez no Vale do Paraíba. Eles vão se integrar a quatro militares que já estavam em missão no país.
Embarcaram às 7h nesta segunda-feira, sete militares da base militar anexa ao aeroporto do Galeão, e posteriormente, 11 homens de Brasília (DF), além de quatro de Boa Vista (RR). A viagem, feita a bordo de um KC-130 - aeronave militar para transporte de passageiro -, deve chegar ao destino por volta das 12h (horário de Brasília) desta terça-feira (14).
No Brasil serão feitas duas escalas para agrupar os militares de engenharia e combate da região centro-oeste e norte. Eles haviam retornado para casa, em todas as regiões do país, após a conclusão do treinamento em Pinda, no último dia 3 de maio. Eles vão pernoitar no destino da última escala e depois vão para a ilha que fica na América Central.

Treinamento e seleção
A preparação do contingente teve início em abril e eles foram treinados no quartel para situações como troca de tiros, assistência humanitária e reconstrução do país. As missões tiveram início em 2005.Os procedimentos de atuação são estebelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).
Dentre os homens selecionados para participarem da missão, 15 são do Estado de São Paulo, sendo 13 de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. Nesta primeira viagem, apenas um militar de Pinda embarcou.
A seleção do efetivo para atuar no Haiti começou no último mês de outubro. Os militares se alistaram voluntariamente para compor a missão. Foram 1.692 inscrições, dos quais 350 foram pré-selecionados e submetidos a cursos e estágios em todo o Brasil. Destes, 260 foram escolhidos em março. Eles têm em média 35 anos e perfil técnico para as funções para as quais serão exigidos.
A tropa foi submetida a 16h30 diárias de treinamento, de segunda a sábado. Eles também participaram de atividades relativas a capacitação aos domingos. Durante o treinamento, o efetivo ficou alojado no Batalhão Borba Gato, em Pinda.
No Haiti, os militares ficarão hospedados na base General Bacelar, principal e maior base brasileira na região. É lá que os militares do Brasil ficam alojados durante as missões. Neste período, eles se comunicam com os parentes no Brasil via internet.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics