28 de abril de 2013

Comissão Nacional da Verdade vai ao STM pedir digitalização de processo. Ou: 'Santa coincidência, Batman!'

CNV se reúne com ministro presidente do STM
Comissão pede que tribunal digitalize parte de processo contra integrantes do PCB

A Comissão Nacional da Verdade se reuniu no início da tarde de hoje com o ministro presidente do Superior Tribunal Militar, o General de exército Raymundo Nonato, para falar sobre a digitalização de parte do acervo do STM que engloba o período e o tema de interesse da CNV. O encontro aconteceu no gabinete do Ministro do STM, em Brasília.
O coordenador da CNV Paulo Sérgio Pinheiro, acompanhado de dois assessores e do Procurador Regional da República de São Paulo Marlon Alberto Weichert, pediu que o STM digitalize e disponibilize 25 volumes de um processo aberto em 1964 para investigar integrantes do Partido Comunista Brasileiro, o PCB.
O Brasil Nunca Mais foi um projeto criado no final de década de 70, coordenado por Dom Paulo Evaristo Arns e pelo Pastor Jaime Wright, que organizou um grupo de 30 pessoas, entre elas diversos advogados, para recolher, fotocopiar e sistematizar clandestinamente informações contidas em mais 700 processos à época armazenados no STM. Eram informações, em sua maioria, a respeito de presos políticos ou que relatavam torturas e abusos da força prisional.
A Comissão Nacional da Verdade apoia o projeto Brasil Nunca Mais Digital, feito pelo Ministério Público Federal de São Paulo, em parceira com Arquivo Público de São Paulo e Armazém da Memória. O projeto pretende digitalizar e disponibilizar na internet todo o acervo que hoje está microfilmado.
CNV/montedo.com

Comento:
Sempre deixei minha posição sobre essa famigerada Comissão da (in) Verdade muito clara em minhas postagens.  A esquerda derrotada após 1964 armou um grande circo, cujos palhaços são os militares. É  uma comissão que pretende apurar a 'verdade' de um lado só, por isso, não vejo nela legitimidade alguma. Esta é minha opinião como cidadão, e tenho todo o direito de externá-la. 
Já as autoridades militares silenciam constrangidamente, enquanto assistem a história ser reescrita na versão dos vencidos de então, deixando à deriva os companheiros de ontem, enquanto tentam sobreviver agarrados em seus cargos.
Dito isto, porém, não posso deixar de registrar minha estranheza em relação ao - digamos assim -  'entorno' da notícia. E vocês notarão que tenho meus motivos. Senão, vejamos:
- A reunião ocorreu na tarde de sexta-feira (26).  Curiosamente, até o momento em que escrevo, não há uma linha sobre o ela no site do STM. 

- Por outro lado, aparece no topo da seção Destaques a notícia sobre um Ato Normativo do Presidente do STM, datado de 5 de abril, que determina o fechamento e a interdição imediata das instalações da Seção de Arquivo do Superior Tribunal Militar, em caráter emergencial, pelo prazo de 120 dias. O motivo seria "a infestação de fungos nos depósitos de documentos das instalações da Seção de Arquivo - SEARQ, subordinada à Diretoria de Documentação e Divulgação, o que pode colocar em risco a saúde de servidores e usuários em geral".

- Até aí, tudo bem. Ocorre que a versão em PDF do tal Ato Normativo é de 22 de abril (http://www.stm.jus.br/destaques/docs-conc/ato_fechamento_searq_22abr2013.pdf) e foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico na mesma sexta-feira (26) em que ocorreu a reunião com os integrantes da Comissão da Verdade. A publicação oficial só ocorre amanhã (29).
Robin, o menino-prodígio, exclamaria: Santa coincidência, Batman!

5 comentários:

Anônimo disse...

Bem típico da "administração" militar...

Anônimo disse...

Pois é! Erros e desvios existem!!!!!
PORÉM!!!!!!!!!!
A administração militar é a melhor!!!!!!
A que menos tem denúncias...
Melhores estradas e mais baratas...
Melhores aeroportos e mais baratos...
Melhores pontes e mais baratas...
Melhores ferrovias e mais baratas...Maior cuidado com o patrimônio...Maior cuidado com viaturas públicas...Etc..etc...etc...
É fácil criticar!!!!!!!!!!
Mesmo sem ter noção do que fala

Anônimo disse...

As autoridades militares não agem "constrangidamente" pois o fazem sem nenhum constrangimento, na cara dura mesmo. Agem sim "constrangedoramente", causando constrangimento a todos os que esperam dessas mesmas autoridades uma postura digna e de acordo com o poder que lhes é conferido por lei.

Leonardo disse...

Sr MONTEDO, bastante pertinente seu comentário. Mas, tem alguma dúvida que esse acervo será disponibilizado, a bel prazer pelo Presidente do STM, todos os arquivos que essa Comissão pedir? Sob pena, de estar infringindo a Lei de Informação.
O fato é que, se a JMU fosse para o bem dos militares, toda as FFAA estariam preocupadas com uma situação dessas, como o STM está buscando comprovar sua necessidade de existência, dificilmente irá contrariar qualquer órgão ou secretaria da Presidência da República. Infelizmente, o que sobrou pra os Gen 4 estrelas das 3 Forças, foram os cargos do STM e alguns DAS no MD, porque enquanto o PT comandar, dificilmente os 3 cordeirinhos serão substituídos e novos Cmtes serão nomeados.

Anônimo disse...

E os ex-terrorista estão deitando e rolando, todos vestidinhos de anjos e com os bolsos cheios. Mas tudo isso está preconizado na cartilha marxista e no foro de São Paulo. O sonho de plantar a peste vermelha no país, continua continua de vento em popa.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics