30 de março de 2013

Demissão de oficiais : se média se mantiver, Forças Armadas perderão uma turma da AMAN a cada dois anos

Sangria nas Forças Armadas
Demissionários em busca de melhores salários


Lauro Jardim


Em 2012, 249 oficiais se desligaram das Forças Armadas — o maior contingente de baixas desde 2006. No primeiro trimestre, a sangria continuou. A ampla maioria dos demissionários sai em busca de melhores salários na iniciativa privada.


Veja (Radar on-line)/montedo.com

Nota do editor:
Numa continha rápida, são quase 21 oficiais por mês. Em 2012, a AMAN formou 429 novos aspirantes. Assim, se a média se mantiver, a cada dois anos, o equivalente a uma turma inteira da AMAN terá saído das Forças Armadas.
Mas fiquem tranquilos, meus amigos: nossos chefes estão preocupados.


56 comentários:

cehsarus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Só vale ressaltar que a grande maioria dos oficias não são combatentes, e sim engenheiros militares, médicos etc. Mas de qualquer maneira os números são expressivos, retratando bem o descontentamento da tropa.

Anônimo disse...

É TRISTE MAS A CARREIRA MILITAR ESTÁ FADADA SER IGUAL A DA GUARDA MUNICIPAL. SALÁRIO RUIM, DESPRESTÍGIO, REVANCHISMO E PERDA DE BENEFÍCIOS SÃO FATORES QUE DEFINEM HOJE AS FFAA. SE A ESQUERDA CONTINUAR NESSE PIQUE LOGO LOGO SEREMOS EXTINTOS NÃO NO PAPEL MAS NA PRÁTICA. MILITARES, ACORDEM VAMOS DEIXAR DE VOTAR EM PARTIDOS DE ESQUERDA TIPO PSOL, PSB, PT, PC DO B, PDT E PSTU. ELES ODEIAM MILITARES!!!!

Anônimo disse...

Agora pensem na situação dos praças.

Pessoal, alguém sabe me dizer se ocorreu o aumento nos salários (30% até 2015) que deveria ocorrer por determinação do STF?

Anônimo disse...

Tem uma turma de Mat Bel da AMAN que não tem mais ninquém todo mundo foi embora senão me engano 2000 ou 2001

Anônimo disse...

Como disse em outro comentário Montedo. Na ultima reunião do com um cmt de região ele disse que coisas boas estão para acontecer. MAS ELE ESTAVA PROIBIDO DE REVELAR...rsrsrrss

Pantanal disse...

Eu também acho que eles não estão dormindo e ainda digo mais nem preocupado devem ser para eles uma situação normalíssima.

Anônimo disse...

Companheiros,estamos ganhando muito mal em relação as outras carreiras, mesmo com esse aumento tão prefalado pelo governo continuamos em último lugar.Existe um desrespeito com relação aos militares; é como se não fizéssemos concurso pra entrar na carreira; é como estivessem tratando com analfabetos. O salário é RUIM e esse pessoal não conhece as Forças armadas e o trabalho que realizam e se conhecem disfarçam.

Anônimo disse...

Acho estranho os comentários que se referem a partidos de "esquerda". Nossa situação atual é uma desgraça total, mas por acaso se esqueceram o que aconteceu conosco nos oito anos do governo tucano?

Anônimo disse...

Tomara que saia todo mundo! Com total descaso do Governo pelas Forças Armadas é normal que isso ocorra. Quem tiver condições estude e saia para carreiras mais promissoras. Todos nós temos condições de buscar algo melhor e não ficar mendigando aumento salarial que nunca vem com uma parcela decente.

Anônimo disse...

MONTEDO,HOJE EM DIA MAS VALE UM CONCURSO PÚBLICO CIVIL VOANDO, DO QUE UMA CARREIRA MILITAR NA MÃO.

Anônimo disse...

Se observarem os Boletins do Exército nesses 3 meses já são uns 50 oficiais que pediram demissão, inclusive combatentes. Os hospitais militares estão terceirizando todo o atendimento, inclusive tem hospital que já esta terceirizando até ambulância.

Anônimo disse...

Quanto ao nosso aumento, cadê ele?
um motorista de ônibus ganha mais que um subtenente com quase 30 anos de serviço. E tem cursinho de oficial da reserva fazendo propaganda que 3º Sgt do EB ganha 3.500,00 e que um Aspirante ganha 7.000,00.

Anônimo disse...

Sinceramente não entendo mais nada, o que mais vejo aqui no Rio de Janeiro é Aspirante e Tenente com um "baita" carrão do ano muitas vezes pick-ups com som de última geração, DVD e tudo mais , levando vida de playboy e enchendo o braço de tatuagens..quem são esses que estão indo embora ? só se forem médicos , dentistas , QCO e engenheiros...fica aí minha dúvida no ar...

Anônimo disse...

olhem as turmas de sargentos de carreira o que está acontecendo...sargentos já saem da escola querendo sair da força.. hoje em dia 3º Sgt é tratado como um soldado com 3 divisas..a maioria ja acordou pra isso e quando terminarem seus respectivos cursos superiores podem ter certeza que a força vai perder e muito com isso

Anônimo disse...

Verifiquei no Almanaque do Exercito e nao eh verdade que a turma 2000 ou 2001 tenha evadido em peso da Forca. Devemos lembrar que em toda profissao que nao esta contente tem realmente que procurar outro lugar independende de salario, profissional que trabalha apenas pelo dinheiro chama-se mercenario, nao digo que nao deveriamos ganhar mais mas quem tem vocacao fica quem quer apenas salario sai.

Anônimo disse...

Se os senhores oficiais estão preocupados com suas situações, imaginem os Sgt QE que estavam esperando sair 2° Sgt e o próprio Exército barrou alegando que os mesmos tem baixa formação. Será que o Exército fez algum tipo de estudo para verificar isso, pois aqui em Campo Grande-MS a maioria dos QE possuem formação superior e exercem várias funções muito superiores aos pretígio recebido pelo Exército Brasileiro!!!!! Atentem para isso comandantes!!!!

Trabalho e união disse...

Tendo como princípio é a covardia entre nós, infelizmente pecamos politicamente, pois preferimos votar nessa gang que roubam nosso país, que em um militar, fortalecer a nossa Classe.
Isso principalmente O PESSOAL DA ATIVA QUE NÃO ENTENDE, por medo, covardia e a própria inveja.O que teremos senão aderirmos essa modalidade, tudo está em nossas mãos, mas só quando pararmos e rendermos homenagem à aqueles colegas que estão nessa luta. PROPOSTAS MIL JÁ FIZEMOS, ESCREVEMOS E UM HOMEM QUE DEFENDE HÁ ANOS ESSA BANDEIRA QUANDO NA ATIVA, NOSSO AMIGO ROBERTO, MAS NÃO SEI O QUE ESSES MILITARES TEM QUE NÃO SE RENDEM A POLÍTICA. VEJAM AS AMIGAS DOMÉSTICAS, MOTOBOIS, GAYS...., todos na defesa dos seus ideais, e nós??? chorando e reclamando pelos alojamentos....NÓS TEMOS AS ARMAS MAIS PODEROSAS NAS MÃOS...O VOTO! MUDEM ISSO EM UM GESTO.

Anônimo disse...

Algum Sgt bem informado de Brasília, por favor nos informe sobre estas coisas boas que estão por acontecer?
Nós não precisamos ficar nos preocupando com as coisas que os oficiais precisam como Comando de OM, emprego de recursos públicos, pagamento do pessoal e outras coisas, manutenção do aquartelamento e do armamento, etc...
Podemos falar livremente e dizer estas coisas boas que estão por acontecer.
E normalmente somos os melhores informados porque temos tempo a mais.
Sargento do EB

Anônimo disse...

Vale lembrar que não só os salários dos Oficiais estão defasados, mas também o das Praças.
Mas o que me incomoda como militar e ter e ver "chefes" que se calam e aceitam as condições impostas pelo governo petista. Como podem se manter passivos diante de tamanha desvalorização, desrespeito e revanchismo.
Ainda tenho 12 anos de serviço a cumprir e não acredito em melhorias e me preparo para dias muito piores, pois além de ver Oficiais desmotivas, descompromissados, descrentes com as atividades militares e que esperam somente suas promoções e os dias passarem, sem se preocupar com a missão, vejo um Exército sucateado, doente e com mais políticos do que com militares de verdade. A Força perdeu sua essência.É uma pena.

Anônimo disse...

Esperar o quê? Com essa toca azul! Por formação aceitamos tudo e a todos, não é?!

Anônimo disse...

sou cabo a 22 anos , mi de uma promoção de 1 tenente com o salario deles eu fico mas 22 anos na ativa OBS: tenho 2 cursos técnicos e cursando uma faculdade.se o salários deles e ruim imagine de quem faz o exercito e exercito, SGT QE ,CABOS E SOLDADOS estabilizados .e mas já estamos acabando mesmo falta poucas turmas; Reclamam do salario vou ficar 32 anos para receber 25 mil de indenização e um oficial que temporario que fica 7 ou 8 anos quase 70 mil ham sem contar as transferências, cursos sem objetivo nem um.

Anônimo disse...

Anonimo das 12:17, quem me dera se ganhássemos tão mal como a guarda municipal, R$ 1.700,00 por mês inicial com benefícios no rio de janeiro, jornada de 12h por 24h, serviço tranquilo, só nos sinais multando ou fazendo rondas escolares motorizados em carros ou motos ou metendo a porrada em camelôs e ficando com suas mercadorias para cobrar dos mesmos para liberá-las, se eu estivesse iniciando a carreira agora escolheria ser guarda municipal. Trabalha bem menos e com menos pressão que nós e têm um plano de carreira bem mais rápido que o nosso.

Marco disse...

Creio que este quadro é mais complexo do que a simples questão salarial. Ninguém vai para a profissão militar para ganhar dinheiro. Todo o mundo sabe que na profissão só existem duas situações: ou se está ganhando mal ou muito mal. Não se iludam. Conheço as insituições há quase 50 anos e sempre foi assim.Aliás, houve época pior, justamente às vésperas da revolução de 64. Outros fatores concorrem com a questão salarial para a evasão e acho que a maior delas é a falta de motivação profissional, equipamentos obsoletos, falta de recursos para o adestramento, excesso de missões complementares etc.

Anônimo disse...

Infelizmente isso é um fato, na Marinha são muitos militares que vão embora todos os anos. Muitos oficiais de carreira, Intendentes, Fuzileiros e corpo da Armada,não são só médicos e engenheiros. Conheço um capitão de corveta com 22 anos de serviço que pediu baixa. o problema na Marinha não é só o salário é o regime de trabalho. Abração.

Anônimo disse...

Boletim do Exército nº 12/2013, de 22 de março

PORTARIA Nº 46-DGP, DE 12 DE MARÇO DE 2013.

Demissão do Serviço Ativo, ex officio, com indenização à União Federal.

O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL, no uso da subdelegação de competência que lhe confere o art. 2º, inciso II, alínea “d”, da Port Cmt Ex nº 727, de 8 de outubro de 2007, em conformidade com as prescrições estabelecidas sobre o assunto nos arts. nº 115, 116 e 117 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, e Portaria nº 65-DGP, de 26 de abril de 2012, resolve

DEMITIR

ex officio do serviço ativo do Exército, com indenização à União Federal, a contar de 4 de fevereiro de 2013, o 1º Ten Inf (010038965-9) CARLOS ALEXANDRE PEREIRA, por ter sido nomeado e investido em cargo público permanente, e incluí-lo com o mesmo posto na reserva não remunerada.

PORTARIA Nº 47-DGP, DE 12 DE MARÇO DE 2013.

Demissão do Serviço Ativo, a pedido, sem indenização à União Federal.

O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL, no uso da subdelegação de competência que lhe confere o art. 2º, inciso II, alínea “d”, da Port Cmt Ex nº 727, de 8 de outubro de 2007, em conformidade com as prescrições estabelecidas sobre o assunto nos arts. nº 115 e 116 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, e Portaria nº 65-DGP, de 26 de abril de 2012, resolve

CONCEDER DEMISSÃO,

do serviço ativo do Exército, a pedido, sem indenização à União Federal, a contar desta data, ao Cap MB (021648494-9) JESSÉ THIAGO DE CARVALHO RODRIGUES, e incluí-lo com o mesmo posto na reserva não remunerada.

PORTARIA Nº 48-DGP, DE 12 DE MARÇO DE 2013.

Demissão do Serviço Ativo, ex officio, sem indenização à União Federal.

O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL, no uso da subdelegação de competência que lhe confere o art. 2º, inciso II, alínea “d”, da Port Cmt Ex nº 727, de 8 de outubro de 2007, em conformidade com as prescrições estabelecidas sobre o assunto nos arts. nº 115 e § 1º do art. 128 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, e Portaria nº 65-DGP, de 26 de abril de 2012, resolve

DEMITIR
ex officio do serviço ativo do Exército, sem indenização à União Federal, a contar de 7 de novembro de 2012, o Cap Inf (011105404-5) ABEL GUSTAVO VASCONCELOS SANTOS, por estar a mais de um ano na condição de agregado e desertor.

PORTARIA Nº 49-DGP, DE 12 DE MARÇO DE 2013.

Demissão do Serviço Ativo, a pedido, sem indenização à União Federal.

O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL, no uso da subdelegação de competência que lhe confere o art. 2º, inciso II, alínea “d”, da Port Cmt Ex nº 727, de 8 de outubro de 2007, em conformidade com as prescrições estabelecidas sobre o assunto nos arts. nº 115 e 116 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, e Portaria nº 65-DGP, de 26 de abril de 2012, resolve

CONCEDER DEMISSÃO,

do serviço ativo do Exército, a pedido, sem indenização à União Federal, a contar desta data, ao Cap Eng (021646834-8) ANTONIO MOACIR DOS SANTOS, e incluí-lo com o mesmo posto na reserva não remunerada.

PORTARIA Nº 50-DGP, DE 12 DE MARÇO DE 2013.

Demissão do Serviço Ativo, ex officio, sem indenização à União Federal.

O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO PESSOAL, no uso da subdelegação de competência que lhe confere o art. 2º, inciso II, alínea “d”, da Port Cmt Ex nº 727, de 8 de outubro de 2007, em conformidade com as prescrições estabelecidas sobre o assunto nos arts. nº 115, 116 e 117 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980, e Portaria nº 65-DGP, de 26 de abril de 2012, resolve

DEMITIR

ex officio do serviço ativo do Exército, sem indenização à União Federal, a contar de 5 de fevereiro de 2013, o Cap Int (013177764-1) AMÁBLE ALEJANDRO TRAVIESA ZARAGOZA NETO, por ter sido nomeado e investido em cargo público permanente, e incluí-lo com o mesmo posto na reserva não remunerada.







Anônimo disse...

Anônimo de 30 de março de 2013 15:34, só para você: PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) também é de ESQUERDA, basta ver seus integrantes. Foi o PT quem tachou o governo FHC como sendo de direita. Mas a esquerda podre só vai sair do poder quando quebrarem o país e quando não tiver mais dinheiro para distribuir.

Anônimo disse...

Anônimo 30 de março de 2013 13:07
Tem uma turma de Mat Bel da AMAN que não tem mais ninquém todo mundo foi embora senão me engano 2000 ou 2001. MENTIRA OU TOTAL DESINFORMAÇÃO, É SÓ VER O SITE DO DGP, POIS A MAIORIA FOI PARA O QEM.
É bom sairem mesmo, pois abrem vagas para outros, tem muita gente querendo ganhar três mil reais por meses.

Anônimo disse...

Com as facilidades para se estudar hoje, e com a grande oferta de empregos bem remunerados para quem for qualificado, só um desavisado para querer seguir a carreira de praça das Forças Armadas,

Anônimo disse...

O que é mais sensato, R$ 2800,00 como 3º Sgt das Forças Armadas ou R$3200,00 como Sd (nível médio) da PM do Paraná? Ou ainda, R$ 4200,00 como Sd da PM do DF (nível superior)?

Anônimo disse...

Prezados, bom dia!

Eu era Major quando saí do Exército em 2011. Passei em um concurso público para um cargo civil federal e não me arrependo. O Exército está sucateado, sem verbas e comandando por pessoas que se curvam aos desmandos do Governo. Os comandantes militares não sabem a diferença entre "obediência" e "subserviência". Essa conversa que o Exército serve à nação e não a governos é para que os militares não se manifestem e a coisa fique como está. Portanto, o conselho que dou é que quem puder, saia. Não vai melhorar, ainda mais com os comunistas no poder.

Anônimo disse...

Quem não está contente, estude e vaze da força!
Foi a melhor coisa que fiz. Fui oficial combatente de AMAN, mas percebi a besteira que tinha feito.
Resultado: Hoje eu TENHO QUALIDADE DE VIDA! Não tem mais Coronel safado me mandando ir sábado no quartel revistar rancho, não tem mais serviço no reveillon ou no carnaval, fora milhares de outras coisas. Só sinto falta dos amigos, porém a maioria também está estudando pra sair.
Hoje eu tenho muito mais que um mês de férias por ano e ganho mais que General de Exército (R$ 16.600 por mês). Detalhe, esses mesmos Generais de Exército hoje me chamam de "Senhor".
Será que tá bom?
É só estudar....

Anônimo disse...

Calma, a situação vai melhorar, principalmente para os sargentos.. é só esperar....

Anônimo disse...

O problema eu digo e repito não é só salário. Temos uma Forças Armadas arcaica, cujo ordenamento jurídico é uma vergonha nacional, pois não se coadunam com a Constituição. Os superiores maltratam subordinados com seus regulamentos que não passam de um lixo não recepcionado pela Carta Magna. O Comandante sente ódio quando ver um subordinado exercendo direitos constitucionais. O ensino e os valores castrenses estão ultrapassados. O ensino castrense engessa a capacidade mental e o raciocínio dos comandantes.Estes não conseguem visualizar a realidade social e jurídica do Brasil. O oficial superior ao atingir este posto se transforma em verdadeiro fraudador de licitação e contratos. E quem não entre na deles, está perdido. As Forças Armadas não passa de uma vitrine de loja bem bonita, quem passa acha tudo muito bonito, mas quando começa a usar a roupa que estava esposta começa a ver a má qualidade do tecido e as costuras se desfazendo. As FFAA é bem parecido, só entrando para ver que bagunça é.

Anônimo disse...

É Pessoal a coisa ta ficando ruim mesmo pelo jeito aqui na minha vila só tinha Sgt e Sd que moram aqui porque é uma vila bem simples ma pra minha surpresa tinha uma casa pra aluga aqui perto da minha ai nessa semana quem eu vi se mudando pra casa um 1º Ten ai pensei um Tenente morando em vila é pessoal a casa ta caindo mesmo e é pra todo mundo quem diria em emagina os praça. aqui um aluguel é na média de R$500.00 a R$800.00 Reais como fica os pobre praça que não tem PNR.

Anônimo disse...

Nas duas últimas eleições, só votei em deputados militares. Esse é o caminho para termos representação na Câmara e no Senado. Vamos nos unir, pois para nos afrontar já temos muitos!

Anônimo disse...

HOJE SÓ UM LOUCO MESMO SEGUE A CARREIRA MILITAR. NÃO TEMOS MAIS DIREITOS OU VANTAGENS NA CARREIRA. FORA ISSO O DIA-A-DIA DO MILITAR É RUIM DEVIDO O SUCATEAMENTO E A DESMOTIVAÇÃO DA CARREIRA É GERAL. SAÍ HÁ 2 ANOS DA AMAN E ESTOU ESTUDANDO IGUAL A UM MALUCO PARA UM FUTURO BEM PRÓXIMO CAIR FORA DO EB SINCERAMENTE NÃO VEJO MOTIVOS PARA FICAR E ESSA IDEIA NA MINHA TURMA É GERAL. O NEGÓCIO É ESTUDAR E VAZAR!!!

Anônimo disse...

Ao amigo que comenta que um General disse que tinha ótimas surpresas e que não poderia revelar: foi a criação do CMN (Comando Militar do Norte): mais vagas de Generais para a patota se esbaldar e mais encargos para o EB pagar e o salário minguar ainda mais!
Estou em BSB e a única "surpresa" que comentam por aqui é essa mesma, não tem mais nada, e sirvo no QG, sei de quase tudo que está rolando, o que eu não fico sabendo eu vejo aqui no Montedo..Kkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Oficiais das FFAA, não deixem o nosso braço forte, as asas soberanas e a nossa ancora de ouro findar....

Povo Brasileiro-(Anônimo)

Anônimo disse...

Fico triste quando vejo companheiros (se é que posso chamá-los assim) que chamam de mercenários aqueles que anseiam por melhores salários. Infelizmente, é por existir gente assim nas nossas FFAA que estamos nessa situação de penumbra.

Anônimo disse...

Esse anónimo que disse que ganha 16000 nao conta que é BRUTO. Um general de Exército ganha mais de 20 mil bruto companheiro. Alem do mais a carreira proporciona outras vantagens. Talvez seja auditor da receita. Prefiro ser Capitão do que auditor da receita. A maioria está bem, com os aumentos o salario de um major vai pra 14000 bruto, ficando bem proximo do que voce ganha, a vantagem de ter PNR, Colegio bom, cursos e movimentacoes. PARA DE TIRAR ONDA COMPANHEIRO, QUE VOCE NAO ESTA COM ESSA BOLA COMPANHEIRO. Minhas ferias em dezembro foi no chile e em agosto vai ser na Grécia. Tudo com salário do Exército, não tenho renda extra. Seja feliz no novo emprego.

Anônimo disse...

Quem procura seguir carreira nas Forças Armadas e nas áreas de segurança, é porque tem vocação e esta no sangue.
Os que estão indo embora não vestem ou vestiram a camisa, ou melhor, a farda e nesse caso não tem nada a ver com desmotivação. A Força só tem à ganhar com as suas baixas! Tem muitos precisando fazer o mesmo!
Agora, é necessário acabar com o comodismo! Quem não é visto, não é lembrado!

Anônimo disse...

Srs. Vamos parar de reclamar. Lembro a todos que fizemos um concurso para entrar. Se não esta satisfeito é só fazer outro concurso para outro orgão. Sabemos do salário antes de entrar e da situação. O que não podemos é continuar insatisfeito. Temos todo o direito de sair.

Anônimo disse...

"Anônimo disse...
Esse anónimo que disse que ganha 16000 nao conta que é BRUTO. Um general de Exército ganha mais de 20 mil bruto companheiro. Alem do mais a carreira proporciona outras vantagens. Talvez seja auditor da receita. Prefiro ser Capitão do que auditor da receita. A maioria está bem, com os aumentos o salario de um major vai pra 14000 bruto, ficando bem proximo do que voce ganha, a vantagem de ter PNR, Colegio bom, cursos e movimentacoes. PARA DE TIRAR ONDA COMPANHEIRO, QUE VOCE NAO ESTA COM ESSA BOLA COMPANHEIRO. Minhas ferias em dezembro foi no chile e em agosto vai ser na Grécia. Tudo com salário do Exército, não tenho renda extra. Seja feliz no novo emprego.

1 de abril de 2013 00:01"
Comentário literalmente de 1° de Abril!!!

Anônimo disse...

Não é comentário de primeiro de abril não bicho é real. Militar reclama demais, mas vão nas melhores boates, comem em bons restaurantes e muitos viajam para o exterior em suas férias. Eu sou um e conheço um monte que faz isso. Tenho carrão desde que me formei na AMAN. Agora se o cara arruma 5 mulheres 3 pensões, nem se ele fosse juiz o sálario daria. É questão de gestão, olhe que não sou referência nisso. Tenho carro de mais de 50 mil, bicicleta de mais de 5 mil, pistola de mais 3 mil, já viajei para vários países e os principais pontos turísticos do Brasil. Então filho, nem juiz federal tira onda comigo não. Tem outra coisa, sou Oficial, viajo armado em avião, tenho tratamento diferenciado em outros países e no brasil, como bem no quartel de graça, tenho PNR, frequento um círculo militar excepcional... parem de reclamar!!!

Anônimo disse...

é realmente uma pena!! senhores, eis aqui um apaixonado por forças militares, quaisquer que sejam! pode parecer uma besteira, mas tomo por referencia o glorioso 'Tiro de Guerra', lugar aonde aprendi com um sargento e um sub-tenente a respeitar e se fazer respeitado, 2 militares a quem tive a honra de ser 'subordinado' por assim dizer. Sei que o tiro de guerra não é referencia militar, mais foi la que eu aprendi a gostar da força. Sinto dizer que depois de tantas noticias que vejo sobre esses tipos de casos dentro do exército, a vontade esta acabando. Por hora, creio que é mais compensador pra mim, que estou praticamente acabando uma graduação, prestar concurso publico pra alguma área da policia, seja ela qual for, desde a Academia da PMESP a policia federal. Ainda digo que muitos outros que prestaram o serviço militar almejando depois que concluíssem o período, ir pra EsPCEx ou EsSA, estão com essa mesma mentalidade, a qual acredito que se espalhe pra muitos outros jovens (que tenham seguido o tiro de guerra ou não) pensem assim.

Anônimo disse...

O mais interessante disso tudo, é que: O que eu acho, ou deixo de achar, não faz a menor diferença. O que é fato: O pessoal esta saindo as duzias.

Anônimo disse...

A pergunta será objetiva. Pra um cara que está acabando a graduação, 20 anos, área de Sistemas de Informação, compensa ingressar nas forças armadas para tentar o oficialato OU a carreira de praça (Sargento) ? Muitos provavelmente irão falar que isso é uma vocação, mais se coloquem como se tivessem a minha idade e uma graduação qualquer quase concluída. Ainda gostariam de entrar na força, mesmo com tantas baixas de militares para buscar o serviço civil (em que muitos dizem está mais digno que a carreira militar ?) Obrigado!

Anônimo disse...

Anonimo de "4 de abril de 2013 02:18",
da graduação de sistema de informação.
Bom, pergunta objetiva, resposta objetiva.
Se vc estiver interessado em entrar nas FFAA só pelo salário, pela estabilidade, digo a vc que jamais faça isso, vc vai se decepcionar, tanto como Oficial como praça.
Se vc quiser entrar porque gosta de profissão militar, tenha muita certeza disso e que não vai desgostar depois.
Se Vc tem certeza que vai continuar amando a profissão militar mesmo depois de 10, 20 30 anos siga em frente e seja feliz.

Anônimo disse...

Quem tem vocação para a carreira militar tem que ir é pra Guerra, lá no Iraque, Israel, Har-Megido(Monte Megido)

Eles os reuniram num lugar chamado em hebraico Har-Magedon.
Apocalipse 16:16

João Roberto Albim Gobert Damasceno disse...

Primeiro: eu nunca comento como anônimo. Quem se aproveita do anonimato para atacar, é covarde. Quem defende sua posição usando o anonimato não tem credibilidade. Desafio a me responderem se identificando e debater com um militar que conhece, de verdade, sua profissão e sua Força.
Segundo: a carreira militar é para vocacionados, dinheiro é secundário e cada um deve viver como pode. Eu sou Tenente-coronel, pago PJ e ganho como subtenente. Não devo 1 centavo e vivo muito bem, com esposa e dois filhos. Não está satisfeito com o salário, estude com afinco e saia. Sua presença prejudica o cumprimento da missão, pois sua prioridade é o dinheiro.
Terceiro: a falta de recursos é recorrente nas Forças Armadas de todo o Mundo, mesmo as mais poderosas. A maioria dos que comentam sobre sucateamento da Força, mesmo sendo militares, demonstram não conhecer o tema. As dificuldades materiais estão ligadas a orçamento reduzido.
Quarto: A dignidade de uma carreira é consequência da atitude dos homens e mulheres que a abraçam. O militar dignifica a farda que usa, não o contrário.
Quinto: cursar uma escola como a AMAN, no nível de exigência intelectual e físico exigidos, formar-se oficial para ter um salário enquanto estuda para concurso público? Questiono até a inteligência de um sujeito que faz isso! Porque não fez uma faculdade civil? Porque não pesquisou sobre a carreira militar antes de se apresentar como voluntário?
Sexto: Sobre salários, a melhor fonte de informação ainda é o IBGE, não o achismo de vários anônimos. Acesse este link, procure pelo gráfico dos salários no Brasil e veja se nós ganhamos tão mal assim: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2019

Por fim, acredito que as Forças Armadas sempre serão muito maiores que as opiniões de todos que a compõem, tanto os bons, como os maus. Os bons sempre trabalharão em prol da evolução da Instituição, serão Pqd, Guerra, Comandos, FE, Montanha; cursarão EsMB, EsLog, EsIE, Blindados; serão Amv, L, CC, Av Ex, Caatinga; serão aprovados na ECEME, comandarão Unidades; serão nomeados IC de TG. Os maus, sempre remarão contra, tentarão desestimular outros, até lograrão algum êxito, mas é impossível que prevaleçam, pois são desunidos e agem apenas para satisfazer seus interesses particulares. O que os maus não sabem é que sempre existiram, e nossa Força subsiste a eles. Assim será, pois até mesmo Deus abençoa o homem de armas, e é chamado de Senhor dos Exércitos.
AOS BONS!

Anônimo disse...

Em 2015 o soldo das forças auxiliares aqui em Mg pra soldado de início vai ser quase o de um sub-oficial das FFAA...Bem que queria entrar mas quando converso com amigos de dentro dizem que o melhor que faço é nem me inscrever pro concurso. Os 03 generais que dão medalhas de honra ao mérito pra Dilma e cia que se importem!

João Roberto Albim Gobert Damasceno disse...

Ao Anônimo de 21 de agosto de 2013 22:26

Então...vá para a PMMG ou CBMG, se o salário é tão melhor assim...

João Roberto Albim Gobert Damasceno disse...

Aos que inventam estatística, dizendo que "tal turma da AMAN não tem mais nenhum oficial, ou que todo mundo da minha turma está estudando pra sair", sugiro consultar a publicação Exército Brasileiro em Números, publicação anual que registra, entre outras, quantos pedidos de demissão houve e motivo (ex-officio ou a pedido). O conhecimento é o carrasco de todos os boatos! Selva!

Anônimo disse...

Será que está tão ruim assim mesmo? Conheci um ex oficial QCO-Informática que já pediu pra sair com 1 ano após formado e disse que era o 2º da turma de 2010. Tenso.

Anônimo disse...

Não procede sua informação. Acabei de consultar o Almanaque do Exército é nada consta. Todas as turmas estão lá...

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics