15 de março de 2013

FHE/POUPEx: formal, 'pero no mucho'.

Atualizado em 15/3 (0h)
Publicado originalmente as 9h14 de 14/3
Segundo informações divulgadas por um representante da FHE/POUPEx em reunião realizada na sede do Comando Militar do Leste nesta semana, os associados devem procurar os escritórios da Fundação para exclusão ou recadastramento. Aqueles que optarem pela exclusão serão ressarcidos retroativamente, a partir de setembro, com valores atualizados.
Isso demonstra que algo não funcionou ou andou muito mal na execução da migração da Seguradora Bradesco para  o pool de empresas formadas pela Allianz Seguros S.A., Bradesco Vida e Previdência S.A., Companhia de Seguros Aliança do Brasil e como Seguradora Líder a MAPFRE, pertencente ao Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE.
Vocês lembram, em setembro passado a FHE/POUPEx emitiu um comunicado sobre as novas regras. Nele, informava que aqueles que não aderissem ao novo plano até 31 de dezembro último seriam excluídos e a apólice considerada encerrada desde 24 de setembro. A nota afirmava também que "na hipótese de não adesão à nova apólice, o valor dos prêmios descontados entre setembro e dezembro de 2012 serão prontamente devolvidos, com as atualizações legais".
Bem, estamos em meados de março e o que temos, na prática, é uma espécie de prorrogação informal do prazo inicialmente estabelecido. Pelo visto, as coisas não andaram como a Fundação previa.
Ora, se a anuência às novas regras configura-se pela entrega do Termo de Adesão, é evidente que o contrário acarreta a exclusão e consequente devolução automática   - "prontamente" - dos valores descontados. Ao invés de agir conforme as regras que ela própria estabeleceu, a FHE/POUPEx deixa de cumprir sua obrigação e transfere para os associados a responsabilidade de cobrar o que é seu, de direito.

Nota do editor:
Segundo leitores do blog, a melhor forma de resolver as pendências com a FHE/POUPEx é através do fone 0800 61 30 40. Portanto, ligue 'djá'!

21 comentários:

Anônimo disse...

Deixa rolar, uns 4 anos à frente, entre com a solicitação para receber os valores recolhidos sem contrato e...

Anônimo disse...

COMO SEMPRE A POUPEX É SÓ UM CABIDE DE EMPREGO PARA OS OFICIAIS DA RESERVA. CHEGAM BRIGAR ENTRE ELES PARA VER QUEM CONSEGUE UMA VAGA.
ME MOSTRE ONDE TEM UM PRÉDIO OU CASAS CONSTRUÍDAS PELO FAM/POUPEX PARA OS PRAÇAS FINANCIAREM COM AS CONDIÇÕES DELES.

Anônimo disse...

MONTEDO, NOS BOLETINS DO EXÉRCITO TEM ALGUMAS MATÉRIA INTERESSANTES QUE TU PODERIA PUBLICAR, COMO ESSAS QUE DO BOLETIM NR 08 DO CORRENTE ANO:
- PORTARIA N º 30-DGP, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2013. Fixa a distribuição máxima do efetivo de militares inativos que poderão ser nomeados para a Prestação de Tarefa por Tempo Certo (Que loucura!!!!).

- PORTARIA N º 5-SEF, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2013. Normas para o Emprego de Recursos do Fundo do Exército na Aquisição de Bens Móveis para os Próprios Nacionais Residenciais Funcionais de Comandantes, Chefes e Diretores. (Tá brincando...Tábua de passar roupa...)

Anônimo disse...

Graças a um anônimo, que postou um 0800-613040, consegui solicitar o cancelamento do Seguro de Vida, após quase 3 meses de incertezaS e nenhuma informação por parte do FHE/POUPEX. A informação que a atendente passou é que devido não estarem conseguindo contato telefônico com os associados não foi feito o cancelamento nem o ressarcimento dos valores. (E a informação que passaram de que, quem não aderisse a um novo contrato seria excluído a partir de 31 Dez 12). Enquanto isso o dinheiro dos associados continuam a ir para o COFRE da FHE/POUPEX e render juros aos mesmos.
Cancelei o mesmo em cerca de 5 minutos, e dentro de 10 dias o dinheiro deverá estar na Poupança POUPEX. Assim espero.

Sgt Inf 2002

S T Reis disse...

Porque sera que as vagas de PTTC para oficiais são 3 vezes mais do que a dos praças? porque será que o praça se desejar se PTTC para reforçar o orçamento deve esperar 01 ano apos a passagem da reserva para pleitear uma vaga e o oficial é imediata, sendo que a legislação que trata sobre o assunto não faz distinção entre oficiais e praças? é muita sacanagem!!!

Anônimo disse...

Existem militares vampirando no Exército há mais de uma década. Cito um exemplo: o Cel responsável pela explosão da bomba no Riocentro, juntamente com o Sgt Rosário (falecido na explosão), "vampirou" por mais de uma década a partir de 2002 até o ano passado.
Agora indago: que tempo certo é este em que um militar é contratado temporariamente e fica um década exercendo uma função que em nada se coaduna com a que o mesmo ocupava quando na ativa, e menos ainda é uma função técnica?
Tem militar que está exercendo função "técnica" como responsável pelo protocolo de OM (função de soldado).
Depois aparecem alguns milicos moralistas criticando os políticos que criam cargos de confiança para pôr os seus protegidos.
Qual é a diferença em relação ao que ocorre com os PTTC? Nenhuma!

Anônimo disse...

POUPEX perdu totalmente a credibilidade e me espanta o MP ainda não ter caido matando nessa instituição corporativista para oficiais. Os cargos ali ocupados deveriam ser por intermédio de concurso público. Os finaciamentos e empréstimos há muito deixaram de ser vantajosos para os militares, pois existem instituições oferencendo condições bem melhores para os praças, pois agora que o nosso salário está na linha da probreza podemos nos beneficiar dos programas do governo para a baixa renda (QUE VERGONHA). Eu cancelei meu FAM e acho que todos deveriam cancelar para que essa POUPEX acabasse.

Anônimo disse...

Ah tá bom, então, como forma de protesto, vou cancelar meu seguro de vida na POUPEx e fazer outro seguro em um banco qualquer pagando mais que o dobro do valor...
Infa Brasil

Anônimo disse...

boa noite, é só os companheiros ligarem para o 0800613040 e pedir o extorno do valores descontados de setembro até a presente data. espero ter ajudado aos companheiros.

Anônimo disse...

O engraçado é que os PTTC as vezes voltam para uma função que nunca realizaram na sua vida militar. Tem PTTC voltando para falar de História Militar (Tá brincando!).
Duvido pagarem 30% a mais (é o que ganha o PTTC) para um militar da ativa ficar mais 5 anos na sua função. As vantagens são: melhoraria esse salário defasado, ficaria na sua função atual, usaria farda, mas eles não querem agradar o pessoal da ativa. Tem oficial pedindo para ir para a reserva certo de que voltará como PTTC e ganhará 30% a mais. Só no Brasil mesmo.

Anônimo disse...

Quando leio os comentarios me surpreende a desavença entre oficiais e praças.Acredito que existem em ambas as esferas aproveitadores bem como existem em ambas excelentes militares.A questão não é que o exército foi criado para os oficiais.A questão é o livre arbitrio .Cada um escolheu o que queria ser e obteve sucesso nos testes.toda escolha tem suas consequências.

Anônimo disse...

pessoal depois que divulguei o bizu do nr 0800 61 30 40 na om que estou a galera tudo começou a ligar... vamos divulgar...

Anônimo disse...

sou sten e paguei 20 anos o poupex, nao poupei nada e se possuo a minha cas propria nao foi graças a eles. Parei de pagar... conselho aos mais jovens... procurem algum plano de previdencia privada bom, a caixa tem se eu tivesse pago um por 20 anos agora estaria recebendo uns mil reias por mes . Pensem nisso.

Anônimo disse...

PESSOAL, SAIR DO FAM PELOS MOTIVOS QUE CITO ABAIXO, MAIS ANTES DE MAIS NADA VOU DIZER QUE NÃO TEM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO, CONSORCIO COMO O DA POUPEX, PRETENDO VOLTAR EM UM SEGURO MAIS BARATO.
1. ESTE NOVO SEGURO ESTA ESCRITO NO CONTRATO QUE TEM VALIDADE DE APENAS DE 10 ANOS, EU DÚVIDO QUE ALGUMA SEGURADORA VAI QUERER ASSUMIR UM BOMBA, COM UM SEGURO COM UM MONTE DE VELHINHOS, CUJOS OS MAIS NOVOS TERÃO MAIS DE 30 ANOS, E OS MAIS VELHOS 80.
2. PARA SUSTENTAR O QUE CITEI ACIMA SÓ ESTE ANO SERÃO 20% DE REAJUSTE SEM MEXER NO CAPITAL SEGURADO, E NOS PROXIMOS ANOS 10% MAIS O QUE TIVER NO REAJUSTE DE SALARIO, OU SEJA VAI FICAR MUITO CARO.
3. OU SEJA O QUE FOI FEITO FOI PROTELAR UM PROBLEMA, E VALE LEMBRAR QUE A MAIORIA DOS MILITARES COM MESMO DE 30 ANOS QUE ESTÃO NESTE SEGURO OU SAIU, VOU VÃO SAIR POIS SÃO TEMPORÁRIOS, ESTE SEGURO É UMA BOMBA RELOGIO. E O SEGURO QUE EU QUERO FAZER TALVEZ COM O PROPIO FAM SERÁ POR IDADE. COMO TODO SEGURO. É INVIÁVEL UM SEGURO ONDE UM 3º SGT QE PAGUE O MESMO QUE UM LOBINHO. OU UM TEN QAO PAGUE O MESMO QUE UM ASP.

ATS 2º SGT MB - 03

1 Sgt Otávio disse...

Bom noite!

No ano passado a Fundação Habitacional do Exército, sob a justificativa de “evitar comprometimento do equilíbrio financeiro de todo o grupo”, resolveu majorar o valor do prêmio mensal do seguro de vida que oferece aos militares do Exército, da
Marinha, da Aeronáutica e aos Funcionários do Banco do Brasil, facultando aos segurados a possibilidade de desligarem do grupo, caso não concordassem com esse reajuste. Aos que não se manifestassem, teriam cancelado automaticamente suas apólices.

Ocorre que essa medida é abusiva, conforme se observa nas reiteradas decisões nos tribunais brasileiros, vejamos:

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DECLARATÓRIA DE MANUTENÇÃO DE APÓLICE DE SEGURO DE VIDA EM GRUPO. APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. RENOVAÇÃO CONDICIONADA A REAJUSTE ABUSIVO DO VALOR DO PRÊMIO DE ACORDO COM O AUMENTO DA FAIXA ETÁRIA. RESCISÃO UNILATERAL. IMPOSSIBILIDADE. MANUTENÇÃO DA AVENÇA NOS TERMOS CONTRATADOS. RECURSO DESPROVIDO. LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. RECURSO MERAMENTE PROTELATÓRIO. APLICAÇÃO DE MULTA DE OFÍCIO.

Para o deslinde da lide, deve-se, inicialmente destacar que a contratação de seguro se configura como típica relação de consumo, sujeitando-se às regras e aos princípios estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, a teor do que dispõem os artigos 2º e 3º do referido diploma legal, com menção expressa aos serviços de natureza securitária (Ap. Cív. n. 2008.057563-5, de Blumenau, rel. Des. Carlos Adilson Silva, j. em 30-6-2009).


APELAÇÃO CÍVEL – CONTRATO DE SEGURO DE VIDA – REENQUADRAMENTO DA FAIXA ETÁRIA DO SEGURADO – REAJUSTE DO PRÊMIO EM PATAMAR ABUSIVO – CLÁUSULA DE BARREIRA À RENOVAÇÃO – ABUSO DE DIREITO – MÁ-FÉ DA SEGURADORA – RESCISÃO CONTRATUAL – DANOS MORAIS DEVIDOS – RECURSO IMPROVIDO.

Quanto à morte do segurado, com o passar do tempo, deixa de ser uma remota possibilidade para se tornar uma possibilidade não tão distante, tal circunstância não pode ser invocada pela seguradora para majorar o prêmio indiscriminadamente.

As modificações das cláusulas do contrato, em razão da evolução da idade do segurado, mediante imposição de reajuste acima de patamares razoáveis, contrariam os princípios e as regras norteadores das relações de consumo, que proíbem veementemente o abuso de direito e a prática de ato incompatível com a boa-fé.

Recurso da seguradora conhecido, porém improvido.

Considerando que a seguradora agiu em manifesto abuso de direito, esvaziando de modo contundente as legítimas expectativas do segurado em relação ao contrato que vinha sendo por ele cumprido pontualmente, impondo verdadeira cláusula de barreira que impediu, na prática, a renovação do contrato, é legítima sua condenação na indenização pelo abalo moral sofrido pelo autor que, repentinamente, se viu sem a cobertura securitária almejada e por ele cultivada durante vários anos.

Recurso do autor conhecido e provido para aumentar o valor da indenização dos danos morais, de R$ 10.000,00 (dez mil reais), para R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), corrigíveis pelo IGPM-FGV desde a data da sentença. (TJMS – Acórdão 2007.012063-3- 04/11/2008-Relator Dorival Renato Pavan)

Portanto, conclamo aos colegas associados para que não aceitemos o aumento abusivo e, se for preciso, recorram ao Judiciário para reverter a situação.

1º Sgt Otávio

Anônimo disse...

Anônimo de 14 de março de 2013 13:09:

Você é patrulheiro político. Cai fora! Vá procurar a tua turma. Está sendo tratado um assunto sério e você vem com essa conversa mole?

Anônimo disse...

1 Sgt Otávio, não adianta pôr jurisprudência nos comentários, pois a maioria é enrolada e travada, não irão entender o que está escrito. O pessoal de quartel gosta de tudo mastigado, veja o exemplo do cancelamento do seguro da POUPEX em que foi necessário a publicação do telefone aqui no blog para que alguns começassem a correr a trás dos descontos indevidos, quando até um adolescente sabe que é perfeitamente possível e simples usar o GOOGLE para achar o telefone e endereço dos escritórios da FHE/POUPEX.
A sua colaboração é boa, mas baseado na maioria dos comentários que leio aqui, acho que poucos entenderão as decisões transcritas por vc.

Anônimo disse...

Montedo e caros anônimos,a rivalidade entre praças e oficiais acontece porque tudo que se faz de bom nas FFAA acaba beneficiando só os oficiais.Os regulamentos são para todos mas só quem cumpre são as praças.Além dos PTTC os oficiais ainda estão colocando parentes nos quadros de sargento técnico temporário.

Anônimo disse...

a FHE FAM POUPEX é só uma combinação de siglas feita para nos condundir. acho que em algum lugar do passado esta associação já fez de fato alguma coisa para os militares. hoje em dia é só um cabide de emprego para oficiais de alta patente. em algum lugar do passado, deve ter funcionado como uma associação que estava ali para ajudar. hoje em dia, o que vemos é uma grande quantidade de escritórios e sedes, muitos funcionários, muitos coronéis. isso tudo custa muito caro para ser mantido. a poupex se nutre de nossos salários com todos os produtos que nos oferece (leigos achamos que estamos fazendo bons negócios),mas temos que fazer pois as vezes é questão de desespero. Basta ir a alguma sede do fam e ver quantas pessoas estão ali, para empréstimos. alegam juros baixos, mas nos mantém presos ao sistema (é uma escravidão, renovação atras de renovação). oferecem empréstimos até para os soldados, isso é um absurdo... o cara já ganha um valor simbólico e agora fica preso ao pagamento das prestações. financiamento da fhe não ganha da caixa econômica. o seguro de veículos, foi o tempo em que dava banho nas demais do ramo. Senhores fui vitima do consórcio da poupex: no ano passado fui contemplado numa carta de crédito, fui pedir o saque do valor e tumei um susto. Entrei nessa de investir meu dinheiro em cota de consórcio e fui para o barro. Um coronel, da reserva e bem empregado na poupex, fez uma excelente palestra, distribuiu umas canetas e apresentou os produtos. falou mundos e fundos do consorcio (que ele proprio tinha varias cotas). disse que o consorcio se valoriza mais do que poupança, etc. Resumindo, como eu disse, me estrepei, comprei uma cota de consorcio e sacrificando toda a minha familia para manter em dia. agora pasmem, fui receber o fruto de minha contemplação, me disseram que como eu queria o dinheiro, teria que esperar 6 meses. passado so seis meses recebi o valor em minha conta e, pasmem de novo, recebi um valor menor do que havia pago. Fiz um excelente investimendo de perda de dinheiro. ao longo de 5 anos paguei R$ 34.793,07 e recebi R$ 31.957,63. Ainda me deram os parabens, que tinha feito um ótimo investimento. onde foi parar o resto do dinheiro? disseram que era para pagar o seguro e as taxas de 10% da poupex. Absurdo. Como eh que fui cair nessa armadilha. e o pior é que está tudo no contrato, fui leigo e confiei demais nesta instituição que entrou pela porta da frente do quartel e em ato de serviço, fez uma palestra. a palestra foi ato de serviço. Antigamente os chefes ficavam nos alertando sobre os problemas de contrair dividas maiores do que as posses. hoje em dia, a poupex precisa das nossas dívidas, para nutrirem seus altos funcionários e coronéis. quem paga esta conta somos nós. não faça emprestimos, antes de fechar a aquisição de qq produto, faça uma cotação na concorrencia, observe o mercado. Acho q a poupex só vai voltar a ser o que já representou, depois de muita mudança ou depois que ela se ajustar a realidade dos mmilitares. senhores, não podemos culpar ninguem por isso, ou pedir providencias, mas temos que fazer. o cliente da poupex somos nós. a poupex é que tem que nos querer e não nós é que temos que ficar desesperados pelos seus produtos. vamos por fim a esta fraude.

Anônimo disse...

é camarada, acho que vc foi vítima de um estelionato VO. nós os militares, sempre fomos vítimas de golpes diversos, já ouvi que na eceme, vários coroneis caíram no conto do "polenguinho". desses coronéis, alguns hoje são generais de 4 estrelas. Agora o fod@ mesmo é os estelionatários usarem a mesma farda que nós

Diogo T. disse...

Prezado, tem como me mandar uma cópia deste documento do representante da FHE/POUPEx que informa ao associados a necessidade de procurar o escritório da Fundação? Tenho um familiar que faleceu e e eles recusaram pagar o premio porque a renovação não teria se dado de forma automática, já que teriam enviado a carta com as novas regras. O que jamais foi recebido pela família.
Se for possível me mandar essas informações para o email diogoteixeira.adv@gmail.com
Obrigado.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics