18 de fevereiro de 2013

Quanto ganham os militares americanos? (I)

Marcelo Bini é americano, filhos de pais brasileiros, que viveu no Brasil até os 29 anos, quando resolveu alistar-se no US Army, o exército americano, em março de 2012. Desde então, relata sua trajetória no blog Um Brazuca na Army. Eis dois posts interessantes sobre a estrutura hierárquica e salarial dos milicos do Tio Sam (os valores são referentes a 2012).

Salários e Benefícios

Vou interromper os meus relatos sobre o meu processo de alistamento para falar um pouco sobre os salários e benefícios do exército aqui. Na verdade todas as 5 forças obedecem à mesma tabela salarial, não quero comparar com a realidade no Brasil, é um mundo completamente diferente, não há como comparar.
Antes de falarmos sobre salários, é preciso entender como a hierarquia funciona aqui. Como no Brasil, aqui temos os oficiais e Praças, aqui denominados alistados. Dependendo do tempo de serviço um alistado pode ganhar mais que um oficial. São duas carreias totalmente diferentes, é como se fosse uma hierarquia somente para os oficiais e outra somente para os alistados. As patentes para alistados (meu caso) vão de E-1 a E-9, a tabela abaixo mostra a remuneração mensal bruta. O militar aqui em alguns casos é isento de impostos estaduais e federais.
E-1 - Sem Patente (Recruta)
E-2 - Soldado
E-3 - Soldado Primeira Classe
E-4 - Especialista
E-5 - Sargento
E-6 - Sargento de Pessoal
E-7 - Sargento Primeira Classe
E-8 - Sargento Mestre/ Primeiro Sargento
E-9 - Sargento Major/Sarjento Major Comandante


Agora que falamos dos salários vamos falar das chamadas "mesadas". São mesadas, adicionais que o militar recebe dada uma determidada situação temporária ou permanente.

BAH - Basic Allowance for Housing (Mesada básica para Moradia)
É paga ao militar para que possa cobrir os custos básicos de moradia quando moradia não é fornecida pelo governo. É baseada na patente, número de dependentes e código postal da base de ofício do militar.
Exemplos:
Um Especialista (E-4) é casado e não possui filhos, não há vagas para moradia para ele e sua esposa dentro da base, ele receberá $1354,00 mensais para cobrir custos de moradia para ele e sua esposa se estiver em Fort Hood, Texas.
Um Sargento Primeira Classe é casado e possui 2 filhos, receberá $1687,00 para cobrir custos de moradia no mesmo local.
Vale lembrar que o valor total desta mesada é cerca de 30% maior do que a média do valor de um aluguel, justamente para poder cobrir outros custos como telefone, energia e gás.

BAS - Basic Allowance for Subsistence (Mesada básica para alimentação)
É paga ao militar e não aos seus dependentes para cobrir custos referentes à alimentação. Este valor é de $348.44 por mês. Vale lembrar que de uns anos para cá, todo militar tem que pagar pelas refeições, inclusive dentro do DFAC (refeitório/racho)

COLA - Cost of Living Allowance (Mesada para custo de vida)
É paga a militares a fim de compensar o alto custo de vida em algumas regiões. Exemplos
Um Especialista com dependentes está em uma base em Boston, no estado de Massachusetts, onde o custo de vida de é maior do que a média nacional, ele receberá um adicional de $104 mensais.

Clothing Allowance - (Mesada para Vestuário)
É paga ao militar a fim de cobrir custos com compra de fardas e acessórios para as mesmas. Varia de $250,00 a $550,00 anuais.

Family Separation Allowance - (Mesada por Separação Familiar)
É paga ao militar que é obrigado a se separar da família por mais de 30 dias em virtude de missão no país ou no exterior. Valor de $250,00 mensais.

Então resumindo, um Especialista com 3,5 anos de serviço, casado e com 2 filhos, está  estacionado em Fort Sam, no texas, recebe o seu salário de $2157,00, mais a sua BAH de  $1560,00, mais a sua BAS de $348,44. Totalizando $4065,44. É uma boa remuneração para o custo de vida em geral. Se este militar seja enviado à uma zona de conflito ele continua recebendo todas estas mesadas, pois tem que continuar fornecendo moradia para os seus dependentes, além disso receberá a mesada por separação familiar, e em alguns casos mais $150,00 mensais por estar em uma área de conflito.
Agora para os outros benefícios, o militar e os seus familiares têm cobertura médica e dentária pelo TRICARE, programa de seguro médico sem custo ao militar. Ele também tem direito a um determinado valor para ser investido em educação (cursos superiores ou técnicos). No meu caso, tenho $54,000 para destinar a esse fim, através de um programa chamado G.I Bill que permite ao militar pagar pela sua faculdade ou cursos técnicos. Existem outros benefícios como juros reduzidos para compra de uma casa ou um carro. Em cada base existem lojas e supermercados isentos de impostos estaduais e federais, logo, é como ter um "free shop"a disposição sempre. Vale a pena...
Um Brazuca na Army/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics