21 de fevereiro de 2013

Monte Castelo: maior vitória da FEB na Itália deu até samba

Extrato da matéria "Tomada de Monte Castelo: em uma das mais estratégicas e renhidas batalhas da 2ª Guerra Mundial, um ex-aluno se destacou", publicada no site do Colégio Militar de Porto Alegre:

O Velho Casarão da Várzea na Batalha de Monte Castelo

Do Velho Casarão da Várzea, onde estava sediada a Escola Preparatória de Porto Alegre, seguiu na FEB o então Capitão (depois General) Yeddo Jacob Blauth, herói de guerra que foi gravemente ferido na famosa Batalha de Monte Castelo. Yeddo Blauth dá nome ao Largo onde se encontra o Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha.
O Capitão Yeddo era o o Comandante da 3ª Companhia, do 1º Batalhão do Regimento Sampaio. Durante o ataque vitorioso ao Monte Castello, em 21 de fevereiro de 1945, sua companhia foi atingida por um bombardeio alemão, sendo ele gravemente ferido e o Tenente Godofredo Cerqueira Leite morto, este após recusar por três vezes ser evacuado. 
Fatos como esse eram corriqueiros, mas o que fez a diferença nesse episódio foi a constituição da 3ª Companhia: nela estavam vários Praças — instrumentistas e compositores talentosos — que mais tarde compuseram o samba "Capitão Yedo Comandou", de autoria do Cabo Seraphim José de Oliveira. A música, bem humorada, conta a epopéia da Companhia na tomada do Monte Castello, além de fazer uma homenagem ao seu Comandante ferido.


Com informações do site do CMPA

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics