9 de fevereiro de 2013

Ex-militar argentino acusado de crimes na ditadura é preso no Rio

O ex-militar argentino Gonzalo Sánchez, acusado em seu país de crimes contra a humanidade durante a última ditadura, foi detido nesta quinta-feira em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, informou a Polícia Federal (PF).
Sánchez, conhecido também pelo apelido de "Chispa", foi preso em uma operação conjunta entre a PF e a Interpol e não ofereceu nenhum tipo de resistência, declarou o delegado-chefe da Polícia Federal em Angra dos Reis, Marcelo Villela. "Deu seu nome completo ao ser abordado e não resistiu", disse Villela, que não ofereceu maiores detalhes sobre a forma como as autoridades chegaram ao seu paradeiro.
Sánchez, de 61 anos e declarado foragido em 2005, é acusado de torturas e outros crimes de contra a humanidade cometidos na Escola de Mecânica da Marinha (Esma), um dos mais tenebrosos centros clandestinos de detenção que funcionaram na Argentina durante a ditadura que vigorou no país entre 1976 e 1983. Na época do regime militar, Sánchez era oficial ajudante da Prefeitura Naval Argentina.
Villela explicou que o militar informou que está no Brasil há onze anos e que desde então trabalha em um estaleiro como engenheiro naval. Sánchez permanecerá detido na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro até que a Supremo Tribunal Federal autorize sua extradição e entrega às autoridades argentinas.
Terra (EFE)/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics