24 de fevereiro de 2013

Com catorze mulheres, calouros do ITA encaram treinamento militar

Na recepção, calouros do ITA encaram treinamento militar; grupo tem 14 mulheres
Elaine Rodrigues
Dentre os 124 alunos aprovados no vestibular do ITA que fazem treinamento militar, 14 são mulheres
Dentre os 124 alunos aprovados no vestibular do ITA que fazem treinamento militar, 14 são mulheres
Dentre os 124 alunos aprovados no vestibular do ITA que fazem treinamento militar, 14 são mulheres
Os calouros de 2013 do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) concluíram na manhã de sexta-feira (22) seu primeiro treinamento militar. Tradição no instituto, o curso faz parte das boas-vindas, e leva aos estudantes noções de sobrevivência na selva, com direito à acampamento e batismo militar.
O treinamento obrigatório é realizado anualmente pelo CPOR (Centro Preparatório de Oficiais da Reserva) do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, interior de São Paulo, onde também fica o campus do ITA.
Esse ano, 124 alunos, dentre eles, 14 mulheres, ingressaram nos cursos do ITA. Desde o dia 20 de janeiro, os alunos participam de aulas práticas e teóricas de introdução ao serviço militar, onde receberam instruções sobre ordem unida, posturas, regimentos entre outra regras.
Nesta manhã, os calouros concluíram a primeira etapa do treinamento, após retornar de um acampamento de instrução de sobrevivência na selva, com duração de três dias. Em seguida, eles realizaram exercícios com um antigo armamento sem munição, conhecido com mosquetão, usado na Segunda Guerra Mundial.
"Aprendi muito nesses dias. O acampamento foi importante para fortalecer a minha opção por me tornar um militar" disse o calouro Daniel Elias Dopazo, 20.
Divulgação
Disciplina, dedicação e apoio da família
 são receita de sucesso do primeiro lugar do ITA
O Capitão Michel Marconi Ramos, responsável pelo treinamento dos futuros engenheiros, explica que "ao final do segundo ano de faculdade, esses jovens poderão optar por se tornar ou não oficiais da Aeronáutica.

Batismo de honra
As atividades do dia terminaram com o chamado batismo militar, um banho dado por um caminhão de bombeiros. Os alunos comemoraram a etapa superada.
"É uma honra receber o batismo. A gente se sente muito feliz por estar aqui. É como se sentir vivo novamente, depois de anos enterrado em estudos para entrar aqui no ITA" contou Daniell Dopazo, que inicia na próxima semana o curso de engenharia eletrônica.

Formação
Até o segundo ano, todos os alunos recebem a formação necessária para conviver neste ambiente militar, com lições sobre disciplina e ética entre outros procedimentos militares, que enriquecerá, com certeza, a experiencia de cada um" destacou o capitão.
Uma equipe especializada participou do treinamento dos calouros do ITA, como oficiais da AFA (Academia da Força Aérea), e de grupos especializados da Aeronáutica como o Salvaero, entre outros. "Estes alunos serão a turma mais bem formada que já tivemos. Só nas últimas semanas, tiveram contato com o que há de mais moderno em acampamentos militares para sobrevivência na selva", destaca o capitão Marconi.
Na próxima segunda (25), o Ministro da Defesa Celso Amorin, realizará a aula magna de 2013, marcando o inicio do ano letivo no Instituto Técnico Aeroespacial.
UOL(SJC-SP)/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics