19 de fevereiro de 2013

CHQAO: eta, parto difícil!

Imagem no site da DETMIL em 20 de junho de 2011
Após toda a intranquilidade gerada entre os graduados de carreira do Exército, principalmente pela falta de clareza nas informações por parte do comando e  das diversas alterações promovidas nas normas legais pertinentes, foi divulgado o resultado do primeiro concurso para o antecipadamente folclórico CHQAO (Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais).
Como já era esperado - pelo baixíssimo nível de dificuldade da prova - o número de aprovados foi muito grande: cerca de 5.000 militares.
Imagem no site da DETMIL em 05 de julho de 2011
O assunto é recorrente aqui no blog. Lembro que, em maio de 2011 o EME deliberou que o curso teria a duração de três anos, sendo o primeiro à distância, (trezentas horas/aula), o segundo na EsIE (quinhentas horas/aula) e o terceiro destinado a práticas profissionais na Unidade do militar (quatrocentas horas/aula), conferindo ao concludente a titulação de Tecnólogo.A intenção era habilitar 720 militares por ano.

 É dessa época a polêmica do 'puxadinho' do CHQAO, preparado nos fundos da EsIE para receber os futuros alunos, cuja foto esteve durante algum tempo no topo do site da DETMIL e foi substituída após matéria postada aqui em 20 de junho de 2011.
Cursinho preparatório para o CHQAO em Brasília
(Foto publicada no blog em 15 de setembro de 2011)
Ainda em 2011 (agosto), o EME voltou atrás, mudou quase tudo e  publicou duas novas portarias. A primeira deu formato definitivo - 'eterno, enquanto dure' (hehehehe) - ao funcionamento do CHQAO. Ele passou a ser não presencial, com 1.600 horas/aula, distribuídas em dois anos entre EAD e estágio na OM. A titulação passou a ser de 'Tecnólogo em Gestão e Logística'. Já a determinação para que o curso funcionasse em 2012 foi ignorada. O EME definiu ainda que o primeiro concurso abrangeria as turmas de sargentos 1990 a 1993.
Após um período de intranquilidade e apreensão entre os graduados, onde até cursinho preparatório foi oferecido, o primeiro concurso de admissão, enfim realizado ao final de 2012, foi uma das maiores 'barbadas' que se tem notícia na história do EB.
Tudo posto,  parece que agora vai. O CHQAO  inicia neste ano e passa a ser pré-requisito para o ingresso no oficialato a partir de 2017. Se nada mudar, por supuesto.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics