17 de janeiro de 2013

Maior Divisão do Exército Brasileiro têm novos comandos

Forças Armadas têm novos comandos em SM
Um novo comandante assume amanhã a 3ªDE, a maior potência de combate terrestre do Exército Brasileiro

Arnaldo Recchia
O segundo maior contingente militar do Brasil tem novo comandante. (Foto Arquivo /A Razão)
O segundo maior contingente militar do Brasil está em Santa Maria e, portanto, não há dúvidas de que a cidade é um ponto estratégico para as forças armadas. Junto a isso estão os recursos federais que, por exemplo, podem injetar na economia local valores substanciais ao contabilizar os salários dos militares e, claro, a recente consequência da presença das unidades de blindados ou carros de combate que acabou gerando a oportunidade de fomentar a indústria bélica e metal mecânico.
São pelo menos 20 unidades militares na cidade sendo que Santa Maria é sede de uma Divisão de Exército que possui uma Brigada de Infantaria Blindada, duas Brigadas de Cavalaria Mecanizadas e uma Artilharia Divisionária, além de contar com um Regimento de Cavalaria, Batalhão de Comunicações e Campo de Instrução em sua estrutura organizacional, o que estende a área até a fronteira oeste do Estado. A responsabilidade de comandar toda esta complexa rede de defesa territorial cabe ao General de Exército, Sergio Westphalen Etchegoyen, pelo menos até sexta-feira quando ele passará o comando da 3ª Divisão de Exército ao General Geraldo Antonio Miotto.
O gaúcho de 56 anos, natural de São Marcos e pai de dois filhos chega à Santa Maria com a missão de comandar um efetivo de pelo menos 15 mil militares instalados em 44 organizações. Miotto vai ser a maior autoridade militar em 303 municípios em uma área correspondente a praticamente a metade do território gaúcho. Caberá ao General ser responsável pela segurança integrada de uma região com, se somados, três milhões de habitantes espalhados por uma faixa de fronteira com a Argentina e Uruguai, além é claro, da parte central do Rio Grande do Sul.
Parafraseando o filósofo chinês, Sun Tzu, de “A Arte da Guerra”, em que um general precisa ter bons comandantes para guiar a tropa, o General Miotto já vai ter o que comemorar, são inúmeros novos comandantes e chefes nas mais variadas unidades da região. As trocas são invariavelmente decididas pela chefia do Departamento Geral de Pessoal, em Brasília, que casualmente será o novo destino do General Etchegoyen.
Em se tratando de novos comandantes, em 2013 eles começaram a ser conhecidos já no segundo dia do ano. Dentro das unidades que fazem parte da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, o Major Adriano Santana dos Santos assumiu a 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea, no Bairro Perpétuo Socorro. Já no dia 3 de janeiro foi a vez de o Tenente Coronel Kleber Torres Camerino assumir o comando do 4º Regimento de Carros de Combate em Rosário do Sul. Aqui em Santa Maria, no dia 8, o Tenente Coronel Charles Sinval Siqueira assumiu a chefia do Depósito de Subsistência de Santa Maria que no caso é subordinado diretamente à 3ª Região Militar, assim como o Parque Regional de Manutenção que no dia 9 de janeiro recebeu o Tenente Coronel Otávio Monteiro de Castro Xará como novo Diretor.
Hoje, às 20h, o 1º Regimento de Carros de Combate, no Bairro Boi Morto, tem a troca de comando, quem assume é o Tenente Coronel Adilson Akira Torigoe. Já no dia 24 de fevereiro é a vez de o Tenente Coronel Rudimar Pucheta Gonsalves assumir o comando do 29º Batalhão de Infantaria Blindada. E segundo a agenda da assessoria de comunicação da 3ªDE esta deve ser a última troca neste primeiro semestre.
Mas Santa Maria não é apenas força terrestre, a cidade também conta com uma unidade estratégica da Força Aérea Brasileira, a Base Aérea de Santa Maria. Criada em 1970 a BASM possui quatro esquadrões, três deles operam com aeronaves propriamente ditas e o 4º Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle faz a gerência do Espaço Aéreo no Cone Sul. E na manhã de ontem passou a ter um novo comando, que agora é de responsabilidade do Major Aviador Sandro Benedet.
A cerimônia de passagem de comando da 3ª Divisão de Exército acontecerá amanhã no quartel do 3º GAC/AP (Mallet) às 20 horas. Estará presente a maior autoridade militar do sul do país, o comandante do Comando Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner.
Uma Divisão de Exército é formada por até cinco Brigadas e é comandada por um General de Divisão. É subordinada a um Comando Militar (Sul). No caso da 3ª DE, fazem parte quatro grandes unidades, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago-RS), a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana-RS), a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria-RS) e a Artilharia Divisionária 3 (Cruz Alta-RS).
As Brigadas e as Artilharias Divisionárias são comandadas por Generais de Brigada, o primeiro nível do chamado “generalato”. Em Santa Maria fica a 6ª Brigada de Infantaria Blindada sob o comando do General de Brigada, Glaucio Lucas Alves. Elas são subordinadas a uma Divisão e podem ser compostas por:
- Regimentos (Ex. 1º Regimento de Carros de Combate);
- Batalhões (Ex.7º Batalhão de Infantaria Blindada);
- Grupos (Ex. 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado/Mallet);
- Esquadrões (Ex. º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada);
- Companhias (Ex. 3ª Companhia de Comunicações Blindada);
- Pelotões (Ex. Pelotão de Polícia do Exército);
- Baterias (Ex. 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea).
Além destes exemplos, Santa Maria também conta com unidades ligadas diretamente à 3ª Região Militar do Comando Militar do Sul que é comandada por um General de Divisão (Gen. Div. Roberto Fantoni Saurin). É o caso do Parque Regional de Manutenção e o Hospital da Guarnição de Santa Maria, o HGuSm.
Ainda há o Colégio Militar de Santa Maria que é subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial em Brasília.
A Razão/montedo.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Montedo, fui recruta do então Asp Of Cav Miotto no então 3º/5º RCMec em Passo Fundo. Pessoa de grande caráter é zero um de turma e todos sabiam que ele chegaria onde chegou. Merece. Saudações

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Se alguem não concorda, guarde para Vc. mesmo.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics