20 de dezembro de 2012

Rússia fecha o ano com $14 bilhões em exportação de armamentos

Rússia ultrapassou plano de exportações militares
Esta imagem provém do Wikimedia Commons
Rússia estabeleceu um recorde nas exportações de armamentos. Em vez de 13,2 biliões de dólares, planificados para o ano em curso, o volume de contratos superou 14 biliões, anunciou o presidente Vladimir Putin numa reunião dedicada à cooperação militar-técnica.
Este resultado não foi uma surpresa. Anteriormente, a direção da Rosoboronexport prognosticara volumes de exportações militares ao nível de 14 biliões de dólares. Peritos também falaram sobre a possibilidade de superar os planos marcados, diz o perito militar Anton Tchernov:
"Como se esperava, o plano poderia ser ultrapassado, porque a indústria russa, inclusive as empresas militares navais, receberam encomendas adicionais por parte de parceiros estrangeiros. Por outro lado, a parte russa já executou contratos de modernização de equipamentos fornecidos nos tempos soviéticos, que continuam a ser explorados ainda hoje em alguns países".
Especialistas ligam os êxitos da indústria militar nacional a uma situação geopolítica complexa no mundo, afirmando que, face a uma onda de conflitos, alguns países teriam intensificado a compra de armamentos. Mas, na opinião de Viktor Murakhovski, membro do Conselho Social junto do dirigente da Comissão Militar Industrial, o principal fator do sucesso é a atividade das estruturas militares russas:
"Tal é ligado ao fato de a Rosoboronexport ser o único fornecedor de artigos finais de destino militar na Rússia. Outra causa é o restabelecimento do setor militar-industrial russo. Lembrando que em 2006 foi reconstituída a Comissão Militar Industrial junto do Governo da Federação Russa, que é o único organismo de coordenação no setor militar industrial. A Comissão responde também pela exportação e a cooperação militar-técnica".
Será que o setor militar industrial conseguirá manter tais altos resultados? Alguns peritos sustentam que a maior parte das exportações militares russas se assente em modelos desenvolvidos ainda nos tempos soviéticos. Mas os equipamentos soviéticos tornam-se obsoletos e o que nos espera posteriormente? Viktor Murakhovski tem a certeza de que o setor militar industrial russo é capaz de responder a novos desafios:
"Hoje, no nosso setor militar industrial começa uma etapa de passagem para armamentos e equipamentos militares de nova geração em todos os vetores, que dentro de 5-7-10 anos irão constituir a maior parte das exportações. Atualmente, temos encomendas de exportação no volume de cerca de 40 biliões de dólares, cuja realização ocupará vários anos. Ao mesmo tempo, as perspetivas para o futuro também são boas".
Vladimir Putin apelou a que os participantes da reunião sobre a cooperação militar-técnica trabalhem pensando no futuro e façam avançar artigos russos em mercados mundiais. Paralelamente a fornecimentos tradicionais de sistemas contemporâneos de armamentos, o chefe de Estado destacou novas orientações da atividade. Trata-se em primeiro lugar de produção conjunta de artigos de destino militar e de projetos de investigação científica.
DefesaNet/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics