17 de dezembro de 2012

FX-2:"Relação com Lula era mais simpática, mais aberta". Dassault critica posição de Dilma e acha que F-18 são os favoritos.

RAFALE - Franceses criticam posição de Dilma em relação a caças

Andrei Netto
CORRESPONDENTE / PARIS
Visita da Presidente Dilma Rousseff ao Senado Francês com o Senador Jean-Pierre Bel, em 12 de Dezembro 2012. Foto - Planalto
A presidente Dilma Rousseff confirmou na viagem à França, semana passada, o adiamento por tempo indeterminado da de­cisão sobre a compra de 36 aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). Tampouco deu pista sobre um eventual favorito no projeto FX-2. Mas Serge Dassault, presidente de honra da Dassault Aviation, fabricante dos caças franceses Rafale, reco­nhece: os americanos F-18 Super Hornet, da Boeing, são hoje os favoritos de Brasília.
Os indicativos foram dados pe­lo industrial no jantar de gala ofe­recido na terça-feira pelo presi­dente da França, François Hol- lande, a Dilma. Dassault, de 87 anos, reconhece as dificuldades que sua empresa enfrenta para convencer o atual governo brasileiro a investir nos Rafale, e não em um de seus concorrentes: o Super Hornet, da Boeing, e o Gripen NG, da sueca Saab.
Além de reconhecer o poder de convencimento dos rivais - "os americanos estão fazendo uma força terrível" - e dos pro­blemas de câmbio - "os Rafale custam mais caro por causa da relação entre o euro e o dólar"-, Dassault reconhece que a relação entre a companhia e os gover­nos francês e brasileiro esfriou desde a posse de Dilma Rousseff. "Ela é mais preocupada com os problemas financeiros, o que é normal", disse. Segundo ele, "a relação com Lula era mais simpática, mais aberta". "Infelizmente ele não tomou a decisão no me­lhor momento."
Nos últimos meses, três fon­tes diferentes da diplomacia francesa reconheceram ao Esta­do que as críticas feitas pelo go­verno de Nicolas Sarkozy às ne­gociações realizadas por Brasil e Turquia sobre o programa nu­clear do Irã, em 2010, geraram grande insatisfação em Lula, que teria decidido congelar a com­pra dos Rafale.
O desafio do Ministério da Defesa francês desde então é encon­trar um novo tom para as negocia­ções. O ministro Jean-Yves Le Drian evita até elencar a concor­rência dos caças brasileiros entre as prioridades da diplomacia de Paris. "Não creio que o Rafale te­nha sido um assunto", disse ele, sobre os encontros entre Dilma e Hollande. Indagado sobre por que o tema saiu da mesa de nego­ciações, respondeu: "Porque a meu ver as escolhas estratégicas do Brasil em termos de defesa se" voltaram mais para o mar".
O ministro brasileiro da Defe­sa, Celso Amorim, monstrou a mesma despreocupação sobre o assunto. "Não há nenhuma novi­dade", disse. Amorim disse estar satisfeito com a nova postura francesa. "Há muito respeito da parte deles sobre o momento de o Brasil tomar uma decisão."
DefesaNet/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics