22 de novembro de 2012

Paraquedistas participam de exercício militar no RS

Exercícios militares reúnem 2 mil homens na Região Central do RS
Brigada paraquedista fez salto nesta quarta-feira em Rosário do Sul.
Operação realizada em cinco estados do Sul e Sudeste vai até dia 30

Bernardo Bortolotto
Da RBS TV
Paraquedistas saltam em Saicã (reprodução RBS TV)

Cerca de 2 mil homens do Exército, Marinha e Força Aérea estão reunidos na Região Central do Rio Grande do Sul para uma operação de exercícios militares. Nesta quarta-feira (21), um grupo de paraquedistas simulou um ataque no Campo de Instruções Barão de São Borja, o Saicã, em Rosário do Sul.
Dois grupos com 64 militares cada da Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro começaram a preparação na base aérea de Santa Maria. “A maior adversidade é a preparação do equipamento, essa parte toda antes do salto. Depois, no momento em que entramos na aeronave, tudo fica mais tranquilo”, diz o tenente Geraldo Peluzio.
Após embarcarem no avião Hércules da FAB, os combatentes viajaram até Saicã, onde realizaram o primeiro salto. A manobra é considerada de alto risco. “A tropa paraquedista salta a mil pés, o que dá mais ou menos 300 metros de altura, para que fique pouco tempo exposta aos fogos do inimigo”, explica o comandante da tropa, general Roberto Escoto.
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação Atlântico III ocorre reúne 10 mil miliares e ocorre simultaneamente nos três estados do Sul, além de Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio Grande do Sul, 2 mil militares estão envolvidos. Segundo as Forças Armadas, a operação tem como objetivo simular a defesa de estruturas estratégicas, como portos, refinarias e usinas hidrelétricas e nucleares. Os exercícios vão até o dia 30 de novembro.
G1/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics