25 de novembro de 2012

ENEM: Colégio Militar de Porto Alegre é o melhor entre os gaúchos

Colégio Militar de Porto Alegre tem a melhor média do Estado no Enem 2011
Um dos diferenciais da instituição é o fato da maioria dos professores possuir mestrado e doutorado
Colégio Militar de Porto Alegre tem a melhor média do Estado no Enem 2011 Ricardo Duarte/Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
A disciplina, uma das caraterísticas mais conhecidas das escolas militares, não é considerada a razão do sucesso recorrente do Colégio Militar de Porto Alegre. O coronel Francis de Oliveira Gonçalves, comandante e diretor de ensino da escola, acredita que não há apenas uma justificativa para a mais bem classificada no Enem em todo o Rio Grande do Sul.
Os bons índices alcançados em diversas avaliações são resultado de uma proposta pedagógica bem definida, da infraestrutura adequada e de uma gestão eficiente. O alto nível do corpo docente, grande dos professores tem mestrado e doutorado, é outro fator determinante.
Quando o assunto são as avaliações, Gonçalves comenta que as provas são elaboradas pensando em descartar os conteúdos decorados, algo próximo do Enem. Em alguns casos, há, inclusive, provas orais. Nas avaliação de português, é obrigatória a elaboração de uma redação, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Para reforçar a questão da leitura e da interpretação, em todos os anos, os alunos têm de ler, no mínimo, dois livros por bimestre.
No turno inverso ao das aulas, os estudantes ainda podem participar de grupos, com a orientação de professores, sobre diversos temas. Entre eles, estão robótica, astronomia, inglês, história e música.
— Esse sucesso é dos alunos. O resultado significa que temos de trabalhar cada vez mais para manter o que alcançamos — resume Gonçalves.
Leia mais.
Zero Hora/montedo.com

Nota do editor:
O Colégio Militar de Santa Maria ficou na quarta colocação no RS.

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics