31 de outubro de 2012

Provas do ENEM estão sob guarda do Exército

Na Paraíba, provas do Enem estão guardadas sob vigilância do Exército
Na Paraíba, 141.519 candidatos se inscreveram para o exame.
Provas estão no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cruz das Armas.

Exército Brasileiro vigia provas do Enem na Paraíba (Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)
Exército Brasileiro vigia provas do Enem na Paraíba
(Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas no sábado (3) e domingo (4). Na Paraíba, 141.519 candidatos se inscreveram para o exame que acontece às 13h horário de Brasília. As provas já estão no estado e sob a vigilância do Exército Brasileiro.
A Paraíba tem o quinto maior número de inscritos do Nordeste, segundo dados do Ministério da Educação. As mulheres serão maioria dos participantes do Enem e corresponderão a 59% do total de inscritos do Brasil. Serão 3.416.435 concorrentes contra 2.374.855 homens (41%).
No sábado serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, e no domingo, matemática, linguagens e redação. Vinte e seis caixas contendo os exemplares dos testes chegaram à Paraíba na sexta-feira (26) e se encontram guardadas em uma sala do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), instalado no bairro Cruz das Armas.
O local é gradeado, fechado com cadeados e ainda está sendo monitorado por circuito interno de câmeras, que funciona durante as 24 horas diárias. As imagens são gravadas e armazenadas em um banco de dados. Só existem duas cópias das chaves que dão acesso ao local e apenas as equipes do Ministério da Educação e do comando da unidade militar podem entrar na sala.
Segundo o comandante do 15º BIMtz, coronel Reinaldo Salgado, os exames vieram de Pernambuco e foram escoltados por um comboio da Polícia Rodoviária Federal até chegarem a João Pessoa. Do batalhão, só sairão no dia que antecede o início do Enem e seguirão direto para os locais de prova.
A iniciativa de entregar ao Exército a responsabilidade de guardar os exemplares do Enem foi adotada pelo Governo Federal desde o ano passado, com o objetivo de evitar o vazamento das questões, como ocorreu em anos anteriores. Além da Paraíba, outros que aplicarão o teste já receberam as provas desde a semana passada. O material também está sendo guardado nas unidades militares.
Os exames estão sendo enviados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, responsável pela realização dos testes. Segundo a entidade, a distribuição dos cadernos de questões começou no dia 26 deste mês. Cerca de 11,5 milhões de exemplares da prova percorreram 9.728 rotas para chegar a 1.612 municípios diferentes, em que serão aplicados os testes.
O material foi dividido em 45 mil malotes. Quase 450 mil fiscais do Enem e 72 unidades do Exército Brasileiro foram mobilizados para atuar nos trabalhos. Além deles, equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Polícia Militar também auxiliaram nas atividades. Ao todo, 5.791.290 pessoas participarão do exame, no país.
G1 PB/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics