26 de setembro de 2012

Soldado do Exército que retornou de missão no Haiti morre de AIDS no Pará

Militar morre de Aids após missão no Haiti

Cinco meses depois de chegar da missão de paz ao Haiti, o o soldado Raimundo Nonato da Silva Junior, do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí, morreu na manhã desta segunda-feira (24), na UTI do Hospital Regional de Tucuruí, após contrair o vírus da Aids.
O militar de 26 anos- há seis como soldado - esteve no Haiti de agosto de 2011 até abril de 2012. Raimundo deixou esposa e um casal de filhos. Segundo o que consta na Declaração de Óbito expedida pelo Hospital Regional de Tucuruí - HRT, o diagnóstico da causa morte foi à falência de múltiplos órgãos, em função da doença.
No mês de julho de 2011, 54 militares do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva de Tucuruí, seguiram para o Haiti compondo o 15º contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti – BRAENGCOY.
Todos os militares passaram por baterias de exames no município de Marabá antes de embarcarem. Após a chegada todos os militares refizeram seus exames médicos. Raimundo Júnior, foi alertado para a realização de uma nova bateria de exames, devido a um problema identificado no primeiro exame.
No segundo exame, foi identificado o contágio viral no militar. O Exército orientou o militar a ter um acompanhamento no Centro de Testagem e Aconselhamento de Tucuruí – CTA, mas ele só compareceu ao local uma única vez, no dia 5 de setembro.
No Domingo (16), ele deu entrada no Pronto Socorro, com princípio de parada cardiorrespiratória, sendo encaminhado a Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, onde a equipe realizou com sucesso sua reanimação, mas na manhã do dia 17, foi constatada a morte encefálica do paciente.
O soldado recebeu todas as homenagens militares em seu velório e sepultamento com a presença do pavilhão nacional, salva de tiros e silêncio em honra aos serviços prestados no Exército.
Diário do Pará/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics