27 de agosto de 2012

Caças da FAB: a novela F-X

FAB e a novela F-X.

Pois é, faz um longo período que não posto nada, muito menos sobre aviação!
Esperava que ao voltar, viesse até aqui para falar do novo caça da FAB, sobre alguma evolução do F-X2 ou até mesmo algum novo planejamento da FAB. O que não é o caso, muito pelo contrário… Fazem duas semanas o resultado do F-X2 foi adiado por mais 6 meses e já se fala em um novo cancelamento e nascimento do F-X 3!
Pouco antes, tive a oportunidade de ver 4 F-18 em Pirassununga-SP, na AFA, sendo 2 CF-18 da Força Aérea do Canadá e 2 F/A-18 Super Hornet da Marinha Americana. A vinda dessas aeronaves evidenciou o crescimento do Super Hornet na disputa, chegando na minha opinião ao empate com o Rafale Francês. A Boeing inclusive trouxe seu piloto de testes e demonstração na ocasião, mostrando a importância da concorrência para a empresa.
F 18 Super Hornet
Tudo andava bem, até adiarem o F-X2 o que pode ser bom ou ruim, ainda cedo para dizer. Mas acredito que postergar essa decisão por mais 6 meses pode deixar a FAB a pé, literalmente!

Por que pode ser bom adiar tal decisão?
Fala-se em novo F-X3, provavelmente com os 2 favoritos atuais disputando o short list do possível F-X3, mas esses ganhariam um candidato com muito peso e que para mim deveria estar no F-X2, erro não incluí-lo… o PAK FA da Rússia.
Esse é o único ponto positivo, mas é um ponto de peso, pois os Russos não só transfeririam a tecnologia de um caça de 5° Geração (5°!!!) bem como participaríamos de todo o processo de desenvolvimento do caça, atualmente a Índia faz parte do programa do caça Russo que tem tudo para ser o caça a ser batido no futuro próximo. E poderíamos ter esse caça bem aqui no Brasil. Não duvido dessa hipótese pois a pouco tempo compramos equipamento russo, o Helicóptero de ataque Mil Mi-35 Hind, o que mostra alguma aproximação com a industria bélica daquele país e que pode ter tirado um pouco do preconceito com equipamento russo, que se vê muito por aqui.

E por que pode ser ruim adiar ta decisão?
Adiar o F-X2 por mais seis meses aperta ainda mais o cronograma de entregas dos caças vencedores, lembrando que os primeiros F-5EM/FM, que são a espinha dorsal da FAB, começam a se retirar de serviço em 2015 e não ao contrario do que foi feito no cancelamento do F-X para F-X2, não podemos mais atualizar esses caças para cobrir essa lacuna, as células dos caças já atingiram seu limite de vida útil, não podemos mais atualizar os F-5 além do que já foi feito. São caças bons para manter na defesa do país, mas não tem capacidade de ataque de longas distancias e de sobreviver em cenário hostil, longe dos sistemas que o auxiliam dentro do território e que lhe dão alguma vantagem.
PAK FA
Então estaríamos a beira de um “apagão aéreo” na defesa do país, a FAB sem caças que poderiam exercer a superioridade aérea, estariam somente os A-1M em operação, visto que o Mirage 2000 também tem o serviço na FAB com seus dias contados e deve aposentar no máximo em 2014.
Tenho certeza que esse assunto não está sendo levado a sério pelas autoridades, não ocorre somente com a FAB… Marinha e Exercito estão com seus problemas também, mas com a Defesa do País não se pode brincar ou deixar para depois, ainda mais em um país que almeja um assento no conselho de segurança da ONU e que é tão rico em seus recursos naturais.
Resta-nos agora torcer pela decisão o quanto antes, e caso o F-X3 venha a se concretizar, só valeria a pena se o PAK FA fosse um dos aviões na disputa, se não seria apenas mais um tempo precioso perdido.
Abraço a todos!
O Patriota/montedo.com

Arquivo do blog

Compartilhar no WhatsApp
Real Time Web Analytics